12 de outubro de 2013

Dia Nacional da Leitura

Hoje, 12 de outubro, comemora-se "Dia Nacional da Leitura" então decidi trazer o conteúdo do Instituto EcoFuturo sobre a data:                                                                                                                






Todo dia é dia de ler
"As pessoas não sabem o tempo e o esforço necessários para aprender a ler. Eu venho tentando há oitenta anos e ainda não posso afirmar que tenha conseguido."Goethe

"Todo Dia é Dia de Ler


Ler inclui, recria, expande, ensina, transforma, constrói, promove cidadania. Saber  ler é a base   que  sustenta  todas  as demais. Quem lê se torna dono da sua própria história e participa da construção de histórias coletivas.

Para compartilhar e envolver a sociedade brasileira sobre os caminhos que efetivam uma cultura de leitura, o Instituto Ecofuturo trabalhou intensamente desde 2006 para a criação do Dia Nacional da Leitura.

Para aprender a ler, é preciso ter a companhia amorosa e intensa de um adulto educador desde a primeira infância. Para aprender a ler, é preciso ter acesso aos livros. Os caminhos para a formação do leitor começam em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, passam pelas escolas, pelas mãos dos professores, e se estendem às bibliotecas, com apoio permanente dos bibliotecários.

Leituras em casa, em escolas, em bibliotecas públicas e comunitárias, em parques, em livrarias... Todo dia é dia de ler, e muitos lugares podem e devem abrigar leituras e leitores. Como bem disse o escritor Goethe, aprender a ler é tarefa para toda uma vida.

Então, mãos à obra, porque:
Hoje pode ser o dia em que uma criança descobre o gosto pela leitura, e isso afetará o amanhã de todos, letra por letra, em grande escala, Brasil adentro, mundo afora."

"Lendo e promovendo a leitura de literatura,
com todos e para todos.

Promovendo o acesso de muitos a livros e literatura de qualidade. Em sua casa, em sua comunidade, no seu trabalho, com seus grupos de relacionamento, na escola, na biblioteca! Que a leitura faça parte de seu cotidiano e de todos os brasileiros!

Por que participar, 
por que ler todo dia?

Saber fazer uso da palavra é conscientizar e atuar. Quando a palavra está na ponta da língua, na ponta da caneta, na ponta do teclado, nos tornamos donos da nossa história."

"Saiba  como  você pode se tornar parte  deste movimento e transformar  a  leitura  em  um  ato  diário  para  todos  à  sua volta!" Clique aqui.

Na página sobre como participar promovendo a leitura diariamente para todas as pessoas há dicas para você, leitor ou professor, bibliotecário, mãe, pai, tia como participar :)

Ah, e também tem a biblioteca virtual do EcoFuturo
"Navegar pela leitura é uma viagem sem volta e sem fim. Na Biblioteca Virtual Ecofuturo você acessa gratuitamente os conteúdos que o Ecofuturo tem como referência sobre educação, sustentabilidade, leitura e literatura, que fundamentam os nossos projetos. 
Nesta página, estão todas as publicações produzidas pelo Instituto e um enorme e diversificado acervo de textos, filmes, bibliografia literária e obras de referência, documentários e sites cuidadosamente pesquisados e selecionados para ajudar o leitor a formar sua própria opinião sobre os mais diversos temas. Um universo de conhecimento reunido num só espaço para ler, baixar, ouvir, ver, se informar e – por que não? – se encantar."

A lição que a leitura nos ensina pode ser ainda,
como dizem muitos, a de que antes de pertencer
a este ou àquele território, somos seres humanos.
(Michèle Petit)


Excelente fim de semana para todos! 
Beigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!