23 de abril de 2013

Feliz ''Dia Mundial do Livro'' e do ''Direito de Autor''


Hoje, 23 de abril comemora-se Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor ou Direitos Autorais, a data foi instituída em 1995 pela UNESCO .

Reproduzo a matéria do portal Agência Angola Press sobre a data:

''A efeméride [comemoração] tem como objectivo promover uma maior consciencialização sobre a importância dos livros na nossa sociedade e para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia.
É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca, Garcilaso de la Veja e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade”, segundo a UNESCO.
A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha (Espanha), onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo mundo. Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro.
Direitos Autorais são conjuntos de normas legais e prerrogativas morais e patrimoniais (económicas) sobre as criações do espírito, expressas por quaisquer meios ou fixadas em quaisquer suportes, tangíveis ou intangíveis e são concedidos aos criadores de obras intelectuais.
A protecção dos direitos autorais foi uma das formas encontradas para evitar que grandes ideias e criações fossem descredibilizadas pela pirataria que, basicamente, se caracteriza pelo roubo de ideias em benefício próprio.
Por isso, é fundamental para os autores e para a própria evolução da cultura na sociedade que os direitos autorais sejam protegidos, possibilitando que os autores, qualquer que seja a sua criação, permaneçam estimulados pelo reconhecimento de seus esforços e da beleza de suas obras, e continuem trabalhando para que possamos ter acesso a novos livros, músicas, quadros, etc.
Sem a devida protecção, aos direitos autorais, escritores como Miguel de Cervantes, autor de ‘Don Quixote de La Mancha’, e William Shakespeare, autor de ‘Romeu e Julieta’ e ‘Hamlet’, certamente não teriam alcançado o justo reconhecimento por seus esforços e actualmente poucos, ou ninguém, saberiam quem foram e o que fizeram.
O reconhecimento a estes dois génios da literatura é tamanho, que em uma última homenagem, a escolha da data de comemoração ao Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor foi feita com base no facto de que, dia 23 de Abril de 1616, ambos, tanto Miguel de Cervantes quanto William Shakespeare, faleceram.
Por ocasião da data, o Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC) encoraja, numa nota publicada segunda-feira, a sociedade angolana a participar com maior afinco no processo de expansão do livro, da criação do gosto pela leitura e protecção dos direitos de autor.
No documento, o INIC considera fundamental que as famílias, os educadores, as instituições e a sociedade civil façam uma ampla reflexão, como forma de contribuírem para o bem-estar social.
Contudo, a directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, em mensagem, considera que “este dia propicia uma oportunidade para reflectirmos juntos sobre maneiras de melhor disseminar a cultura da palavra escrita e de permitir que todos os indivíduos, homens, mulheres e crianças, tenham acesso a ela, por meio de programas de alfabetização e de apoio a carreiras em publicações, livrarias, bibliotecas e escolas”. 
“Os livros são nossos aliados na disseminação da educação, da ciência, da cultura e da informação pelo mundo”, segundo Irina Bokova.
A cidade de Bangkok foi designada a “Capital Mundial do Livro 2013”, em reconhecimento a seu programa para a promoção da leitura entre jovens e camadas menos favorecidas da população. Essa é uma fonte de inspiração em nossos esforços colectivos para promover a diversidade editorial e para proteger a propriedade intelectual e o acesso equitativo à riqueza dos livros. 
A UNESCO está comprometida com esse trabalho, no espírito da Convenção sobre a Protecção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, juntamente com todos os seus parceiros, incluindo a Associação Internacional de Editores, a Federação Internacional de Vendedores de Livros e a Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas. 
Este dia, segundo a UNESCO, “ também nos chama a reflectir sobre as mudanças nos livros no longo prazo e sobre os valores intangíveis que devem nos guiar. Livros digitais oferecem novas oportunidades de acesso ao conhecimento, a um preço reduzido e atingindo grandes áreas geográficas”.''


Adorei conhecer mais sobre o que comemora-se hoje e vocês? :)
Mas, espere aí que ainda tenho novidades... Promoções de livros, para comemorar o Dia Mundial do Livro, os preços estão ótimos, mas - pelo visto - não comprarei nada:
*
Beigos! 
E ótimas leituras! 

10 comentários:

  1. Oi Maura, também gostei de ler mais sobre o dia mundial do livro. Muito interessante essa história.
    Feliz dia Mundial do Livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Feliz Dia Mundial do Livro!!
    Muita leitura pra gente! =)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e o blog, ainda não o conhecia!

    e falando em blog, comecei um blog novo essa semana, se quiser depois passar para conhecer, ficaria feliz!

    beijos e boa semana
    http://manualdosvinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu post sobre o Dia do Livro, você foi uma das poucas que eu vi que fez um post e tal. Eu não participei de nenhuma promoção, infelizmente, mas espero que muitos tenham. Tinha livro realmente valendo a pena.

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise, que bom que gostou :)
      Eu também não participei, vi que bastante colegas aproveitaram as promoções e compraram diversos livros ótimos por preços excelentes :D

      Excluir
  5. Que bacana esta matéria!
    Eu queria receber uma rosa quando comprasse um livro ^_^.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também!!! Aí daria pra minha mãe (:

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!