6 de agosto de 2013

Agosto/2013: Teatro e Exposições nas Bibliotecas de SP!

"Teatro nas Bibliotecas

Programação de Agosto

Eu, Malasartes
Eu, Malasartes
Com Robson Santos
Diversas histórias e causos que revisitam as malandragens de Pedro Malasartes, herói picaresco do nosso Brasil, preferido da gente simples, que adora suas artes, quase sempre contra os mais ricos e poderosos. Vinga-se o popular da sua posição subalterna vendo o personagem sair sempre ganhando, por sua astúcia e por suas artes, dos que lhe são superiores. Uma espécie de Robin Hood sem armas.
Dia 3 de agosto (sáb), 11hBiblioteca Belmonte


A Matéria dos Sonhos A Matéria dos Sonhos
Com Prosa dos Ventos
Na trama, dois primos se encontram no sótão da casa de sua avó e nesta exploração do ambiente, descobrem caixas de brinquedos, objetos antigos e roupas. Nestas descobertas, os dois se aventuram em situações que enaltecem o lado imaginário e fantasioso de se brincar. 50 min. Para maiores de 4 anos.
Dia 4 de agosto (dom), 11hBiblioteca Padre José de Anchieta

Galinhas Aéreas
Galinhas Aéreas
Com Cia Linhas Aéreas
Duas galinhas, ainda jovens e inexperientes, tomam conta de um ovo, que é roubado por um morcego. O desespero toma conta da dupla, que agora precisa se organizar para recuperar o futuro bebê galináceo. 50 min. Livre.
Dia 4 de agosto (dom), 11hBiblioteca Cora Coralina
Dia 7 de agosto (qua), 14h30Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 10 de agosto (sáb), 11hBiblioteca Belmonte
Dia 11 de agosto (dom), 11hBiblioteca Álvares de Azevedo
Dia 17 de agosto (sáb), 14hBiblioteca Mário Schenberg
Dia 18 de agosto (dom), 11hBiblioteca Padre José de Anchieta
Dia 24 de agosto (sáb), 16h –  Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 25 de agosto (dom), 15hBiblioteca Viriato Corrêa

Um causo para Chico Mineiro Um causo para Chico Mineiro
Com Clownpiras
O espetáculo conta a história de um caipira que, depois de ouvir da professora que a lua é feita de queijo, sonha em chegar até lá, mesmo sabendo que se trata de um sonho quase impossível. Ao chegar numa Festa do Divina, em Goiás, Chico se depara com um desafio que finalmente o levará a realização do seu sonho. 50 min. Livre.
Dia 10 de agosto (sáb), 16hBiblioteca Hans Christian Andersen
Dia 11 de agosto (dom), 15hBiblioteca Viriato Corrêa
Dia 21 de agosto (qua), 14h30Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 24 de agosto (sáb), 11hBiblioteca Belmonte
Dia 25 de agosto (dom), 11hBiblioteca Álvares de Azevedo
Dia 31 de agosto (sáb), 14hBiblioteca Mário Schenberg

Casamento Futebol Clube
Casamento Futebol Clube
Com o Grupo Kainotomia
Em típico domingo, dia de jogo do Corinthians, os amigos Fernando, Ricardo, Douglas e Felipe se reúnem em um bar para depois irem assistir ao jogo na casa de Fernando. Enquanto isso, Natalia, esposa de Fernando, se reúne com as respectivas esposas dos homens em sua casa para ter companhia.
Depois de uma frustrante derrota de seu time, Fernando trata mal a sua esposa.
Com a raiva do momento, Natalia se reúne com as outras mulheres e juntas arquitetam uma vingança contra o machismo dos homens. Vingança essa que deixa os rapazes preocupados e com dúvidas que geram uma confusão divertidíssima.
Dias 11, 18, 24 e 31 de agosto (dom), 19hBiblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro

Um clique para a vida
Organização Associação Civil Anima e Projeto Anima Jovem
Será que nós realmente cuidamos da nossa saúde? De forma leve e descontraída a peça aborda os encontros e desencontros do cotidiano, e as inúmeras vezes que não percebermos os pequenos detalhes que podem nortear destinos. Uma colagem de histórias humorísticas sobre as diferentes fases da vida: nascimento, namoro, sexualidade, gravidez, saúde e prevenção, tendo como pano de fundo as relações humanas e as reflexões que eles provocam.
Dia 15 de agosto (qui), 19h30Biblioteca Belmonte
Dia 23 de agosto (sex), 14hBiblioteca Hans Christian Andersen
Dia 24 de agosto (sáb), 18hBiblioteca Álvares de Azevedo
Dia 25 de agosto (dom), 11hBiblioteca Cora Coralina

Atrás daquela porta
Com Ciabatta de Teatro
O espetáculo dramático musical traz alguns contos do livro homônimo em leitura dramática permeados por músicas, que dão clima especial às tramas da obra independente que será lançada no mesmo dia. Além disso, Marcos Lopes e os autores estarão autografando os livros durante todo o evento.
Dia 17 de agosto (sáb), 19h30Biblioteca Alceu Amoroso de Lima

