6 de janeiro de 2014

Retrospecto Mensal e o Mês de Dezembro do Desafio Literofotográfico dos 365 Dias

Olá, pessoal, essa é a postagem-despedida de 2013 (não falo mais desse ano!) com a retrospectiva de dezembro e o último mês do Desafio Literofotográfico dos 365 Dias!

Dezembro foi um mês manso e que demorou para passar. Cumpri meu horário no estágio lendo, lendo, lendo, conversando com os professores da escola ou/e assistindo novela (!!!) para matar o tempo já que a criançada já estava de férias. 
Novamente li bastante literatura infantil para lavar a alma, hehe. 
Ah, e esse foi o primeiro mês de dezembro que fui liberada da faculdade sem fazer nem um exame. Espero que no próximo semestre (o último!) consiga um desempenho satisfatório igual a esse. Esse foi o meu momento ninguém-quer-saber-mas-eu-conto-assim-mesmo. ^^


Como li bastante, só listarei os livros que foram os meus preferidos:


Leituras do Mês 
  • Lilás,uma menina diferente, de Mary E. Whitcomb,Tara Calahan King 
  • O Tamanho da Gente, de Murilo Cisalpino 
  • O que levar para uma ilha deserta, de Lalau, Laurabeatriz 
  • Abaré, de Graça Lima 
  • A bola dourada,Nicole de Cock 
  • Adolescente Poesia, Sylvia Orthof 
  • O Grande e Maravilhoso Livro Das Famílias, Ros Asquith, Mary Hoffman 
  • A pequena sereia, Hans Christian Andersen, Quentin Gréban 
  • Solanin 1 e 2, Inio Asano 
  • Txopai e Itõhã, Kanátyo Pataxó 
  • A parte que falta, Shel Silverstein 
  • Pelegrino & Petrônio - Coleção Corpim, Ziraldo 
  • Eu me chamo Antônio, Pedro Gabriel 
  • Os Livros que Devoraram o meu Pai, Afonso Cruz 
  • Ode a Uma Estrela, Pablo Neruda 
  • Uma História de Sarajevo, Joe Sacco 
  • Para querer bem - Manuel Bandeira, Bartolomeu Campos de Queirós (org) 
  • Tanto, tanto!, Trish Cooke , Helen Oxenbury 
  • Trem de Alagoas, Ascenso Ferreira, Guazzelli 
  • Numa Noite Muito, Muito Escura, Simon Prescott 
  • A Árvore Generosa, Shel Silverstein 
  • O casamento do rato com a filha do besouro, Rosinha 
  • Vida de cão, Andréa Daher e Zaven Pare 
  • Os Arquivos do Semideus - Percy Jackson e Os Olimpianos, Rick Riordan 
  • Um homem no sótão, Ricardo Azevedo 
  • O Menino Maluquinho, Ziraldo 
  • Dezenove Poemas Desengonçados, Ricardo Azevedo 
  • Bruxinha Zuzu, Eva Furnari 


O que rolou no mês...

Festa do Livro da USP e eu me perdendo na cidade universitária... HAHA
Comprei até demais, os livros para estudo, trabalho e TCC não me doem na consciência mas, por quê, Maura, você comprou tantos livros de literatura? Enfim, o estrago já foi feito!


Esperando o ônibus.
Meu aniversário :P
Bom, ele veio antes da Festa do Livro então acho que por ter ficado mais velha aniversariado, decidi me presentear nos dias 11 e 13 (quando dei uma passada na universidade).
Obrigada a todos que mandaram recadinhos :D

E uma viagem para o Rio de Janeiro...
Subindo... Já vi o Cristo! e praia! Quer dizer, só fiquei sentada porque nadar não é comigo...
Pra fechar 2013 e começar 2014, viajei para o Rio onde andei de metrô, andei a pé, andei de busão e já sabia ir até o centro e voltar! 
Mas não fui no Cristo (muito caro! e eu podia ver a estátua saindo na rua, a miniatura dela, é claro!) e nem a estátua do Drummond. Queria ter encontrado com algumas pessoas da cidade, mas como não planejei a viagem, ela foi assim: Vamos pro Rio na segunda! não pude avisar que iria :\

Primeira foto de 2014!
Discos do mês:

O que teve no blog...

Novos na Estante #15, livros novos de dezembro;
Relembrar é viver: Relembrando 2013: Melhores Leituras do Ano
Adoro uma meta: TAG: 12 livros para 2014 [Leituras para 2014] e Leituras para 2014... Desafio Literário Skoob 2014...
Estou Lendo #15: Mario Bennedetti para encerrar 2013 
Respondi as tags: "Fahrenheit 451" e Viajar com os Livros
Relembrando novembro: Retrospecto Mensal: Novembro de 2013 e Novos na Estante e O mês de Novembro do Desafio Literofotográfico dos;
As Semanas entre 02/12 a 15/12: 2013 está quase no fi... e entre 04/11 a 01/12: Quatro semanas em uma...
Vou Ler... Dezembro de 2013;
Links para a Semana #25;

E o último mês de 2013 de vocês, como foi? Espero que ótimo!


Em seguida... Dezembro no Desafio Literofotográfico dos 365 Dias!


01 de dezembro: "Lindo" lido hoje 

02 de dezembro: o que pretendo ler, ou começar, essa semana...


03 de dezembro: Leituras do dia...


04 de dezembro: Enquanto sofria com a temperatura altíssima do dia, li esses :)



05 de dezembro: Ó a minha árvore de Natal.
Sim, e tem miniaturas da Bauducco de Natais passados e eu sempre uso por que acho fofo ^^

 06 de dezembro: 


Já chorei, já sorri, já fiz cara de paisagem e me assustei para comprovar que eu estava mesmo acordada...

