3 de outubro de 2013

Em outubro nas bibliotecas: Encontros, Palestras, Cursos e Oficinas

"Encontros e Palestras

Programação outubro de 2013
Bibliocamp

Evento não acadêmico reúne bibliotecários e demais profissionais que atuam em bibliotecas para um bate-papo a fim de trocar experiências e compartilhar projetos. Inscrições na Biblioteca
Dia 5 de outubro das 9h às 16h Biblioteca Alceu Amoroso de Lima

Palestra: 1, 2, 3 e já: O arrepio vai começar... (Semana da criança na Hans)
Com Tatiana Felix (Pedagoga, contadora de histórias e atriz)
A palestra vai abordar os temas: O que são contos de terror; O terror em várias culturas; Posso trabalhar contos de terror com as crianças? em que idade?; O politicamente correto nos contos de terror; A fascinação que as crianças tem pelos contos.
Dia 8 de outubro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Dia da Brincadeira
Com Piá e Funcionários da Biblioteca
Em comemoração ao Dia da Criança, teremos um dia inteiro de jogos e brincadeiras para serem compartilhados. Livre
Dia 9 de outubro às 9h30 e às 14h – Biblioteca Narbal Fontes

Uma noite na biblioteca  
Uma noite na Biblioteca com muita diversão! O evento destina-se a crianças entre 6 e 10 anos e tem como objetivo proporcionar uma experiência diferente: ao longo da noite estão programadas várias atividades como Caça ao Tesouro, Cama de Livros, Contações de Histórias e exibição de um filme infantil. Os participantes serão acompanhados por funcionários da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato com formação específica. As crianças devem levar colchonete, cobertor, travesseiro, pijama, escova de dentes, pasta dental, toalha pequena, pente, documento pessoal e jantar previamente. As inscrições são limitadas a 30 crianças.
Dias 11 e 12 de outubro das 21h às 8h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Lançamento do livro ‘Souto - o passarinho que vivia preso’, (Semana da criança na Hans)
Autora Káttia Baroni
Um pássaro que antes mesmo de nascer já tinha sido aprisionado em uma gaiola para alegrar Pedrinho. O livro parece uma sanfona, o que constrói a ideia de liberdade ao longo da leitura. Durante o lançamento, a escritora e poetisa realizará mediações de leitura e contação de sua própria história. 
Dia 11 de outubro às 10h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Semana das Profissões
A Biblioteca Pública Padre José de Anchieta, com o propósito de despertar nos jovens vestibulandos o interesse por temas referentes à escolha de uma profissão, e aos demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho, promoverá palestras sobre as diversas áreas do conhecimento, tais como: Serviço Social, Biblioteconomia, Tecnologia da Informação, Pedagogia, Jornalismo, Eventos, Administração, Direito, Arte entre outras, também serão divulgadas as oportunidades de emprego oferecidas na região metropolitana de São Paulo.  
Dias 14, 15, 16, 17 e 18 de outubro às 10h e  às 14h – Biblioteca Padre José de Anchieta 

Acampadentro
Uma noite com atividades de leitura e brincadeiras, elaboradas sob as temáticas dos contos infantis. As crianças participantes são protagonistas de suas histórias favoritas, acompanhadas e supervisionadas pelos arte-educadores do PIÁ -Programa de Iniciação Artística e funcionários da Biblioteca Hans Christian Andersen. Para participar é necessário levar roupa de dormir, escova e pasta de dente.
Dias 25 e 26 de outubro das 20h às 7h – Biblioteca Hans Christian Andersen"


