22 de maio de 2013

Quero Ler #37

Seis livros que desejo muito ler, quero, mas que estão na fila para serem adquiridos, comprados ou encontrados nas bibliotecas da cidade. 

Título: As Feridas de um Leitor 
Autor: José Castello
Editora: Bertrand Brasil
Após vencer o Prêmio Jabuti com Ribamar, José Castello apresenta As Feridas de um Leitor, uma reunião clássica de textos críticos publicados na imprensa. Com esta publicação, os leitores comprovarão a excelente técnica analítica do autor e suas preferências literárias. No fim, uma certeza: a literatura é muito mais complexa e divertida do que se pode imaginar. O título foi escolhido pela maneira como Castello encara seu trabalho crítico. As "feridas" se referem às marcas, cicatrizes, golpes, que as diversas leituras provocam nele. Segundo o próprio autor, ele não faz uma leitura teórica. Escreve sobre um livro não para aplicar teorias, mas como alguém que viajasse a um continente distante e, na volta, fizesse um relato de suas observações pessoais a respeito da viagem. 

Aí, deve ser lindo esse livro, deve ser lindo! A primeira vez que ouvi falar sobre ele foi no Alma do meu Sonho, blog da Patrícia Di Carlo, é claro que me apaixonei após ler a sinopse :)

Título: A Menina Ícaro
Autora: Helen Oyeyemi
Editora: Intrínseca
Jessamy Harrison tem oito anos. Sensível, caprichosa, dotada de uma imaginação extraordinária e poderosa, passa horas escrevendo haicais, lendo Shakespeare, ou simplesmente escondida no calor escuro do roupeiro. Como filha mestiça de pai inglês e mãe nigeriana, Jess não consegue deixar de se sentir isolada aonde quer que vá, e seus colegas de turma tomam cuidado com sua tendência a sucumbir terríveis ataques de gritaria. Quando é levada para o complexo da família da mãe na Nigéria pela primeira vez, ela conhece seus tios e as tias e primos - e seu incrível avô. Então, um dia, no deserto Alojamento dos Rapazes, encontro Titiola, uma garotinha esfarrapada da idade dela. Parece que afinal Jess achou outra desentrosada que vai entendê-la. TillyTilly conhece grandes e pequenos segredos e, alguns, ela não revela. Mas quando TillyTilly mostra a Jess como é fácil magoar as pessoas que a cercam, Jess começa a perceber que não sabe quem é TillyTilly. Lírico, poético e irresistível, A menina Ícaro é um romance de gêmeos, duplos e espíritos, de uma garotinha criada entre culturas e cores.

Céus, deve ser ótimo esse livro! 

Título: Beauvoir apaixonada 
Autora: Irène Frain
Editora: Verus
O mundo todo conhece a lendária Simone de Beauvoir, uma das maiores intelectuais do século XX, figura de proa do feminismo e companheira de Jean-Paul Sartre. Mas o que sabemos sobre a mulher apaixonada e dividida que se escondia por trás do ícone? Em 1947, em uma longa viagem aos Estados Unidos, Simone de Beauvoir conhece o escritor Nelson Algren, com quem vai se envolver no caso de amor mais intenso de sua vida. Com base nas obras dos envolvidos, em arquivos muitas vezes inéditos, fotografias, entrevistas e citações de pessoas próximas, Irène Frain reconta de maneira singular a história da paixão entre a personagem mais importante da liberação feminina e o bad boy da literatura americana, fazendo renascer a magia e a ilusão dos amores impossíveis – aqueles que não se esquecem jamais. 
Beauvoir apaixonada causou alvoroço em seu lançamento na França, permanecendo por meses nas listas de mais vendidos do país.

Sobre esse livro eu só consigo pensar: Hummmmm... Interessante... Hummmm.

Título: Neve
Autor: Orhan Pamuk
Editora:  Companhia das Letras
O autor, Orhan Pamuk, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, em 2006. Neve conta a história de Ka, poeta exilado na Alemanha, que viaja a uma pequena cidade turca sob o pretexto de investigar a onda de suicídios entre jovens muçulmanas que assola o vilarejo. Durante essa visita, uma nevasca bloqueia todas as estradas, insulando a cidade do resto do mundo. É nesse clima de isolamento que um veterano ator e sua mulher aproveitam para liderar um golpe militar. Embora tenha se distanciado da política há muitos anos, Ka é alçado a protagonista involuntário dessa revolução. Nada menos apropriado para um escritor cujos desejos são apenas registrar as poesias que lhe escapam há anos, mas que agora passam a fluir com extrema naturalidade, e se casar com Ìpek, antiga colega de escola. Mas o turbilhão provocado pelo golpe traz à tona a truculência das forças de segurança, antigos ajustes de contas e o radicalismo de alguns militantes islâmicos. Enquanto Ka tenta se equilibrar entre as diversas facções em choque, vê a cidade se tornar um microcosmo dos conflitos raciais, políticos e étnicos da Turquia, além de palco da sua tragédia pessoal. 

Apaixonada por esse livro, precisamente pela capa desse livro! 
Uma pena custar TÃO CARO, oh, céus, quando irei ler ''Neve'', quando? Por enquanto, fico só no querer mesmo e na admiração...

Título: O Beijo das Sombras (Academia de Vampiros #1)
Autora: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

O filme de ''Academia de Vampiros'' já, já chega aos cinemas [Nossa, que exagero, Maura!], então eu preciso ler o primeiro volume dessa elogiada série da linda - e dyva - Richelle Mead.

Título: Matilda
Autor: Roald Dahl
Editora: Martins Fontes
Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentava seus problemas. Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois ela não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. Depois de mil peripécias, em que tentou se livrar da tirania dos pais e da diretora, Matilda acabou encontrando a compreensão de uma professora, srta. Mel, com quem foi morar.

Ah, como eu amo a Matilda! 
Quando soube que era baseado num livro aquele filme que já assisti um trilhão de vezes, fiquei ainda mais apaixonada por essa menina. 
Uma pena ser tão caro os livros publicados pela Martins Fontes, #MFPreçoBaixo, não é? 

E vocês, quais são os livros que vocês querem ler? 

Beigos!

4 comentários:

  1. Oi flor, que legal todos os livros que vc está garimpando pra ler..
    Dentre eles achei Neve tão instigante que até anotei aqui.
    Gostei da sinopse dele e a capa é tão linda tmbm.
    Espero que vc logo consiga lê-los.
    Bjokas querida.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom saber disso, Gil!
      Espero poder ler "Neve" em breve e que você também!

      Beigos!

      Excluir
  2. O beijo das Sombras está bem aqui em cima olhando para mim, mas desde a escolha do elenco do filme eu perdi completamente a vontade de lê-lo. Eventualmente eu vou, só que ainda não sei quando e olha que ele faz parte do meu desafio. Eu ia morrer sem saber que existia um livro do filme Matilda, adoro a new, pra mim né.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem sei direito quem é são os atores do filme, vi apenas as fotos das meninas, rs, espero poder ler em breve mais pela série mesmo, talvez eu demore um século para ver o filme [como acontece com quase todo filme que digo que quero assistir] hahah
      Eu não sabia que Matilda era livro até ano passado, a descoberta do ano <3 Agora preciso comprar o meu *.*

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!