20 de outubro de 2013

TAG: Mapa-Múndi

Vi essa Tag no blog da Michelle e achei a ideia ótima. Criada pela Claire Scorzi a tag consiste em "formar o mapa-múndi a partir dos autores e seus livros" que temos em nossa estante.  
Todos os livros que mostro ainda não foram lidos, acho que em 2014 vou me desafiar a lê-los. Ah, com exceção de Gênesis e Adivinha Quanto eu Te Amo (e Noturno e a Trilogia Fronteiras do Universo, que só lembrei agora) que já foram lidos... Quer saber de quais países e continentes são os seus autores? Embarque comigo nessa volta ao mundo pelos livros!

Imagem daqui.
ÁFRICA
Me surpreendi ao perceber que havia três escritores de Angola: Valter Hugo Mãe, Ismael Mateus e José Eduardo Agualusa, sempre me confundia com a nacionalidade dos três, achava que Agualusa era moçambicano e Mãe português... '.'


África do Sul: Cotoco, de John van de Ruit;
Angola: Laços de Sangue, de Ismael Mateus;
Guiné: O menino negro, de Camara Laye; 
Moçambique: O Último Voo do Flamingo, de Mia Couto;


AMÉRICA
Escritores norte-americanos dominam a estante, já latino-americanos são bem pucos...  Ah, no México coloquei o Del Toro, nascido em Guadalajara, que escreveu com o Chuck Hogan (acho que ele é americano) Noturno, acho que não tem problema, rs. 
Já os brasileiros... Posso ter uma quantidade absurda de livros de estadunidenses mas a nossa terrinha está bem representada, escolhi para representar o lindo Brasil... O lindo Machado de Assis :)

Argentina: O livro de areia, de Jorge Luis Borges;
Brasil: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;
Canadá: A Vida de Pi, de Yann Martel;
Chile: Estrela Distante, de Roberto Bolaño;
Colômbia: Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez;
Estados Unidos: Cosmopólis, de Don DeLillo;
México: Noturno, de Guillmermo Del Toro e Chuck Hogan e 
Peru: Travessuras de Menina Má, de Mario Vargas Llosa. 

ÁSIA
Fiquei surpresa negativamente ao perceber que tenho pouca literatura asiática... :( 
A Rússia é o país com mais representantes: Nabokov, Dostoiévski e Tolstói.


Afeganistão: O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini
Índia: Os versos satânicos, de Salman Rushdie
Japão: Um Grito de Amor do Centro do Mundo, de Kyoichi Katayama,  
Rússia: Anna Karenina, de Liev Tolstói;
Turquia: O palhaço e sua filha, de Halide Edip Adivar.

EUROPA
O país com mais representantes da Europa são Espanha (Tenho mais de um do García Lorca, Javier Moro) Portugal (Camões, Saramago e Lobo Antunes) Inglaterra (Jane Austen, J.K Rowling domina!), e achei bastante franceses na estante também.


Alemanha: A História Sem Fim, de Michael Ende;
Escócia: Trainspotting, de Irvine Welsh 
Espanha: Sonetos de amor obscuro e Divã de Tamarit, de Federico García Lorca
França: A mulher desiludida, de Simone de Beauvoir
Itália: As Crônicas do Mundo Emerso, de Licia Troisi;
Inglaterra: Trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman;
Irlanda do Norte: Adivinha Quanto eu Te Amo, de Sam McBratney;
Noruega: Vita Brevis, de Jostein Gaarder;
Portugal: A viagem do elefante, de José Saramago;
República Tcheca: Cartas a um jovem poeta, de Rainer Maria Rilke;
Romênia: A profecia das pedras, de Flavia Bujor e 
Ucrânia: Ficção Completa, de Bruno Schulz.

OCEANIA
Achava que não encontraria nem um representante da Oceania... Mas estava enganada, há dois escritores desse continente em minha casa :)

Austrália: O navegante, de Morris West e 
Nova Zelândia: Gênesis, Bernard Beckett.


Já leu alguns desses livros? 
Me diz aí, a sua estante possui escritores dos cincos cantos do planeta? 

Beigos!

12 comentários:

  1. nossa, que tag legal. Vou fazer :DD
    mas tem que ser livros apenas lidos ou qualquer um da estante O.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é bem legal mesmo.
      Não, acho que não precisa, pra falar a verdade... Eu só escolhi livros que não li (com exceção de 2) ;D

      Beigos!

      Excluir
    2. Adorei essa tag!
      Ainda não li Cotoco, mas pretendo. E me interessei pelos títulos dos livros asiáticos, rs

      Excluir
    3. Ela é bem legal, né, Paty!? :D
      Depois me diz o que achou de Cotoco, quero lê-lo em breve :)

      Beigos!

      Excluir
  2. Nossas estantes são bem parecidas quanto aos escritores da Oceania e da América Latina (viva a coleção da Folha!...rs). Eu também estou pensando em finalmente tirar das prateleiras e ler os livros que selecionei para essa tag. 2014 que me aguarde!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, essa coleção da Folha me ajudou a não fazer feio... Já pensou não ter nem um da América Latina, além dos brazucas? D: AHAHA
      Acho que vou me desafiar a ler esses livros ano que vem, Mig, vamos, vamos, vamos?

      Beigos!

      Excluir
  3. Que lindo!
    E você respondeu *sorrindo de orelha a orelha*
    Obrigada!
    Sem falar que me deu mais vontade de lotar minhas estantes com mais coisas da África, Ásia, e mais uns europeus de países cuja literatura ainda desconheço ;)

    Claire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claire, gostei bastante de responder a tag, então deixo o meu obrigada aqui também :D
      Também fiquei com muita vontade de adquirir mais livros, ou ler emprestado na biblioteca mesmo, de autores da África, Ásia que conheço tão pouco, e de nossos vizinhos de continente também!!!

      Beigos!

      Excluir
  4. Também pensei que não tivesse nada da Oceania, mas também tenho um livrinho do Sr. Morris West :D
    E gostaria de ter mais livros de autores latino-americanos #garotafrustrada
    beijo
    Maira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maira, que legal, fiquei até animada em ler o livro do sr. West que estava abandonado aqui na estante, rs.
      Eu também gostaria de ter mais ou pelo menos, ler mais autores latinos que eu só comecei a conhecer mais esse ano :)

      Beigos!

      Excluir
  5. Adorei suas respostas, Maura. Principalmente a parte da Ásia, que eu conheço tão pouco.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *.*
      E eu adorei as suas respostas, Michelle, fiquei animadíssima em responder a tag após lê-la, e fiquei ainda mais empolgada em conhecer os autores apresentados nela que conheço pouco, ou quase nada :(

      Beigos!

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!