1 de agosto de 2013

Desejo da Semana #6: MALCOLM X - Uma vida de reinvenções

Vontade de ler biografias de várias pessoas fodas, uma pena que as que me interessam não cabem em meu bolso... Nessas horas, a vontade de ter um cartão de crédito é forte, sabe, comprar e parcelar em dezenas de parcelas a perder de vista.
O livro desejado dessa semana é a biografia de Malcom X intitulada MALCOLM X - Uma vida de reinvenções e escrita por Manning Marable. 

Numerosas personagens compõem as metamorfoses sofridas por Malcolm Little, o franzino filho de uma família de negros pobres nascido numa pequena cidade do Centro-Oeste americano, até sua conversão decisiva em Malcolm X, o religioso muçulmano e incendiário combatente da revolução mundial que morreu como apóstolo da paz entre os povos. 
Antes de se tornar um interlocutor de guerrilheiros, intelectuais, teólogos e primeiros-ministros ao redor do planeta, o mártir pioneiro dos direitos civis nos Estados Unidos foi sucessivamente Homeboy, Jack Carlton, Detroit Red, Big Red e Satan; Malachi Shabazz, Malik Shabazz e El-Hajj Malik El-Shabazz. Esses nomes de sonoridades e sentidos tão contrastantes entre si indicam os rumos contraditórios assumidos pela vida de Malcolm até o encontro definitivo com o Islã, que o levaria ao ativismo político. Ladrão, agenciador de prostitutas e viciado em drogas na década de 1940, quando também conheceu os horrores da prisão, ele abandonou o crime para abraçar com sua oratória brilhante, amparada em leituras autodidatas e nos ensinamentos do Corão, uma luta sem quartel contra o racismo e a injustiça social.  
Entretanto, como demonstra Manning Marable, a mesma personalidade profundamente contestadora sempre esteve por trás das diversas máscaras sociais usadas por Malcolm. Numa narrativa minuciosa, o autor acompanha os passos desse gigante afro-americano ao longo de dezenas de cidades dos Estados Unidos, além das viagens à África, à Europa e ao Oriente Médio como porta-voz da revolta dos descendentes de escravos e dos direitos dos oprimidos. 
“[...] Uma obra de arte, um banquete que combina habilmente biografia, jornalismo investigativo e comentário político.” - The Washington Post

Taí, esse livro já está na lista de presentes que vou me dar de aniversário... Acho que mereço.
Alguém aí já leu?! Ou gosta de biografias?
Ah, e qual é o livro [ou livros] desejado da sua semana? ;D

Beigos!

4 comentários:

  1. Eu entrei de gaiata nessa de maratona... minhas férias acabaram e não tenho animo para nada, imagine ler um livro por dia kk...
    vou tentar ler alguns livros q tenho aqui tbm, vamos ver se consigo... bjus ;)

    ResponderExcluir
  2. Querooooo esse livro també, adoro a história do Malcolm X, bom pelo menos o filme e o que leio na internet .... aahh está na minha listinha de querências tb!
    bjos
    Melissa Padilha
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melissa, pelo que eu já li e assisti sobre o Malcolm também admiro/adoro a história de vida dele, foi foda o rapaz, simplesmente, rs.

      Beigos!

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!