11 de fevereiro de 2015

Algumas palavrinhas sobre... Ela tem olhos de céu por Socorro Acioli e Mateus Rios


Conheci o livro Ela tem olhos de céu ao ler uma resenha da Lua* sobre o livro de Socorro Acioli, belamente ilustrado por Mateus Rios. Antes já ouvira elogios sobre outro livro da autora, A Bailarina Fantasma

Primeiro foi o belíssimo título desse livro que me fez querer lê-lo, em seguida vieram as opiniões e a oportunidade de vê-lo, folheá-lo demoradamente e me encantar pelo trabalho de Rios. Não pensei duas vezes, o trouxe para casa. 

A história contada em cordel começa quando Sebastiana nasce, a sexta criança de Lúcia Natalina - mãe de cinco meninos e com mais de trinta anos. Uma benção há muito esperada pela mulher. Mas não é apenas a família da menina que se sente abençoada pela chegada da menina. Os moradores de Santa Rita do Norte veem os dias de seca se findarem com o nascimento de Bastiana, pois, assim que nasceu, o céu escurou e começou a chover. 
Porém, o que no início é uma alegria, torna-se um problema para quem vive na cidade, pois quando a menina chorava demais, a cidade inundava, mas quando nenhuma lágrima de seus olhos escorria, todos padeciam. Então os moradores começam a manipular as lágrimas da menina.

Gostei muito da história que recomendo pela bela edição da editora Gaivota. Um presente para os olhos (sejam eles de céu, ou não) e para o coração :)
É um pequeno livro que agradará leitores de todas as idades. 

Nas palavras de Anna, do Pausa para um Café:
O livro brinda o leitor com uma história sobre personalidades, sobre mudança, sobre o amor, a falta dele e principalmente como o julgamento das pessoas pode ser cruel, como elas são tendenciosas e como as pessoas podem ser pessoas más, e ao mesmo tempo, como sempre existe alguma solução, seja doce ou aguada.

*Texto da Lua Limaverde sobre o livro.

ACIOLI, Socorro. Ela tem olhos de céu. São Paulo: Editora Gaivota, 2012. 
ISBN: 978-85-64816-22-0. 38 páginas.


Lido para o Desafio Literário Skoob 2015 - Mês de Janeiro: Novinho em Folha (o último livro que você comprou/ganhou/baixou/pegou emprestado). 

4 comentários:

  1. Adorei sua resenha!
    Lembrei-me de quando conheci esse excelente livro na feira literária de São Bernardo e tive a grata oportunidade de ter o autógrafo de Socorro, com dedicatória aos meus alunos da EJA. Livro muito bom pra trabalhar com os adultos!

    ResponderExcluir
  2. Se o título desse livro é lindo, fico imaginando a narrativa interagindo com as ilustrações. Deve ser encantador! Adorei suas impressões, Maura! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Zenaide, fico muito feliz que tenha gostado do texto, pois ainda acho que ele não faz jus ao texto da Socorro.

    Acredito que seus alunos do EJA tenham gostado, e se emocionado, bastante com a história *.*

    ResponderExcluir
  4. Lulu, é muito ENCANTADOR! <3
    'Cê vai adorá-lo!

    Ah, e obrigada!!! :)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!