23 de dezembro de 2013

TAG: "Fahrenheit 451"

Essa tag foi criada pela Bia Machado do blog No Paraíso de Borges e finalmente, vou respondê-la!

1- Você mora em uma casa onde há um pequeno esconderijo, onde caberiam uns 5 livros para serem salvos do fogo. Quais cinco livros você salvaria?

 Que coisa difícil... :( 



Decidi salvar apenas livros que já li... E que foram importantes em momentos distintos, e indistintos, da minha vida. 
Olhar para a capa de cada um é lembrar de momentos de alegria e tristeza. 
Livros que falam sobre livros e o que esse objetos podem fazer por nós (Coração de Tinta e A menina que roubava livros), livros que li em momentos opostos da minha graduação: o início turbulento (As meninas) e a fase em que percebi que estava no lugar certo (Dom Casmurro) e o volume final de uma série que me fez gostar de ler. 

Aí o meu coração sangra por que não conseguiria salvar, 2083, Os livros que devoraram meu pai, Flicts, Capitães da Areia, Trilogia Fronteiras do Universo... E tantos outros! 

Essa brincadeira é muito injusta e eu espero nunca me ver nessa situação :(


2- Por mais que a gente ame livros, há aqueles que provocam uma certa ira na nossa vida de leitor, seja pelo motivo que for... Partindo desse pressuposto, escolha 3 livros que você não salvaria da fogueira, sem dó, nem piedade.

Só 3, Bia? Como apareceram tantos livros que eu não salvaria de serem incinerados, vou acrescentar mais dois livros... 5 livros que eu não salvaria da fogueira DE JEITO NENHUM.




3- Se você tivesse que ler um livro (apenas UM!) para decorar o seu conteúdo, TODO o conteúdo, para que pudesse falar partes dele para os outros, citar trechos inesquecíveis, apenas da sua memória, que livro seria esse? (Quem leu o livro ou assistiu ao filme, sabe o porquê dessa minha pergunta, rs...)

Algumas pessoas me olharão com cara de: É sério, Maura?
Sim, eu escolheria o livro Não sou este tipo de garota, de Siobhan Vivian para decorar todo o seu conteúdo.
Viraria uma pessoa-livro desse livro muito especial para mim.
É juvenil e não merece ser julgado por sua capa, e seu ar de superficialidade. O livro é mais do que sua aparência nos mostra...
Pensei em escolher algum livro que seria significante para a humanidade, uma história atemporal... Porém, num ato de egoísmo decidir escolher esse livro. Se no futuro, nossa sociedade proibisse os livros, decoraria o livro de Vivian por que gosto dele um bocado. 
Esse livro em 2012 me fez perceber que eu não era esse, nem aquele tipo de garota... Os tipos de garotas que esperam que nós sejamos. E esse livro, sem fazer estardalhaço, me aproximou do feminismo... :)
Nunca imaginaria que naquele fim de manhã ao sair da Biblioteca Mário de Andrade havia feito empréstimo de um dos livros que significaria tanto em minha vida :)


É isso!
Espero que tenham gostado da Tag, se a responder também, me avisa para eu poder conferir!

Ah, e me diz aí: quais livros você salvaria, quais não salvaria de jeito nenhum e o livro que você decoraria para não deixar que ele se perdesse?! :)

Beijos!

8 comentários:

  1. Hahahaha, sem dó nem piedade, né, Maura?
    Adorei a tag!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ok, tudo o que eu tinha a comentar eu esqueci quando você falou que decoraria Não sou este tipo de garota. Nossa, eu detestei esse livro. Sem ofensa, só fiquei surpresa.

    Hahahaha, e tem livro que a gente não se esforçaria pra salvar mesmo, né? Aí aí, sei de alguns....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHHA!
      Uma colega ficou chocada quando eu disse que decoraria esse livro também, ela não leu mas achou que eu a traí não decorando O circo da noite (que ela ama!) ou HP :~

      Beijos!

      Excluir
  3. Adorei sua escolha pelo da Sioban! Realmente, ele tem um ar superficial, mas o conteúdo é profundo de uma maneira tão sutil! Deveria ser leitura obrigatória nas escolas HAUSHAUSHUA

    Fiquei feliz de saber que você se aproximou do feminismo, Maura! Aliás, um assunto super interessante pra você falar aqui no blog.

    Beijos ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nats lindona!

      Deveria mesmo :3
      Ele será um dos livros que eu levarei para sala de aula, professora Maura aka Professora Maluquinha segundo uns alunos <3 HAHAHA

      Eu quero falar mais sobre esse assunto, é uma ideia para o próximo ano trazer uns textos meus, ou de outras pessoas, ou links úteis... Vamos ver o que acontecerá :~

      Beijão!

      Excluir
  4. Gente, que tag tensa. kkkkkkkkkkkk
    A primeira pergunta e a última eu até tenho uma respostas, mas a segunda... Eu não sou uma pessoa chegada a odiar livros, eu sempre tiro algo bom deles, então não sei se teria 5. De qualquer forma, gostei das suas respostas!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA, é tensa, mesmo!

      Obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!