2 de abril de 2013

Dia Internacional do Livro Infantil

Hoje, 02 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil... Vamos conhecer um pouco mais sobre essa data, vamos, vamos, vamos?! ;D

Fonte
''Em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, foi criado o dia internacional do livro infantil, que é comemorado na data de seu nascimento, 02 de abril; em virtude das inúmeras histórias criadas por ele.
Dentre as mais conhecidas mundialmente estão “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia” e “As Roupas Novas do Imperador”.'' 
Continue lendo no portal do Brasil Escola.

Para complementar a publicação no site do Brasil Escola indico-lhes ''Por que o Dia Internacional do Livro Infantil é em 2 de abril?'' Saiba as origens da literatura infantil e veja como chegamos a Chapeuzinho Amarelo e lobo do bem''


Fonte
''A literatura infantil tem uma espécie de "Prêmio Nobel": é o troféu Hans Christian Andersen, concedido a cada dois anos para os destaques do gênero pela International Board on Books for Young People, órgão filiado à Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A primeira edição do prêmio foi em 1956, e Eleanor Farjeon, escritora britânica, foi a agraciada.
Somente em 1982 o troféu saiu do eixo Europa-Estados Unidos, premiando a brasileira Lygia Bojunga. Ela é considerada uma espécie de sucessora de Monteiro Lobato.'' via Terra Brasil.

Lygia em sua casa... 
No ano de sua premiação ''Lygia tinha apenas seis livros publicados: Os colegas, Angélica, A bolsa amarela, A casa da madrinha, Corda bamba e O sofá estampado.

opinião dos vários jurados internacionais do prêmio Andersen, quando, primeiramente, elegeram Lygia como uma escritora altamente recomendada para a medalha, foi transcrita no Jornal do Brasil em artigo de Ana Maria Machado, na época, membro do júri.
Após o prêmio Andersen a obra de Lygia se espalhou pelo mundo e a autora teve livros publicados em vinte idiomas.''
Quer conhecer mais sobre a Lygia, acesse o site Casa Lygia Bojunga :) 


Para finalizar, no Portal da EBC durante o bate-papo virtual em comemoração ao Dia Internacional da Literatura Infantil... ''O escritor Pedro Bandeira defende que, além de ler, as crianças precisam jogar bola, dançar muito, aproveitar a vida e não ficar o dia inteiro dentro de casa jogando, ou mesmo lendo. "É preciso devorar todas as maravilhosas oportunidades da vida. (...) Nós que fazemos literatura somos apenas uma parte dessas oportunidades de felicidade que a vida oferece", confira a matéria e assista o bate-papo no portal da EBC

Beigos!

6 comentários:

  1. BOA NOITE - OBRIGADO PELA VISITA
    CURTA E PARTICIPE DO SITE.
    O seu blog é inspirador sucesso amei.se você puder der uma passadinha no meu blog, por favor retribui a inscrição.sigo e participo de todos blog.
    http://instagram.com/nequerenreis
    http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?fref=ts

    ResponderExcluir
  2. Data muito importante, porém pouco lembrada!
    Foi tema da minha aula de hoje *-*
    beijos <3

    http://alinebencke.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia, que legal, Aline, com certeza a aula foi linda *-*

      Excluir
  3. Eu sabia que tinha uma data para o livro infantil só não sabia quando era. Parabéns pelo post, foi um dos poucos que lembraram a data. Sabia alguma das informações porque vi isso na faculdade de Letras, mas outras foram novidades.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Denise! Faço Letras também, mas nenhum professor comentou sobre a data
      :(

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!