29 de dezembro de 2013

Relembrando 2013: Melhores Leituras do Ano


Passei uma boa parte de 2013 desempregada, o que justifica eu ter lido mais de 100 livros... Porém, não li muitos títulos da minha biblioteca pessoal (já posso chamar aquela estante atulhada de biblioteca, né?), fiz muitos empréstimos, li alguns livros digitais e comprei muitos (MUITOS!) livros, mas não li nem 1/3 do que adquiri. Ano que vem pretendo ler o que tenho em casa e ficar 361 dias sem comprar livros. Não sabe do que estou falando? Esse é o meu desafio pessoal que comentei aqui.
E olhando para a lista de leituras que fiz durante esse ano, percebo que poucos me emocionou verdadeiramente... Gostei de muitos livros, as histórias me entreteram, me fizeram refletir, porém, poucos daquelas centenas de livros falaram ao meu coração.

Entre as minhas melhores leituras do ano...
Teve autor best-seller (Sparks) que me fez chorar, chorar, chorar e autor brasileiro que descobri esse ano (Bartolomeu Campos) e me fez chorar, chorar, chorar durante uma semana em que estive adoentada.
Dos contos de Alcântara Machado retratando a São Paulo da segunda década do século passado a prosa de Moacyr Scliar, em poucas páginas contando sobre um irmão que veio de longe, muito longe para morar com os irmãos após a morte de seu tutor e pai deles, belíssimo.
Além de duas distopias, escritas por jovens mulheres, voltadas para o público juvenil, uma me emocionou no início do ano (o livro de Mafi) e a outra me deixou entusiasmada com as continuações (a preguiça passou e eu quero ler Insurgente da Roth).
Do impactante livro-reportagem de Daniela Arbex, que me revoltou, me deixou sem fome aos artigos feministas de Virginia Woolf, inspirador. 2013 teve também duas leituras fantásticas: Christine, o filme que me atormentou durante a infância e que se tornou meu livro preferido e a história de Hugo Cabret e sua invenção, sensacional.

Ah, são esses os dez melhores livros do ano:


10) Estilhaça-me, de Tahereh Mafi

9) Divergente, de Veronica Roth

8) O Irmão Que Veio de Longe, de Moacyr Scliar

7) Brás, Bexiga E Barra Funda e outros contos, de Antônio de Alcântara Machado

6) Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex

5) A última música, de Nicholas Sparks

4) Profissões para mulheres e outros artigos feministas, de Virginia Woolf

3) A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick

2) Christine, de Stephen King

1) Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queiróz


BÔNUS! 
Os(As) 10 Melhores...


Livros Infantis (e infantojuvenis)


10) Uma Zebra Fora do Padrão, de Paula Brown

9) Só Um Minutinho, de Yuyi Morales

8) A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl

7) A Droga da Obediência (Os Karas, Vol. 1), de Pedro Bandeira

6) As 14 Pérolas da Índia, de Ilan Brenman, Ionit Zilberman

5) Os Livros que Devoraram o meu Pai, de Afonso Cruz

4) Elefantes nunca esquecem!, de Anushka Ravishankar, Christiane Pieper

3) Sombra, de Suzy Lee
Não sei se pode entrar nessa ¨categoria", mas precisava colocar esse livro no meu Top 3!

2) O que cabe num livro?, de Ilan Brenman, Fernando Vilela

1) Pedro, de Bartolomeu Campos de Queiróz


Histórias em Quadrinhos (Desde mangá a gibis da Turma da Mônica): 


10) A Busca, de Eric Heuvel, Ruud Van Der Rol e Lies Schippers

9) The Walking Dead, # 5 - The Best Defense
O melhor número de TWD, parei de ler no 20 e não sei quando volto :S

8) Koko Be Good, de Jen Wang

7) Fernando Pessoa e outros pessoas, de Gauzzeli, Davi Fazzolari  

6) Mônica - Nº 239 e Magali nº 347, de Maurício de Souza 

5) Solanin #1 e #2

4) Calvin e Haroldo - E Foi Assim Que Tudo Começou, de Bill Waterson

3) Black Hole - O Fim - Vol.2, de Charles Burns

2) Umbigo Sem Fundo, de Dash Shaw 

1) Black Hole - Introdução à Biologia - Vol. 1, de Charles Burns 



E você, me diz aí, quais foram as suas melhores leituras? 
Beijos

14 comentários:

  1. Gente, e eu não sabia que Christine era do King?? Nossa, eu adorava demais esse homem quando era adolescente, quero ler as coisas mais novas dele! Vou procurar o ebook de Christine, já que você gostou tanto. Holocausto e Vermelho Amargo são foda mesmo!
    Esse da Virginia eu tenho aqui, pretendo ler logo também!!
    Adoro seu gosto Maura, sempre conheço coisas novas com você. Eu tenho esses da Veronica Roth no kindle também, vou ler em 2014!
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, espero que ache o e-book, achei o livro sensacional!
      <3
      Depois me diz se gostou dos livros da Roth, pirei no primeiro volume mas desanimei em continuar (séries, trilogias não são comigo), mas quero ler os outros esse ano também!

