20 de outubro de 2015

Retrospecto Mensal: Agosto e Setembro de 2015

Lá vai a postagem em que relembro o meses anteriores, como forma de lembrar-me do que li, assisti e minha memória - quase sempre - esquece.



Livros

Agosto



O cabeça de elefante e outras histórias da mitologia indiana contados por Lúcia Fabrini de Almeida lido para o mês de agosto do DL Skoob 2015 - Mitologia ou Folclore.
No limite da atração, de Katie McGarry: queria muito ler desde o lançamento, mas nunca o achei com um preço que valesse a pena investir em um livro que talvez não AMASSE! Achei legal, dentro do que esperava em alguns aspectos, fraco em outros. É o tipo de livro que se fizessem um filme eu assistiria mais de uma vez. 
Nu, de Botas, de Antonio Prata. Li para participar do clube de leitura da Livraria Companhia Ilimitada. As crônicas do Antonio me acompanharam quando li por um tempo a Revista Capricho, adorei lê-lo de novo, agora ele falando sobre sua infância. 
A lenda do Saci Pererê em Cordel, de Marco Haurélio: vale a leitura pelas ilustrações sempre perfeitas da Elma e da forma como é contada a história do Saci Pererê.
Cinco Histórias de Cinco Continentes: Gostei da seleção de histórias. A única história que não gostei muito foi a russa, as outras que "passam pela China, Austrália, Magreb e América do Norte" me agradaram bastante.
Sob o sol, sob a lua, Cynthia Cruttenden: excelente trabalho da autora e ilustradora. 
Nove novos contos de fadas e de princesas, de Didier Lévy: ADOREI todas esses novos contos de princesas e fadas. 
Sapatos estragados, galinhas falantes e outros mistérios por Confabulando Contadores de Histórias. Conheci poucas histórias das contadas nesse livro.
O nabo gigante, de Aleksei Tolstói e Niamh Sharkey: conto acumulativo bem bacana.
Ter um patinho é útil, de Isol Misenta é uma graça de livro. Ah, tudo é uma questão de ponto de vista! 
Quem Canta seus Males Espanta - Vol. II, de Theodora Maria Mendes de Almeida: coletânea de parlendas, cantigas bacana por ter ilustrações dos alunos. 

Para não perder o ritmo, decidi ler em setembro até 2 livros com mais de 200 páginas. 
Adoro meus "livrinhos", mas preciso dar um gás em livos que estão pegando pó aqui.

Setembro


A cor púrpura, de Alice Walker: Agora quero ver o filme! 
Do que é feita uma garota,  de Caitlin Moran: Legal, mas nada que tenha me deixado fascinada. 
Aí, li dois livros do sensacional Olivier Jeffers: O incrível menino devorador de livros e Achados e Perdidos
Li dois livros que queria conhecer faz tempo: O pato, a morte e a tulipa, de Wolf Erlbruch: indico a resenha da Lulu sobre o livro e o curta metragem; e A árvore vermelha, do Shaun Tan. Ambos foram empréstimos da biblioteca. Quero mais livros deles por lá!!!

Como trabalho numa biblioteca - e minha função é atender os sócios, principalmente os novos leitores - gosto de ler e conhecer o acervo para indicar histórias bacanas, os livros a seguir vieram dessa minha empreitada em conhecer uma boa parte do acervo (o que vai demorar...): A história bela do gato e da panela (Jonas Ribeiro), Cabeça de Sol (Pauline Alphen e Jean-Claude Alphen), Olivia ajuda no Natal (Ian Falconer),  Balanço (Keiko Maeo), Historinhas de Contar (Natha Caputo e Sara Cone Bryant) e o MARAVILHOSO O dariz, do Olibier... Ops, Olivier Douzou!