Tô indo pra Fortaleza pra encher dona Lulu de abraços apertados!
Obrigada pelo carinho, por lembrar de meu aniversário e pela surpresa! 

Meu coraçãozinho até fez uma pirueta ao saber dela. Pra falar a verdade, ele ainda está imitando uma ginasta aqui de tão feliz  — com Lulu Lunettes.


07 de dezembro: Nesse dia li esse conto aí...

08 de dezembro: Um dia de planos! Para celebrar a minha conclusão do Desafio Literofotográfico vai ter vídeo... Só faltam 23 dias para concluir oficialmente :) #livros #Desafio

09 de dezembro: nova arrumação!

10 de dezembro: Li "O menino maluquinho", que me mandou um abraço! e ganhei "O livro dos abraços", do Galeano no meu aniversário... Cheio de abraços esse dia foi :)

11 de dezembro: Fui para a USP lendo "Liberdade" e voltei cheia de livros...

12 de dezembro: Veio de Brasília! :)

13 de dezembro: leitura do dia :)

14 de dezembro: cheguei até a página 60 de Belle, agora é conseguir ânimo para continuar...

15 de dezembro: lendo na pracinha... 

16 de dezembro: foto ~~embaçada~~ da quarta capa de "Canteiro: músicas para brincar". Gostei :)

17 de dezembro: A felicidade em pessoa. 
Nesse dia gravei um vídeo mostrando os presentes do amigo secreto por problemas técnicos, não deu pra mandar o vídeo [3G é um saco!], mas está aí... Ganhei "Eu sou Malala" e "Extraordinário" da querida Lélia Santos. Obrigada 

18 de dezembro: Passei a tarde no estágio lendo #vidaboa

19 de dezembro: última compra do ano.

20 de novembro: Terminei hoje... Senti falta das personagens femininas e o livro possuí mais momentos "baixos" do que "altos", depois escrevo resenha :)
Ah, e li "Pra Querer Bem", poemas do Manuel Bandeira 

21 de dezembro: sábado foi dia de saber quem ficou com o pêssego xD
22 de dezembro: Li "Eu me chamo Antônio", o meu guardanapo preferido é esse aí de cima.
"Existem tantas histórias interessantes esperando para serem lidas, esperando para serem lindas".

 
23 de dezembro: terminei hoje. É ótimo ler livros que nos fazem bem :)

24 de dezembro e essas coisas lindas!

25 de dezembro: Então é Natal e... Opa! O Papai Noel foi crucificado?!  :p
Ah, não li nada nesse dia.

26 de dezembro... Foi recheado!!!

27 de dezembro: li enquanto caminhava para a escola e era torrada pelo sol!

28 de dezembro: Benedetti pra encerrar 2013


29 de dezembro: lendo na livraria  — com Renato Nonato.

30 de dezembro: Surpresa do dia!
Comecei a ler, sem esperar nada e... Tcharam! Não queria largar :D

31 de dezembro: E chegamos ao fim...

Registrar diariamente as minhas leituras durante um ano... Que ideia legal e cansativa! 
É claro que após um tempo não postava mais as fotos no dia certo, escolhia um dia da semana e carregava os registros de uma única vez, ou várias vezes por que geralmente não sabia onde salvara. Essa última foto, por exemplo, iria ser postada no dia 1, iria... Está sendo postada hoje, dia 3. 
Não sei se posso considerar que cumpri mesmo o Desafio, se levar em consideração que não postei no dia certinho, porém, está aqui: 
12 meses divididos em 4 álbuns e 366 fotos (o dia 10 de julho possuí duas fotos, hehe) e MUITOS livros mostrados, uma boa parte do que fotografei não li e uma BOA PARTE do que li não está registrado no Desafio. 

Enfim, eu adorei ter participado!
Adorei ver outras pessoas participando também e chegar ao final do ano sabendo que UM, pelo menos um, dos desafios literários que entrei em 2013 consegui finalizar. 
Foi difícil... O desafio e o ano, mas eu consegui.
Agora ano que vem, quer dizer: esse ano (2014, se prepara, meu filho) planejo cumprir com os desafios literários que entrei e mandar a preguiça se mandar daqui, para ler mais, estudar DE VERDADE e... preparar o emocional para um ano que promete ser atribulado :P


Você pode conferir as demais postagens do Desafio Literofotográfico dos 365 Dias clicando aqui.


Obrigada a todos que me acompanharam durante o ano de 2013 no blog postando as fotos desse desafio, com resenhas esporádicas, mensalmente as programações das bibliotecas e  as postagens que eu ainda coloco no ar porque me ajudam a lembrar do que eu li, assisti... 
Foi um ano repleto de postagens, de leituras... Sim, foi um ano zicado para empregos em compensação, conheci pessoas legais e cheguei no momento mais esperado do curso. 

Bom, espero que 2014 seja muito bom para o blog e para todos nós! :D


Beijos!

2 comentários:

  1. Surtei!
    Meu Deus você leu muitissississimo em dezembro!
    Eu nem consegui contar seus favoritos.
    A viagem para o Rio deve ter sido boa, acompanhada do calor.

    Que nosso 2014 seja repleto de coisas boas!

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi boa, Lili, tirando o calor que - em alguns momentos - não fez bem, foi bem legal a estadia na cidade!

      "Que nosso 2014 seja repleto de coisas boas!" SIM, SIM, SIM!

      Beijão!

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!