3 de janeiro de 2014

TAG: Retrospectiva Literária Sensual 2013

Cá estou eu em 2014 respondendo - finalmente - a Tag que deveria ter postado respondido no último dia de 2013 e como a Michelle comentou, o nome da Tag "é por causa da nossa "panelinha literária" (risos)". 

Confira a descrição, as perguntas e as minhas respostas:


"Fim de ano se aproximando, é hora de rever o que teve de melhor e pior em 2013. 
Inspirada na Retrospectiva Literária e no Oscar Literário, foi criada a TAG Retrospectiva Literária Sensual 2013, na qual cada pessoa deve analisar suas leituras do ano e escolher os destaques de cada categoria".
Descrição retirada do Resumo da Ópera


- A capa do ano
Boneshaker, de Cherie Priest possui uma das minha capas preferidas. É um livro todo lindo... Se o encontrar numa livraria, mesmo que não curta steampunk e livros com zumbis, vale a pena ser folheado por que é lindão! 


- O título do ano
Os Livros que Devoraram o meu Pai, de Afonso Cruz: ♥ Título lindo e uma história graciosa.


- A surpresa do ano
O teorema Katherine, do John Green: comecei a ler sem esperar nada e quando vi... Estava adorando a história. E eu ri muito, principalmente com as notas do Green. 
A outra surpresa foi A última música, de Nicholas Sparks, não esperava nada e BAM! A história me emocionou e ele foi o primeiro livro que dei ano passado. Esse ano pretendo a me desapegar ainda mais dos livros! :)


- A decepção do ano

A culpa é das estrelas foi um livro que não me emocionou tanto quanto eu esperava... Esperava tanto do livro! Porém, o livro que mais me deixou decepcionada foi o retrato do Capão Redondo pintado por Férrez em Capão Pecado. Após refletir sobre a leitura... Cabô vontade de ler outra coisa desse autor. 



- A série do ano
Não li nenhuma série esse ano, apenas dei continuidade a trilogia Shatter-Me, de Tahereh Mafi e li o primeiro volume de outra trilogia, Divergente. O segundo volume da trilogia da Mafi deixou a desejar e o primeiro volume de Divergente me deixou doidinha, uma pena ter desanimado com a continuação... Mas, esse ano volto para Chicago. 


- O livro nacional do ano

Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queiróz! Não preciso falar muito, preciso? Ele foi um dos melhores do ano e é um favorito pra vida!


- O autor do ano (um que você tenha lido pela primeira vez este ano)

Stephen King, quero ler tudo o que esse senhor escreveu! 


- A pechincha ou a raridade do ano
Anna Kariênina, Tolstói nessa edição linda da Cosac foi uma compra que me custou menos de 25 reais.



- O melhor desfecho
A Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, o desfecho desse livro me deixou de boca aberta! Esse livro é demais! :)


- O protagonista masculino do ano
Como não consegui pensar em um só, elegi... Charlie, vovó do Charlie e sr. Wonka, que trio! 
Adoro esses personagens! 
E "A Fantástica Fábrica..." é uma diversão ;D


- A protagonista feminino do ano
Tris, de Divergente. Se já a achava a melhor protagonista de romance jovem que já havia lido após saber o final de Convergente (sim, eu li spoilers! Muito spoilers!), ela se tornou a minha preferida!


- Personagem coadjuvante masculino

Peter, de Umbigo Sem Fundo, HQ de Dash Shaw, o caçula-rostinho-de-sapo-estranho-no-ninho da família Loony. 


- Personagem coadjuvante feminino
Não lembrava dessa personagem, ao ler as respostas da Carla para essa mesma tag, corri para editar a minha postagem e colocar a Eddie de Métrica, livro da Colleen Hoover, por que gostei muito da personagem ao ler o livro, ela - pra mim - salva o livro, ah, e a poesia slam também ajuda o livro a ser bom.

- O pior do ano

Rua da padaria, Bruna Beber. Depois desse o interesse em ler outras coisas dela sumiu!


- O melhor do ano
Christine, de Stephen King. 
Demorei para ler esse livro e enrolei por que estava sendo tão, tão, tão bom que não queria acabar. 
Agora eu quero ler tudo do King! Tudo *.*


- Sua meta 2013 foi cumprida?
Sim e não! 
Sim por que li mais de 100 livros! A maioria foi Literatura infantil, pessoal, por isso a grande quantidade... Histórias grandiosas e de poucas páginas.
Porém, minha meta 2013 NÃO se cumpriu por que não dei conta dos desafios que entrei durante o ano... 

- Qual é sua meta para 2014?

Cumprir com os desafios em que entrei :)


E um excelente início de 2014 para tod@s!
Beijos!

10 comentários:

  1. Christinne é um de meus preferidos do King, aquele que eu sempre indico para se conhecer o autor. Tb quero ler tudo dele, mas olhe que já li muita coisa que odiei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber disso, Gláucia <3 Já indiquei para uns três amigos o livro e já até disse que emprestava o meu exemplar, mas o pessoal tem medo de ler e não gostar e eu matar eles, HAHAHA!

      Beijão!

      Excluir
  2. Christinne é um de meus preferidos do King, aquele que eu sempre indico para se conhecer o autor. Tb quero ler tudo dele, mas olhe que já li muita coisa que odiei.

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler o King, mas preciso mais ainda é perder o medo dele... rs Mais alguns suspenses e policiais quem sabe eu arrisco, né! ;o) E que tuuudo eu não ser a única que detestou o livro da Beber!!! kkkkk

    Xerinhos, lindeza!! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, espero que perca o medo logo, hehe, quero tentar ler mais livros dele esse ano e ver se leio mais suspenses e policiais o/
      Você também detestou!!! Não estou sozinha, HAHAHAH!

      Beijos, querida! *.*

      Excluir
  4. Maura, por sua causa “Os Livros que Devoraram o meu Pai” já entrou na minha lista de desejados pra ontem >_<. Tentei ler “A culpa é das estrelas”, mas abandonei. O livro é cheio de estereótipos e cansativo. Desse ano “Vermelho Amargo” não passa ;) Vou tentar incluir também “A Invenção de Hugo Cabret” *adorei o filme!!*. Realmente “Anna Kariênina” da editora Cosac teria que entrar nesta categoria *pena que perdi a promoção Ç_Ç*. Feliz 2014! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA, aê, mais uma pra ler "Os livros que devoraram..." o/
      Ah, leia, leia, Vermelho Amargo! Boa leitura, viu :)
      Ah, e incluía Hugo Cabret também, o livro é tudibão! <3
      Lulu, uma pena você não ter aproveitado essa promoção :(

      Beijão!
      Feliz 2014 o/ o/ o/

      Excluir
  5. Eu tinha comentado ontem, mas acho que deu erro e não salvou :(
    Enfim... A capa de "Boneshaker" realmente me fez pegar o livro nas mãos durante uma visita à livraria. E você fala tanto de "Vermelho Amargo" que a curiosidade está me matando...rs
    bjo e ótimas leituras em 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que saco x(
      Depois leia Vermelho Amago, viu, pra matar a curiosidade, hehe.

      Beijos!
      Obrigada, pra você também!

      Excluir
  6. A gaby também comentou muito sobre o Vremelho Amargo, vai ter que entrar para minha lista de querencias esse ano.
    caramba Maura...mais de 100 livros é um belo número! o_O

    Abraços ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!