22 de agosto de 2015

"A menina que odiava livros"


Gosto de ver filmes baseados em livros (mesmo sofrendo com algumas muitas produções), alguns vejo primeiro e leio em seguida; outros só assistirei somente após a leitura do livro. Há alguns anos, vi muitos filmes sem saber que eles foram baseados em obras literárias. Quando soube que A princesinha fora baseado num livro: não contive minha felicidade! Eu amo essa história :)

Conheci a história A menina que odiava livros (Melhoramentos, 2007), escrito por Manjusha Pawagi e ilustrado por Leanne Franson, primeiro ao ver o curta metragem homônimo dirigido por Jo Meuris de 2006. 

Isso foi há quase três anos... E desde então,  não sei de qual gosto mais, o curta ou o livro! 
Meena é uma menina que, sem dúvidas, odiava livros. Eles apenas atrapalhavam, em sua opinião. Seu gato, Max, também não gostava muito deles, pois um caíra em seu rabo e deixara-o com o formato de "guarda-chuva" (que descobri ao ler o livro). 
Mas, como muitas crianças, e pessoas "mais velhas", ela odiava sem nunca ter experimentado... Detestava por detestar. 
Até que um dia, seu gato fica preso numa pilha de livros, que os pais compravam e ela se recusava a ler e...  a pilha cai! 
Os livros, abertos pela primeira vez, libertam seus personagens que invadem a casa e fazem uma grande bagunça! Após esse desastroso acidente, Meena percebe que a única maneira de devolver os personagens para dentro de seus livros é... lendo suas histórias. 

Como não tenho o livro para relê-lo sempre que sinto saudades dessa personagem, vejo o curta metragem. Ambos figuram na minha lista de favoritos, o curta me ganhando mais porque "chegou antes em minha vida" e porque sou apaixonada pela trilha sonora. 

Indico que leiam o livro e vejam o curta, ou vice-versa. 





Bom final de semana.

4 comentários:

  1. Legal essa publicação. Concordo contigo nas primeiras linhas!

    ResponderExcluir
  2. Amooooo essa história. Já exibi esse vídeo várias vezes para alunos meus e, recentemente para um Clube de Leitura de crianças e adolescentes que criei na minha cidade. Estou querendo ensaiar com meus meninos para representar essa linda história no lançamento de um livro de poesias que eles vão participar e só aqui descobri que existe um livro dessa história... Vou agora mesmo comprar... Obrigada pela informação. Marynalva Abreu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! O li quando recebi e fiquei muito animada com a ideia de uma encenação dessa história!
      Sucesso com o clube de leitura em sua cidade :D

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!