"Cursos e oficinas

Programação de outubro de 2013
Violão para terceira idade
Com Chico Neto

O músico e compositor paraibano desenvolveu uma metodologia de ensino de violão, aplicada durante anos em Osasco, onde dirige a Orquestra de Violões da 3º Idade. Os participantes não precisam ter contato anterior com o instrumento. 
Inscrições diretamente na biblioteca. Vagas limitadas.
As 4as feiras de 2 de outubro a 18 de dezembro das 14h às 17h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Capoeira 
Com Mestre 22 e Quati. 
O grupo Cativeiro resgata a dignidade cultural através do jogo, da dança e da ginga, ensinando aos praticantes a resistência, a persistência no modo de enfrentar o mundo com respeito. Aulas de Maculelê, contos afros e história da Capoeira. Para maiores de 5 anos
As 3as, 4as e 6as feiras de outubro às 18h - Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro

Dança Sênior 
Judith Toyoko Ueno
Oferece através de ritmos africanos exercícios para a terceira idade, expressão corporal para correção de postura e prevenção de doenças degenerativas. Adulto e terceira idade

Oficina de artesanato
Com o Profa. Andréia Mendes Florez 
Aplicação de patch apliquê em tecido entre outras técnicas.
As 4as feiras de outubro às 9h – Biblioteca Paulo Setúbal

Dança Feminina  
Com Gislaine Ferrigno
Dança feminina para terceira idade, com participantes do Grupo Esperança. 
As 4as feiras de outubro às 13h30  Biblioteca Amadeu Amaral 

Introdução às Flautas Andinas 
Com Ademar Farinha
A oficina busca sensibilizar os participantes para o conhecimento da diversidade cultural dos países da América do Sul e sua interação com a cultura brasileira. A partir da música e do aprendizado das flautas, os alunos irão conhecer os ritmos, o folclore, tradições e manifestações populares de outros povos latino-americanos. De 12 a 18 anos
As 4as feiras de outubro às 14h  Biblioteca Adelpha Figueiredo 

Oficina de Cinema
Responsável: Plínio Meirelles
Trabalho em parceria com a ONG SASF (Serviço de Assistência Social à Família), propõe, através de um curso de roteirização, provocar um olhar diferenciado, especializado na concepção e análise de uma obra cinematográfica, a pensar e fazer uma reflexão sobre situações cotidianas. A construção de um olhar crítico sobre o “em torno” que vivemos.
As 4as e 6as feiras de outubro às 14h – Biblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro

Artesanato 
Com Silvana Carvalho
Pesquisa traços e de origens afros, tear, crochê e confecção de mantos com motivos africanos. Livre

Projeto Boi-Bumbá 
Responsável: Joyce Rodrigues Walendy, Artes Cênica, USP
Oficina que tem como objetivo desenvolver o improviso cênico através de jogos teatrais, músicas, danças e brincadeiras que envolvam o universo do Bumba-meu-boi a fim de, através dessa linguagem lúdica, conhecer e refletir sobre uma das tradições mais difundidas no Brasil, assim como sua importância na formação cultural brasileira. Jovens e adultos.

Xilogravura
Com o Profº Valter Eduardo
A oficina trabalha a expressão plástica em xilogravura, manifestação artística muito associada à literatura de cordel. Trata-se da criação de imagem em madeira e aplicação para o papel. A atividade conta com aulas teóricas e práticas.  
Aos sábados de outubro às 9h – Biblioteca Belmonte

Dança do Ventre 
Com Ainê Aymelek.
O corpo como expressão da poesia através da manifestação da sensibilidade e o ‘ventre’, que traduz a origem de todo encantamento. Representações Culturais do norte Africano. Vertentes: Dança Zaar –Norte da África, Aula Tribal, Dança do Ventre Clássica e Moderna, Dança do Chá – Marrocos, Dança Hagallah – Líbia, Dança Gawazze – Egito. Para maiores de 5 anos

Teatro para Jovens e Adultos
Com o Grupo A Ordem do Caos
Oficinas teatrais com o princípio do "teatro de alma". As turmas têm duração de 8 a 9 meses, com o objetivo de desenvolver o lado cênico e suas técnicas, como: interpretação, dicção, posicionamento e vocalização. Além de produção, iluminação e sonoplastia que são temas abordados por conhecedores da área. As teorias do teatro, a pesquisa e estudo são amplamente estimulados. Trabalha-se, também, com a desinibição, ideal para quem deseja perder a timidez e o medo de falar em público. Para maiores de 16 anos