      Beijão, querida!

      Excluir
  2. Maura,
    Tive essa mesma sensação, de que gostei de muitos livros, mas poucos entraram na minha lista de melhores de todos os tempos.
    Vendo sua lista, percebo que preciso ler outros livros do Moacyr Scliar, do King (principalmente Christine) e que tenho Holocausto Brasileiro e Hugo Cabret me aguardando...
    Ah, e achei Os Livros que Devoraram meu Pai fofo demais! E quero ler os 2 Solanin :)
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não estou só com essa sensação, demorei até pra fazer essa lista porque estava sentindo isso, li tanto, gostei de muitos mas poucos foram os melhores.
      Leia Christine! <3
      Hugo Cabret *.* Você irá adorar, e Sonalin é muito bom, também achei fofo Os livros que devoraram... :)

      Beijão!

      Excluir
  3. Que mais livros emocionem você em 2014, Maurinha! Você merece ;)
    Eu nunca faço lista de melhores porque, como a Dori, só lembro dos últimos três livros que li, hi hihi - começo a entrar em crise por não ter lido o suficiente (que é como o horizonte, eu sei).
    Enfim, sua lista está muito digna! Pedro Bandeira \o/ Vermelho Amargo lerei em 2014 e seus quadrinhos...que lindos, planos para ler todos também!
    Não sabia que você era uma menina do YA? Fiquei com medo de "Estilhaça-me", mas se entrou para seu top 10, vou dar uma chance com certeza.
    PS: Eu também sou uma menina do YA! o/
    Feliz 2014!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba!!! Desejo o mesmo para você *.*
      De uma chance para Estilhaça-me, foi uma das primeiras leituras do ano e eu gostei bastante na época :)
      Sou uma menina do YA que lê pouco YA, haha, esse ano quero ler mais desses livros o/

      Feliz 2014!

      Beijos, querida!

      Excluir
  4. Hugo Cabret é lindo.
    Quero muito ler Divergente, mas agora fica pra 2014.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, espero que leia e goste de Divergente, Carissa!

      Beijos!

      Excluir
  5. Maurita, que variedade boa!!!
    Esse do Sparks foi o primeiro dele que li e lembro que chorei horrores e gostei muito tb, ganhei de uma amiga querida e é o único dele que tenho. Preciso ler Vermelho e Amargo e a HQ Umbigo sem fundo... Alias, preciso ler muuita coisa, eando louca por esse do Afonso Cruz também!!! rs

    Xerinhos, lindeza, e que 2014 seja um ano cheio de coisa boa na sua vida, prosperidade e muitos livros lindos e leituras maravilhosas!!! ;o)

    Xerinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, obrigada, te desejo em dobro os votos *.*

      Esse do Sparks acabei dando para uma ex-aluna, ia comprar outro mas acho que não vou reler tão cedo, então quando bater a vontade de reler algumas partes, procuro em e-book, hehe ;~
      Ah, espero que leia Vermelho Amargo, Umbigo sem Fundo e o do Afonso Cruz e que goste :DDD

      Beijão, querida!

      Excluir
  6. Gostei da sua lista dos melhores do ano! “Solanin” entrou na minha lista de 2012. Mangá sensacional! Nossa, chorei muito no 2ª volume. Infelizmente não consegui ler “Vermelho Amargo” em 2013, mas de 2014 não passa. “Umbigo Sem Fundo” também vai entrar nos meus melhores de 2013. Excelente essa HQ! Maura, tenho muita vontade de ler “A Invenção de Hugo Cabret”. O livro segue a mesma linha que o filme?
    Maura, que seu 2014 seja repleto de bons momentos e realizações!
    Beijos e abraço do urso! \o/
    P.S.: realmente é um desafio não comprar nenhum livro durante um ano. Boa sorte! (...) Sinceramente, acho que você vai ceder, rs *oh amiga boa >_<*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu, eu fiquei transtornada com o fim do primeiro volume, além de muito triste :|
      Ó, leia, Hugo Cabret, viu?! Quero ver o filme, como não assisti ainda pelo que vejo dos trailers acho que ficou bem fiel ao livro :)

      Desejo o mesmo para você, Lulu!

      Ah, Lulu, HAHAHA, obrigada, acredito que também cederei... Vamos ver no que dará! :~~

      Beijão!

      Excluir
  7. Doida pra ler Vermelho Amargo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!