Livros Novos

Nesses dois meses, comprei alguns livros, sim.
Mas decidi mostrar uns que recebi como cortesia do curso Ação Cultural em Bibliotecas realizado pelo SisEB. Fazia tempo que eu não ganhava taaantos livros, assim! Recomendo esse curso - realizado na modalidade Ead - e os demais oferecidos pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo tanto na capital quanto em outras cidades paulistas.


Livros recebidos:

O doente, de André Viana; Uns Contos, de Ettore Bottini; O Oitavo Selo - Quase Romance, de Heloisa Seixas; O silêncio em apuros, de Vanessa Prieto e Marina Farina; Contos Maravilhosos Lituanos, de Regina Umaras e Melissa Lagôa; Mentes Livres - Experiências literárias em um presídio militar, organização de Ana Carolina Nogueira e Carla Caruso e os livros Notas de Bibliotecas 6, 8 e 9.


Assisti

Filmes

O Vingador do Futuro (2012, Total Recall, Len Wiseman) ♥♥Bom para matar o tempo, talvez veja o original.

A Bússola de Ouro (2007, The Golden Compass, Chris Weitz) ♥♥ Até que é legal... Meu sonho é ver esse livro sendo novamente levado ao cinema com um time de profissionais que decidam fazê-lo o mais fiel ao livro.

Poltergeist - O Fenômeno (2015, Poltergeist, Gil Kenan) ♥ O remake deu uma melhorada no original, apenas digo isso.

Operação Big Hero (2014, Big Hero 6, Chris Williams e Don Hall) ♥♥♥♥ LINDO! 

Os Mensageiros (2007, The Messengers, Danny Pang e Oxide Pang Chun) ♥♥Outro bom para matar o tempo, e até me deu uns sustinhos.

Decidi ver os filmes de The X-Files, primeiro vi o Arquivo X - Eu Quero Acreditar (2008, The X-Files: I Want to Believe Outros, Chris Carter) e Arquivo X: O Filme (1998, The X Files, Rob Bowman) ♥♥São bons, mas nada que surpreenda. A série me agrada mais.

Os Escolhidos (2013, Dark Skies, Scott Charles Stewart) ♥♥Outro bom para matar o tempo... E fala sobre E.T's.

Antes do Amanhecer (1995, Before Sunrise, Richard Linklater) ♥♥♥♥Quero ver os outros o quanto antes :)

O Destino de Júpiter (2015, Jupiter Ascending, Andy Wachowski e Lana Wachowski) ♥♥ Gente, que filme ruim... Eu comecei e dormi durante o filme umas quatro vezes. 

Branca de Neve e os Sete Anões (1937, Snow White and the Seven Dwarfs, Ben Sharpsteen, David Hand, Larry Morey Perce Pearce, Wilfred Jackson e William Cottrell) ♥♥Da série: Não lembro de ter assistido quando criança...  

Megamente (2010, Megamind, Tom McGrath) ♥♥♥♥ Dos filmes que não assisti quando foram lançados, ri bastante :D

Obsessiva (2009, Obsessed, Steve Shill) ♥ Eu sei como perder tempo... 

Ela (2013, Her, Spike Jonze) ♥♥♥♥♥ MA-RA-VI-LHO-SO! Tudo isso que dizem sobre ele e um pouco mais... 


Séries

Eu preciso começar a segunda temporada de Penny Dreadful JÁ!
(2014, Penny Dreadful - Season 1, Coky Giedroyc, J.A. Bayona e James Hawes) ♥♥♥♥ 

E uma surpresa: pensei que fosse odiar essa sexta temporada de Supernatural, mas não é que... eu acabei curtindo e muito.
(2010, Supernatural - Season 6, Jensen Ackles, Mike Rohl, Philip Sgriccia e Robert Singer) ♥♥♥♥

- Teve também... 
Selfie do Saci que está se preparando para a hora do conto do dia na BVL.

O clube de leitura de setembro da biblioteca. 


Apresentar SK para novas pessoas.


Ouvir mais, mais e mais Jeff Buckley.
Até o próximo Retrospecto ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!