6 de novembro de 2013

Novembro e Dezembro nas Bibliotecas: Exposições e Teatro

"Exposições

Programação de novembro e dezembro de 2013

Ler e Escrever com Anne Frank
A exposição ‘Ler e Escrever com Anne Frank’ foi projetada para estudantes com idades de 9 a 15 anos e centra-se na Anne Frank escritora, sem perder de vista a sua vida, sua família e o contexto histórico, para que temas como a discriminação e o preconceito sejam discutidos. As crianças em pré-alfabetização também participam da exposição com desenhos referentes à história de vida da escritora juvenil. 
Até 20 de dezembro 
De 2ª à 6ª feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 16h  - Biblioteca Anne Frank

Eletricidade – a energia move o mundo
Trata as várias transformações de energia presentes no dia a dia do visitante. Com equipamentos interativos que elucidam os conceitos físicos abordados, os visitantes são convidados a explorar as transformações, propriedades, transferências e as diversas fontes e formas de energia, relações com o ambiente, assim como os problemas sociais e ambientais relacionados à geração de energia, sua distribuição, consumo e desperdício.
Abertura com roda de conversa a respeito do tema no dia 4 de novembro às 10h30
De 2ª à 6ª feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 16h - Biblioteca Mário Schenberg 

Exposição de Fotografias sobre jovens músicos do Butantã
Exposição de fotografias, textos e vídeo contando a história da Orquestra de Cordas Dedilhadas Clarice Ferraz Wey, mostrando o início deste trabalho musical na biblioteca e contando o trabalho desenvolvido com jovens do bairro do Butantã e região, despertando o interesse e conhecimento da música, e desenvolvendo entre os jovens a habilidade para tocar instrumentos musicais.
De 30 de novembro a 20 de dezembro
De 2ª à 6ª feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 16h - Biblioteca Camila Cerqueira César
África
Inspirado na luta contra o extermínio e as privações impostas ao povo de origem africana no Brasil e comemorando o dia da Consciência negra, Edmilson Q. Reis expõe peças artísticas bidimensionais e tridimensionais que fazem a alusão ao universo negro. As peças artísticas tentam penetrar no universo milenar africano buscando traduzir de maneira plástica e subjetiva todos os conceitos que permeiam o mesmo
Dia 21 a 28 de novembro
De 2ª à 6ª feira das 9h às 18h e sábados das 9h às 16h - Biblioteca Paulo Duarte
Visagens visões comuns, visões sublimes
Exposição composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca. 
De 2ª a 6ª feira das 10h às 19h e sábado das 9h às 16h - Biblioteca Belmonte

Diálogos entre técnicas e gerações - produção de xilogravura dos alunos da Belmonte
Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artistas Valter Eduardo e Ezequiel. Sala de Oficinas.
De 2ª a 6ª feira das 10h às 19h e sábado das 9h às 16h - Biblioteca Belmonte 

Eu, Lobato
A exposição retrata passagens vividas por Monteiro Lobato durante seus 66 anos. São painéis biográficos, objetos de uso pessoal e livros escritos e editados por ele, mostrando sua importância nos cenários literário, econômico e político brasileiro.
De 2ª a 6ª feira das 8h às 18h, sábado das 10h às 17h e domingo das 10h às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato"


"Teatro nas Bibliotecas

Programação de novembro e dezembro de 2013
Sonhatorio
Sonhatório
Com a Cia Truks
Em um hospital psiquiátrico, três homens chegam ao refeitório para a hora do almoço. Como a comida demora a ser servida, eles buscam um meio de esquecer a fome e fazer o tempo passar. Na peça, com Direção de Henrique Sitchin, guardanapos, copos, pratos, bacias, panelas, panos, sacos de lixo e garrafas plásticas se transformam são transformados em criaturas vivas pelas mãos dos manipuladores. 50 min. Livre
Dia 9 de novembro às 16h – Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 10 de novembro às 15h – Biblioteca Viriato Corrêa 
Dia 17 de novembro às 11h – Biblioteca Cora Coralina
Dia 23 de novembro às 11h – Biblioteca Belmonte
Dia 24 de novembro às 11h – Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 30 de novembro às 14h – Biblioteca Mário Schenberg


O que é H2O?O que você sabe sobre H2O?
Com Mad Science
Os pequenos vão aprender as propriedades da água, os seus três estados e a importância de preservar o recurso. Cientistas também farão experimentos como bolhas de sabão cheias de gás carbônico para demonstrar a sublimação, fenômeno em que uma substância muda do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. As crianças poderão subir ao palco e ajudar nas experiências. 50 min. Livre.
Dia 9 de novembro às 11h – Biblioteca Belmonte
Dia 10 de novembro às 11h – Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 13 de novembro às 14h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato 
Dia 16 de novembro às 14h – Biblioteca Mário Schenberg 
Dia 17 de novembro às 11h – Biblioteca  Padre José de Anchieta 
Dia 23 de novembro às 16h – Biblioteca Hans Christian Andersen 
Dia 24 de novembro às 15h – Biblioteca Viriato Corrêa 

