2 de maio de 2015

Retrospecto Mensal: Abril de 2015

Postagem em que relembro o mês anterior.

"As cores de abril
Os ares de anil
O mundo se abriu em flor..."
E eu ganhei uma foto no trabalho!
Livros




Recomendo todos os infantis que li nesse mês, A princesinha medrosa, de Odilon Moraes, Cultura, de Arnaldo Antunes ilustrado por Thiago Lopes e Que Mundo Maravilhoso!, de Julius Lester e Joe Cepeda.


O que menos curti foi O menino da Terra, de Ziraldo, porém não deixo de indicá-lo para quem quer conhecer os livros do Ziraldo.

Ah, e teve outra história sobre Chapeuzinho Vermelho... Quer dizer, sobre duas personagens de "chapéus vermelhinhos"! Em Dois Chapéus VermelhinhosRonaldo Simões Coelho nos conta como se deu o encontro virtual de Chapeuzinho e o nosso Saci, eles começam uma troca de e-mails e se tornam bons amigos! Divertido, informativo e ilustrado belamente por Humberto Guimarães! Vou indicá-lo sempre que alguém me pedir um livro bom para crianças de todas as idades!

Para o DL Skoob 2015 li Pão.com.Manteiga, de Jonas Ribeiro: Leitura gostosinha! Me lembrou a adolescente que eu fui: tempos de Fotolog, Orkut e os depoimentos, MSN e as alegrias (e tristezas, é claro) daqueles anos, além das mentiras inventadas online.

Li para o clube de leitura da biblioteca: A filha da vendedora de crisântemos, da Stella Maris Rezende. 

Finalizei o mês com Heloísa Prieto: Quer ouvir uma história? Recomendo bastante essa leitura, até mesmo o erro no nome da Marina Warner, que é chamada de Marina Walker) dá para relevar, pois o conteúdo do livro é bom.

- E também comprei mais livros... Como era de se esperar!
Pelo menos, posso me desculpar dizendo que dois peguei descontos arrasadores e o outro está valendo a pena.



Assisti
...vários filmes, em que todos foram dirigidos por homens! 


O que me fez pensar que raramente vejo filmes dirigidos por mulheres! 
Me preocupo em assistir histórias protagonizadas por personagens femininas quando poderia estar consumindo filmes roteirizados, dirigidos por mulheres.
Não vou parar de ver as produções dos cineastas, mas quero aumentar o número de filmes dirigidos por mulheres em minha lista de filmes (e séries também) vistos. 

Bom, o que eu vi em abril foi isso:

O Lórax - Em Busca da Trúfula Perdida (2012, The Lorax), Chris Renaud:  ♥♥♥♥ Apenas uma palavra: genial!

Padre (2011, Priest), Scott Charles Stewart:  ♥♥ Dá para matar o tempo.

As Crônicas de Spiderwick (2008, The Spiderwick Chronicles), Mark Waters: ♥♥♥♥ 
Lindo! O filme é a adaptação da série toda, quero lê-los para saber se ficou boa ou resumida demais a história.

O Impossível (2012, The Impossible), J.A. Bayona:  ♥♥♥ 

Lado a Lado (1998, Stepmom), Chris Columbus:  ♥♥♥♥ 
Gostei dessa indicação. 

Os Miseráveis (2012, Les Miserables), Tom Hooper:  ♥♥♥♥
Que história! Que história! 
Se eu fiquei com vontade de ler a obra de Victor Hugo: fiquei!!!

Millennium I - Os Homens que não Amavam as Mulheres (2009, Män Som Hatar Kvinnor), Niels Arden Oplev:  ♥♥♥♥ e Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres (2011, The Girl with the Dragon Tattoo), David Fincher:  ♥♥♥♥
Arquivo X (1ª Temporada) - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1Considerei as duas muito boas. A sueca sendo mais longa, com diálogos e cenas que me convenceram mais, porém a americana me agradou por ter mais cenas do passado. Uma história de suspense que me agradou muitíssimo!  

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014, The Hunger Games: Mockingjay - Part 1), Francis Lawrence  ♥♥♥ Como não esperava muito, achei essa primeira parte boa, agora é conferir o desfecho.

Ah, terminei a primeira temporada de Arquivo X: nem todos os episódios me agradaram, acredito que a partir da segunda temporada irei gostar mais. Achei necessário ver porque, com certeza, não vi nenhum episódio dessa série quando era criança.  ♥♥♥♥


Teve também...

- Dia Nacional do Livro Infantil (18 de Abril)



Para comemorar, rolou contação de história em homenagem ao pai da Literatura Infantil brasileira. Realizei o meu sonho (Sim!!!) e me vesti de Emília em "O noivado de Emília", história retirada do livro Reinações de Narizinho Volume I

- Clube de Leitura Biblioteca Parque Villa-Lobos

Com direito à marcadores de livros artesanais! O livro desse mês foi "A filha da vendedora de crisântemos", da Stella Maris Rezende, que foi uma leitura agradável. 


Até o próximo Retrospecto ;D

*Música As Cores de Abril, de Vinicius e Toquinho.

3 comentários:

  1. adoro livros infantis, vou até anotar algumas dessas suas recomendações. Vez ou outra olho algum no teu skoob ^^
    Menina, eu AMO Millennium *--* Ambas as versões.
    Arquivo X eu via quando era criança mas não lembro mt coisa, preciso rever xD
    bjs, Maurinha...

    ResponderExcluir
  2. Livros infantis são <3
    Quero começar a postar resenhas de alguns livros infantis por aqui porque tenho lido alguns bem legais!

    Obrigada pelo comentário!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Também assisto a poucos filmes com diretoras. Não sei se vc gosta de filmes de vampiro, mas indico "A Garota que Anda à Noite" (dá uma atualizada no tema e é dirigido por uma mulher). Bem bacana, viu?
    E 'Millennium' é livro/filme do coração!
    Gostei bastante dos filmes de 'Jogos Vorazes'. Estou bem ansiosa para ver o desfecho.
    beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!