10 de janeiro de 2015

Retrospectiva 2014


No ano passado...
Eu quase terminei a faculdade (esse ano entrego o estágio e termino essa birosca de vez! Promessa!), encerrei indecisa o estágio na escola: será a educação o que quero mesmo?, pesquisei algo que gostei para o TCC, comecei num curso técnico que me desamina por alguns docentes e colegas de classe, mas daqui 1 semestre acaba. Também trampei por 30 dias numa editora e percebi que quero trabalhar com livros, mas não fazendo-os, e sim indicando-os. Tem coisa mais legal que um sócio pedir uma sugestão, fazer o empréstimo e voltar para dizer que gostou? Tem não *.* 
Dois mil e catorze foi um ano difícil para muitos conhecidos, atribulado para a Maurinha aqui, mas aos trancos e barrancos, aconteceu e passou...

Fiz uma lista bem superficial do que li e vi no último ano. Pretendo escrever sobre os discos e músicas que mais ouvi no último ano porque tiveram algumas novidades e continuei ouvindo sons antigos reconfortantes. 

Leituras 


Li 133 livros e 10 quadrinhos.


Quanto aos desafios e projetos que participei, apresento meu saldo para eles:

Desafio Literário Skoob: Quase deu certo...
Bola da Leitura - Girar o Mundo Lendo: Li 4 livros.
12 livros para 2014: Não cumpri. Li apenas Mutações, de Liv Ullman.
12 Livros, 12 Receitas: Li também apenas 1 livro (A borra do café, de Mario Benedetti), mas não cheguei a fazer a receita. É um desafio que desejo me propôr novamente, em breve.
365 Dias sem Comprar Livros: Quase! Fiquei 263 dias sem comprar livros... 
Livros dos cinco cantos do planeta! Continuo com o desafio em aberto, nesse ano quero ler alguns dos livros que citei na postagem sobre ele.
Leia Mulheres 2014: Não contei quantas autoras li ano passado, acho que mais do que em 2013. Esse ano continuarei lendo mais mulheres que deve se tornar um projeto para vida.

Melhores Leituras do Ano


A Vida do Livreiro A.J. Fikry, de Gabrielle Zevin: As pessoas elogiaram o livro da Gabrielle, decidi ler e descobri o porquê dos elogios. É tão bonito, divertido e triste igual a vida! **

Eleanor e Park, de Rainbow Rowell: Outro livro docinho e triste na mesma medida! Gostei - especialmente - das personagens, adoráveis! **

Avisterram, de Maria Luiza Brito. Surpresa nacional! Gostei do mundo criado pela jovem autora! **

A trégua, de Mario Benedetti. Você já terminou de ler um livro e já quis relê-lo no instante seguinte? Terminei A trégua e não parava de pensar na história. Esse ano quero lê-lo de novo, comprei até um exemplar num bazar (adoro bazares que vendem livros... E ainda mais quando encontro livros como esse!) para ler, sublinhar... **

O Livreiro do Alemão, de Otávio Júnior. História de vida inspiradora! Começar o ano lendo a história de Otávio só me fez acreditar ainda mais naquela frase do Quintana: "Livros não mudam o mundo,quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas" *



Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo, de William Joyce. 
Amo muito o curtametragem e AMEI muito também o livro! Quero presentear tod@s que gosto com um exemplar desse livro, e vou fazer - assim que possível! *

A felicidade é uma melancia na cabeça, de Stella Dreis sabe aqueles frases clichês do tipo: porque a felicidade está nas pequenas coisas da vida!, não precisamos de muito para ser feliz, se você for você mesmo, será feliz... Então, esse livro fala sobre isso de uma maneira incrível. E ainda possui ilustrações LINDAS! Dreis S2 *

Eu, Crocodilo, de Fred Marcellino. Quem diria que eu, um dia, iria me encantar por uma história narrada por um... Crocodilo! Estava precisando de um livro leve! Divertido! E Fred Marcellino me deu isso nas páginas desse livro! 

Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles, um dos melhores livros de poesia para crianças de todas as idades que irei revisitar outras vezes. *

A Menina que Odiava Livros, de Manjusha Pawagi: gosto muito do curta baseado no livro. Após muito enrolar, peguei o livro na biblioteca e me encantei pelas ilustrações da ... Recomendo os dois! *

Dos meus livros favoritos:
Seis títulos foram empréstimos de bibliotecas e os outros, ebooks. 
Nesse ano quero continuar lendo livros da biblioteca, livros digitais, mas dá um gás no que está fazendo aniversário em minha casa e também desapegar de VÁRIOS LIVROS que posso ler no Kindle e que está na estante esperando desde 2011, 2012 ser lido. 


Menção honrosa para: 
Livros que gostei tanto e que precisam ser citados:

Leocádio, o leão que mandava bala, de Shel Silverstein, Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak, O Dia de Chu, de Neil Gaiman, A rainha das cores, de Jutta Bauer, Vira-Lata, de Stephen Michael King, O dente de leite de Ganesha, de Sanjay Patel e Emily Haines, Marcelino Pedregulho, de Sempé e Orquídea Negra, de Neil Gaiman e Dave McKean


Filmes
Alguns dos que gostei muito de ter visto...
Assistidos: 61 filmes (Minha lista completa no Filmow)
Os filmes favoritos do ano (e da vida): O Som e a Fúria (1959)O Grande Gatsby (2013)O Labirinto do Fauno (2006)Distrito 9 (2009), O Coração Corajoso de Irena Sendler (2009)Ernest e Célestine (2012)Hotel Ruanda 2004, Invictus (2009), Meu Malvado Favorito (2010), Frankenweenie 2012, A Menina que Roubava Livros (2013), A Companhia dos Lobos (1984) e O Castelo Animado (2004).


Em 2015, participarei...

Becky "Book" - Desafio 2015 para Viciados em Comprar Livros proposto pela Laise do Lili Escreve.
Desafio Literário Skoob 2015 que está com temas que me interessam bastante!


Um bom primeiro mês para tod@s!

7 comentários:

  1. A vida do livreiro é um livro que eu tenho muita vontade de ler mas nunca encontro na livraria buuuuua

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Maura, qual curso você está fazendo?
    Feliz 2015.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Thales, assim que tiver a oportunidade de lê-lo, faça isso! É muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Patrícia, agora estou fazendo o curso Técnico em Biblioteca :)

    Obrigada :D

    ResponderExcluir
  5. Isso aí, Maurinha!
    Balanço é legal justamente para ver o que deu certo, o que falhou, o que manter, o que ajustar, o que deixar pra lá.
    Lá vamos nós mais uma vez! :)

    ResponderExcluir
  6. Caramba maura, o ano foi ótimo!
    133 leituras :D

    Hotel ruanda, vi faz muito tempo. Mas lembro de ter gostado bastante.

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de ler “O dente de leite de Ganesha” só por causa das ilustrações >_< Vou esperar o livro ficar em promoção. “Ernest e Célestine” é tão fofo! “O Castelo Animado” *____* Amo demais! Maura, recomendo a leitura do livro da Diana Wynne Jones, do qual o Miyazaki baseou-se ^_~ É um dos meus livros preferidos! <3
    Que seu 2015 seja um ano mais tranquilo ^_^
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!