Fumar Nem Pensar 
Com Mad Science
O show “Fumar Nem Pensar” é uma abordagem educativa e divertida para ajudar as crianças a fazer escolhas saudáveis ao entrarem em contato com "a ciência por trás do uso do tabaco”. 
50 min. Livre.
Dia 6 de novembro às 14h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Superpoderes
Superpoderes dentro da gente
Cia. Vento de Inventar
Próprio para o universo infantojuvenil, conta a história de uma menina que quer descobrir quais são seus ‘superpoderes’. Um espetáculo que mistura música e teatro com dinamismo e interatividade com o público, num formato de aula-show. O tema, além de motivo para os jogos musicais, oferece mecanismos para o público lidar com seus próprios sentimentos, levando cada um a refletir sobre suas próprias aptidões, qualidades e poderes: os que cada um já possui, e os que deseja desenvolver. 
50 min. Infantil.
Dia 7 de novembro às 9h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Chapeuzinhos coloridos
Com o Núcleo Cênico Projeto BaZar
As histórias de Chapeuzinhos Coloridos começam como o "era uma vez..." de todos os bons contos de fadas. Mas se as fábulas clássicas serviam apenas para ensinar e divertir, as histórias do livro de Torero e Pimenta, que inspiraram este espetáculo, querem estimular a imaginação dos pequenos espectadores. E se o chapeuzinho de Chapeuzinho Vermelho não fosse vermelho? E se o Lobo fosse bonzinho? E se houvesse um romance entre o Caçador e a Mãe? E se tudo fosse um plano diabólico da Avó? Em Chapeuzinhos Coloridos a heroína pode ser uma menina que sonha em ser famosa, outra que é caçadora, ou ainda outra que adora comer (e seu prato preferido é bisteca de lobo). São seis meninas diferentes e divertidas, interpretadas por atores (homens) que convidam o público a inventar a sua própria maneira de ir pela estrada afora. Uma única atriz interpreta a Chapeuzinho Vermelho, costurando uma narrativa divertida.
Dias 8, 22 e 29 de novembro às 15h – Biblioteca Cassiano Ricardo
Dias 6 e 13 de dezembro às 12h – Biblioteca Cassiano Ricardo

Condição de Vida 
Com Cia. Alagba´s de teatro
Monólogo que retrata a história de um homem, já na velhice, desnudando sua vida, numa noite, em um momento de reflexão sobre tudo o que passou. Ao meditar sobre a sua caminhada na profissão, no ambiente familiar e social, vê-se apenas só e pobre, pondo em questão todos os fracassos, vitórias, alegrias, mentiras, tristezas e o abandono, tendo um final surpreendente.
Dia 21 de novembro às 19h30 – Biblioteca Belmonte


Núcleo Cênico ProjetoBaZarSexo Verbal- Sacanagem não é o que fazemos na cama, é o que fazem conosco!
Com Núcleo Cênico ProjetoBaZar
A sexualidade humana com base no universo literário. Cada personagem apresenta
sua história e abre um diálogo com o público, usando palavras, imagens e expressões corporais.80min. Para maiores de 18 anos
Dia 22 de novembro às 19h30 – Biblioteca Cassiano Ricardo


Denise StoklosVozes Dissonantes
Com Denise Stoklos
O espetáculo solo discorre sobre brasileiros que levantaram suas vozes a favor de mais solidariedade no país através desses cinco séculos de história. Aborda expressões de filósofos, estetas, políticos, poetas, de figuras como Padre Antônio Vieira e José Bonifácio, textos de Euclides da Cunha e outros que nos inspiram, com sua coragem autoral, a criação de novos rumos para uma sociedade ainda tão jovem e plena de futuro. As senhas serão distribuídas com 1h de antecedência e após a apresentação, a consagrada atriz participa de um bate-papo com o público. 65 min. Para maiores de 14 anos
Dias 27 e 28 de novembro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Histórias na garrafa
Grupo TIMOL - Teatro Infantil Monteiro Lobato
Com roteiro de Wesley Mendonça e direção de Valéria Lauand, o TIMOL traz este ano a história de uma tripulação pirata que está em busca de um tesouro. Só não sabem que esta busca será bem mais difícil do que pensam...
Ensaio geral aberto ao público: Dia 21 de novembro às 15h30h 
Estreia: Dia 22 de novembro às 20h
Apresentações: 
Dias 23, 24 e 30 de novembro às 16h
Dia 28 de novembro às 15h30 e 20h 

