28 de julho de 2014

Dois trechos de "A Biblioteca Mágica"

... que fomentaram o meu desejo de trabalhar com livros e pessoas... Sim! Tornar-me bibliotecária.*


[…] Lilli pôs-se a caminhar ao longo de uma das paredes e, de uma das estantes, retirou um pequeno livro. Tinha sido escrito por um certo Simen Skjonsberg, e o título era O Horrendo Prazer. Epístolas sobre os Mistérios da Leitura. Convidou Nils a ler a contracapa; Nils aclarou a voz por duas vezes e leu:
Caminho ao lado das estantes da biblioteca. Os livros viram-me as costas. Mas, não de maneira hostil. Convidam-me. Como se quisessem apresentar-se. Metros e mais metros de livros que jamais conseguirei ler. Bem sei que é vida que a mim se oferece, uma vida a acrescentar à minha, uma vida que está aí, tão-somente à espera de ser experimentada. Mas à velocidade a que os dias desaparecem, as possibilidades vão se desvanecendo. Bastaria um só destes livros para mudar a minha vida. Quem sou agora? Quem serei depois?
— Consigo compreender o seu amor pelos livros — disse eu, a certa altura. — Não tem um trabalho... ou um marido?
Lilli começou a rir com vontade, inclinando a cabeça para trás. Mario Bresani deve ter-se virado nesse mesmo instante, já que se voltou para nós e também se pôs a rir.
— Duas perguntas de uma só vez! Berit, eu sou bibliógrafa de profissão. Por outras palavras, sou uma especialista de livros e bibliotecas. É disto que vivo. Recebo encargos quer na Noruega quer em outros países, o que significa que viajo com muita freqüência. Também por este motivo é que quis que a minha biblioteca estivesse bem protegida. Por vezes vou a Roma... outras vezes é o Mario que vem à Noruega. De qualquer maneira, também gosto da minha própria companhia e dos meus livros. Aliás, até houve alguém que disse que «o melhor amigo é um bom livro». E outra pessoa disse: «Escolher um bom livro é escolher a melhor das companhias: rodeamo-nos dos personagens mais nobres, argutos e sábios que fazem parte do ornamento e do orgulho da humanidade.»

"De repente, fiquei com uma fome tremenda. Não era fome de alimentos mas, de todas as palavras escondidas nestas estantes. No entanto, sabia que tudo aquilo que conseguisse ler no decurso da minha vida seria sempre e só uma trilionésima parte de tudo o que já foi escrito. Existem muitas palavras no mundo inteiro, tantas quantas as estrelas que há no céu. E são cada vez mais, e expandem-se como um espaço infinito. Ao mesmo tempo, sabia que todas as vezes que abro um livro é um pedaço de céu que se abre à minha frente e todas as vezes que leio uma frase conheço algo de novo que não conhecia antes. E tudo o que leio faz com que o mundo fique maior e eu vá alargando os meus horizontes. Num instante veloz, tinha acabado de olhar bem dentro do fantástico e mágico mundo dos livros."


GAARDER, Jostein e HAGERUP, Klaus. A Biblioteca Mágica. 3.a edição, Lisboa: Editorial Presença, Janeiro, 2005.


* Atualmente, curso o Técnico em Biblioteca na ETEC Parque da Juventude. 
Em novembro, prestarei novamente o ENEM para concorrer a uma vaga nas universidades federais do Nordeste. O curso? Biblioteconomia, é claro! 
Sou a esperança em pessoa... Quero muito me mudar para a PB, mas estou repetindo sempre, Se for para ser, será... Se não passar, dessa vez, presto novamente. Após duas oportunidades (ambas inviáveis por distância e valor) serem deixadas no passado, poderei esperar mais alguns anos para alcançar o que quero. 
Por enquanto, continuo firme e forte no excelente Técnico em Biblioteca da #EtecPJ. Estou no caminho certo :)

2 comentários:

  1. queria que vc passasse na da PB, pq seríamos vizinhas :D
    boa sorte esse ano. Esse livro deve ser uma graça. amei os trechinhos dele ^^
    bj, Maura
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Val, ah, estou torcendo para passar na UFPB, se não for em 2015, daqui uns anos seremos vizinhas <3
    O livro é, Val, recomendo, viu? :)

    ;*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!