20 de outubro de 2014

Círculo por Mats Strandberg e Sara B. Elfgren


Círculo dos suecos Mats Strandberg e Sara B. Elfgren é o primeiro volume da trilogia Engelsfors e possui uma capa que me despertou interesse desde o seu lançamento, mas - curiosamente - apenas descobri realmente do que se tratava quando li a sinopse em maio desse ano... A achei não muito atraente, porém o mantive em minha lista de leitura para o mês em que deveria ler um livro sobre bruxas. 
Ainda bem que não o risquei, pois este livro se mostrou uma boa leitura! 


Na cidade Engelsfors na Suécia, um grupo de seis garotas que não têm nada em comum, exceto, "o fato de frequentarem o mesmo colégio. [...] são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado" numa noite em que a lua está vermelha. 
"descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada"
Diante do início de uma série de suspeitos suicídios que inicia-se com a morte de Elias, amigo de Linnéa, uma dessas garotas, elas precisam mas demoram a perceber que devem "se unir e aprender a usar" as habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver:
"Juntas, formam um círculo poderoso, capaz de impedir uma profecia que anuncia o fim do mundo. Separadas, são caçadas por um inimigo misterioso que as persegue dentro e fora da escola."
Após os primeiros capítulos que me deixaram em dúvida, Ih... Será que vou gostar?, a narrativa me prendeu, apenas abandonava a história quando era necessário.


Gostei do estilo de escrita e de cada capítulo ser narrado por uma personagem, o que me possibilitou conhecê-las, suas famílias, seus sentimentos... Até mesmo os antagonistas são bem descritos e convencem. Apenas uma personagem não possui passagens a partir de seu ponto de vista, conhecemos Ida a partir do pouco que as garotas que não gostam tanto assim dela sabem da dela, o que não é muito. Com o avançar da história, percebi que os pré-conceitos (e preconceitos, é claro!) que tinham umas sobre as outras foram desaparecendo enquanto elas mesmas foram amadurecendo.

A Carla em resenha sobre o livro, lá no Só Sobre Livros, comentou sobre um lado negativo que compartilho, a magia e bruxaria que foram deixadas de lado: "[...] Toda a história das bruxas, seu real inimigo, e uma misteriosa profecia que as envolve fica em segundo ou terceiro plano. É estranho ver um grupo de garotas descobrindo feitiços por conta própria e no final sendo bem-sucedidas". 

Tirando isso, a leitura foi muito boa.  
Com seu clima de suspense e as informações que vinham bem aos poucos, no final, a demora em revelar algumas coisinhas foi recompensada com uma explicação que julguei, no mínimo, plausível.
Espero que os próximos dois livros consigam manter a aura de suspense que impregnou a narrativa de Círculo.


ELFGREN, Sara B. e STRANDBERG, Mats. Círculo. Tradução de Érico Assis. Rio de Janeiro : Intrínseca, 2013. 416 páginas. 

2 comentários:

  1. Eu nem imaginava que esse livro fosse sobre bruxas. Só descobri por causa do desafio. Não sou muito fã do tema, então deixo para ler só se realmente precisar...hahaha.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Mig, nem sei se posso dizer que sou fã de livros sobre bruxas/bruxos, sou mais dos filmes e seriados sobre el@s :D

    :*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!