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
                            
BuZum!
Buzum
BuZum! é um projeto idealizado por integrantes da Cia. Pia Fraus, em que um ônibus fica encarregado de levar espetáculos teatrais a porta das escolas, creches, casas. A próxima parada é a biblioteca mais perto de você! Confira a programação:
Buzum Mundo Portugues
Mundo Português
O espetáculo conta de maneira bem humorada o caminho da língua portuguesa pelo mundo, sua expansão pela Ásia, África e América do Sul. Em um ambiente intimista, com o uso de bonecos e um texto dinâmico, crianças e professores descobrem a presença de expressões e palavras africanas na língua portuguesa, de alimentos e plantas indígenas na cultura brasileira e que a tão comentada Globalização já começou há séculos. Os bonecos saem das páginas de um enorme livro para ilustrar os caminhos feitos pelos portugueses em busca de novos territórios e especiarias e é claro, sua chegada ao Brasil.
Mundo Português resgata nossas origens, e ressalta a importância de saber de onde viemos e como se deu nosso processo de colonização, é a aproximação da nossa cultura. 20 min. De 5 a 10 anos.
Horários das sessões: 10h10, 10h40, 13h, 13h40, 14h20, 15h
Dia 9 de novembro – Ponto de Leitura Vila Mara
Dia 23 de novembro – Ônibus-biblioteca Roteiro Ponte Rasa. Z. Leste
Dia 26 de novembro – Biblioteca do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Buzum Filhotes
Filhotes Do Brasil
A ideia central do espetáculo Filhotes do Brasil é a relação dos pais com seus filhotes, tanto entre os animais como entre os seres humanos, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Os quadros do espetáculo apresentam histórias que revelam diferentes facetas a partir dessa situação. A peça começa com uma família indígena, cujo chefe conta aos pequenos indiozinhos diversas lendas e contos sobre animais. Assim, passam pelo palco esquetes com diversos tipos de bichos, divididas em três planos: os rios, o ar e a terra. Desta forma, queremos retratar a relação dos animais com os seus filhotes e colocar as crianças em contato com a relação de sobrevivência na floresta Amazônica, habitat escolhido para ambientar o espetáculo.
O diferencial do espetáculo vem com a construção dos bonecos – todos feitos de material orgânico, como cabaças, peneiras, buchas vegetais etc. 20 min. De 3 a 10 anos.
Horários das sessões: 10h10, 10h40, 13h, 13h40, 14h20, 15h
Dia 14 de novembro – Biblioteca Pedro Nava 
Dia 18 de novembro – Biblioteca Mário Schenberg 
Dia 27 de novembro – Ônibus - biblioteca Roteiro Jardim Damasceno. Z. Norte 
Dia 28 de novembro – Ônibus-biblioteca Roteiro Jardim Sarah. Z. Oeste
Dia 29 de novembro – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Vale Encantado
O Vale Encantado do Paraíba
Com o Grupo Piraquara 
Espetáculo inspirado nas danças e músicas que nasceram da mistura das culturas indígenas, afro e européias, acontece dentro de uma comunidade fictícia. A Dança de São Gonçalo, o Jongo, a Catira e o Moçambique são algumas danças e folguedos mostrados e tendo como pano de fundo algumas lendas como a da Noiva do Banhado, do Corpo Seco, do Túnel do Banhado e outras manifestações populares.  
Dia 7 de dezembro às 11h – Biblioteca Belmonte 
Cabeça Oca
Cabeça Oca
Com a Cia Talagadá
Cabeça Oca é uma metáfora às atitudes desprovidas de razão. Trata-se de um espetáculo híbrido que, além de bonecos, é concebido por elementos visuais e performáticos. Por meio de poéticas visuais, transita entre o real e o imaginário em cenas criadas independentemente, porém dialogando entre si numa estética influenciada pelo expressionismo, mas que se identifica diretamente com o surrealismo, nas quais algumas das maiores adversidades nas relações humanas, tais como a opressão, violência, intolerância, preconceito e alienação são tratados de forma onírica. Assim, o existencialismo é inevitável, e neste sentido estabelece um paradoxo, pois, por meio de um boneco oco, busca-se resgatar justamente aquilo que o homem foi perdendo em sua existência - a essência. Para maiores de 16.
Dias 13 e 14 de dezembro às 20h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato"


A exposição que mais quero conferir é "Ler e Escrever com Anne Frank".
E você, que mora em Sampa ou estará na cidade até dezembro, vai conferir alguma? 

Beigos!

Postagem programada, pois sumirei por um tempo... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!