Projeto Escrevivendo: Básico II
Por Karen Kipnis 
O objetivo da oficina de leitura e escrita é desmistificar o ato de escrever, tornando os autores/ leitores críticos de seus próprios textos. A partir da leitura do ensaio "Meu roteiro sentimental da cidade de São Paulo" (1967), e de reportagens sobre bairros de São Paulo do livro Cosmópolis (1962), ambos escritos pelo poeta e jornalista Guilherme de Almeida, esta oficina terá como objetivo a produção de ensaios e crônicas sobre nossa cidade.
As 2as feiras de 14 de outubro a 2 de dezembro das 19h às 22h  Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Só dá Água
Com Mad Science
Nesta oficina as crianças vão descobrir um lado divertido, científico e, claro, molhado da água e suas propriedades. Com experiências mãos na água - ops, mão na massa - sobre densidade, os estados físicos da água e suas incríveis propriedades de coesão e aderência, as crianças verão que há muito ainda a descobrir no mundo do H2O!
Dia 18 de outubro às 14h – Biblioteca Raul Bopp
Oficina de Teatro do Oprimido
Com o Grupo Teatral Mata!
Oficina de teatro a partir da aplicação de técnicas de Teatro do Oprimido, sistema criado por Augusto Boal. 
Dias 19 e 20 de outubro das 16h às 19h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato 

Oficina de Pífanos
Com Luciano do Pífano
Venha confeccionar e tocar seu próprio pífano. Em duas sessões da oficina, além do contato com a arte brincante, os participantes confeccionarão seu próprio instrumento com materiais reciclados, aprenderão sobre sua origem e como tocar músicas populares com ele.
Dia 26 de outubro às 10h e às 13h30 –Biblioteca Belmonte

Projeto Kizomba
Segue o modelo do Grupo Olodum da Bahia
Laboratório de cantos afros, cantos de maculelê e hinos de capoeira.

O mar está pra peixe 
Com Mad Science
Os participantes terão a oportunidade de descobrir habitats oceânicos com experiências sobre a água do mar e suas propriedades únicas. Eles vão identificar criaturas que habitam os oceanos e algumas das características que os tornam capazes de ter uma vida aquática. Com atividades práticas e demonstrações interativas eles irão explorar o mundo dos oceanos e descobrir a variedade de vida que existe sob as ondas.
Dia 30 de outubro às 14h –Biblioteca Mário Schenberg 

Música Vocacional

As 3as e 4as feiras de outubro às 15h –Biblioteca Paulo Duarte
Com Ronalde Monezzi Para maiores de 14 anos
As 4as feiras de outubro às 10h e 14h – Biblioteca Adelpha Figueiredo
Com Rodolfo Valente Para maiores de 14 anos
As 6as feiras de outubro às 11h e 15h – Biblioteca Belmonte
Com Miranda. Para maiores de 14 anos
As 5as feiras e sábados de outubro às 14h – Biblioteca Álvares de Azevedo


Teatro Vocacional
Com Emilia Faganiello Para maiores de 14 anos
As 6as feiras e sábados de outubro às 14h – Biblioteca Álvares de Azevedo
Com Vânia Terra Para maiores de 14 anos 
As 2as feiras e sábados de outubro às 14h – Biblioteca Belmonte
Com Raquel Anastásia Para maiores de 14 anos 
Aos sábados de outubro às 9h30 e às 13h – Biblioteca Afonso Schmidt


Xadrez 
Com José Alberto Batista Mendes. Para maiores de 10 anos 
As 4as, 6as e sábados às 14h – Biblioteca Paulo Setúbal
Com José João dos Santos. Livre
Aos sábados de outubro ás 10h – Biblioteca Amadeu Amaral"

Fonte: Sistema Municipal de Bibliotecas


Confira Agenda Completa de Outubro das Bibliotecas!
E Aproveitem ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!