E se as histórias fossem diferentes
E se as histórias fossem diferentes
Com Cia Truks
A divertida história de um planeta cujos habitantes são exatamente como se imagina que sejam. Como assim? Ora, simples: Se os imaginarmos muito altos, eles automaticamente ganham altura, se os imaginamos gordos, imediatamente engordam, se os imaginamos com pintas roxas no rosto, elas na hora pipocarão em suas faces. Na apresentação é utilizado um interessante recurso técnico que mistura bonecos com desenhos que são produzidos ao vivo, em cena. O ator tem, à sua frente, uma versátil mesa de trabalho, equipada com lápis de cor, tintas e papéis de cores e texturas variadas. Conforme a história se desenrola, ele monta cenários, desenha situações e climas que, através de uma câmara de vídeo, colocada sobre a mesa, são registradas e lançadas, por um projetor, em um telão onde, por sua vez, surgem figuras – bonecos de sombras, a interagir com as imagens projetadas. 50 min. Livre.
Dia 18 de agosto (dom), 11hBiblioteca Cora Coralina

Mar de Histórias
Com a Cia Cantos e Contos
No espetáculo "Mar de histórias" adultos e crianças são convidados a navegar pelo universo mágico do mar. Encantamento, amor e humor em contos e canções. Peixes, pescadores, sereias e muito mais reunidos em um único lugar.  60 min.
Dia 23 de agosto (sex), 14h30Biblioteca Belmonte

Meu tempo é quando... Tributo a Vinícius de Moraes
“Meu tempo é quando... Tributo a Vinícius de Moraes"
Com Teatro Catarse e Coral Cênico Santa Mônica
Espetáculo em comemoração ao centenário do poetinha pretende levar o público a uma viagem através das músicas e textos de Vinícius de Moraes.
O espetáculo permitirá ao espectador conhecer ou recordar-se da importância de suas obras, utilizando-se da linguagem musical e teatral como um recurso de ampliação de horizontes culturais.
Dia 24 de agosto (sáb), 15hBiblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 1º de setembro (dom), 11hBiblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Encontro no Cortiço
Com a Cia Teatral O Encontro
Direção: Vinicius Alves
Espetáculo inspirado na obra O Cortiço de Aluísio Azevedo. Festa, música, dança e barraco. O grande cortiço de João Romão contado como um épico circo-teatro pobre de revista, fazendo paralelos entre o Rio de Janeiro do séc. XIX, o cortiço, o Brasil e o circo. Para maiores de 14 anos.
Dia 24 de agosto (sáb), 17hBiblioteca Belmonte"

***

"Exposições nas bibliotecas


2º semestre
Exposição Relâmpagos
“A Física Dos Relâmpagos”
A exposição trata da formação das tempestades, trazendo um panorama histórico desde as proposições feitas por Aristóteles até as correntes atuais que tentam explicar a distribuição de cargas em tempestades, Precipitação e Convecção. Essa última permite uma analogia com o experimento Gerador de Van de Graaf, onde cargas positivas ou negativas se distribuem sobre a esteira de borracha que transporta as cargas, ou íons, sob um terminal de alta voltagem.
Abertura: dia 5 de agosto (seg), 10h, Roda de conversa temática 
De 5 de agosto a 31 de outubro
2ª a 6ª feira, das 10h às 19h 
Aos sábados, das 9h às 16h

Biblioteca Mário Schenberg Temática em Ciências 
Exposição Livro Obra

Livro-obra
Com Grupo Contempoarte
Exposição mediante releituras poéticas de livros de artistas. Uma obra de arte pode ser lida do mesmo modo que, inversamente, as palavras podem ser tomadas como imagens.
De 9 a 30 de agosto
2ª a 6ª feira, das 10h às 19h 
Aos sábados, das 9h às 16h

Biblioteca Alceu Amoroso Lima Temática em Poesia


Exposição KeppleR
Memória do futuro - Poemas visuais em mármore e granito
Roberto KeppleR
A partir do dia 28 de agosto, as obras de Poemas Visuais em suportes permanentes “Palavra”, “No/ Yes”, e “Tocando Sem Pegar” passam a integrar o espaço expositivo da Biblioteca Temática em Poesia, em Pinheiros. A engenharia e a poesia de Roberto KeppleR estiveram presentes na retomada da obra da Biblioteca Alceu Amoroso Lima em 1998, onde foram realizadas as intervenções nos jardins, na aquisição dos elevadores, na instrumentação/ poltronas do Auditório e na placa de inauguração da Unidade. Dez anos depois, foi realizada a exposição individual (PEQUENO grande) e também uma palestra resultante da participação do artista na X Bienal Internacional de Poesia Visual e Experimental no México. Ano passado, KeppleR realizou exposição individual apoiada pela Lei Rouanet, para a qual foram criadas as obras que agora integram o acervo da biblioteca. Na abertura, o artista conversará com o público sobre a trajetória das imagens, desde os conceitos e as técnicas até a finalização das obras, no Núcleo de Mármores e Granitos Valter Peres Fortunato, da Escola Mario Amato do SENAI.
Exposição permanente.
Abertura: dia 28 de agosto, às 20h, seguida de conversa com o artista
2ª a 6ª feira, das 10h às 19h 
Aos sábados, das 9h às 16h
na Biblioteca Alceu Amoroso Lima Temática em Poesia"

2 comentários:

  1. Esse Casamento Futebol Clube deve ser super divertido! Amo teatro!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que 'corro de tudo' que tenha futebol no nome ao ler a descrição da peça fiquei animada em conferir, mas acho que não poderei :\

      Beigos!

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!