13 de março de 2013

Eventos em SP: Dia 16/03

Encontro de Formação da Rede Extremo Sul: VIOLÊNCIA DO ESTADO - LUTA DA PERIFERIA

Irei nesse encontro de formação, mas no mesmo sábado acontecerá na Biblioteca Mário de Andrade, a palestra sobre Grandes Esperanças, de Charles Dickens parte do ciclo de palestras Romance de Formação: Caminhos e Descaminhos do Herói, então vou chegar um pouco mais tarde mas não perderei, se o fizer não me perdoarei pelos próximos meses. 

Matilha lança single com primeiras músicas de novo disco solo do MC Sombra
Após sucesso de Nó na Orelha, álbum de Criolo, Matilha Cultural aposta no MC Sombra e realiza o lançamento do álbum “O Fantástico Mundo Popular de SomBrasil”, com produção de Marcelo Cabral e Daniel Bozzio.


São Paulo, março de 2013 – No dia 16 de março, sábado, a partir das 17h, a Matilha Cultural promove o lançamento do single do rapper Sombra, com as canções “O Homem sem Face” e “Rap do Brasil”, ao lado do DJ Ajamu, do MC Gilmar de Andrade e Minari Groove Box, disparando beats com suas parafernálias hightech As faixas deste single estarão disponíveis para download no dia seguinte, e o vinil, com as duas músicas, à venda na Matilha por R$ 40,00, no dia do lançamento. Em maio será lançado o disco completo, composto por 10 faixas e que conta com a participação especial de RAPadura, Kiko Dinucci, Thiago França e Rael da Rima, entre outros. 

“A Matilha escolheu o Sombra para gravar porque acreditamos que nossa independência cultural ainda deve ser conquistada e ele também sabe disso. Ele é muito talentoso e somos parceiros há bastante tempo”, diz Ricardo Costa, diretor artístico e idealizador do espaço. Além de shows e happy hours que valorizam o hip hop, a Matilha Cultural apoia e promove o lançamento de trabalhos de artistas de destaque na cena do rap paulistano, assim como fez com o rapper Criolo, quando financiou o elogiado disco Nó na Orelha, lançado no próprio espaço em 2011.

Nesse novo trabalho, Sombra abusa da sonoridade de instrumentos: metal, sopros, cordas e percussão, chegando a um disco extremamente dançante, aliado à poesia, rimas e letras fortes. Mesmo enraizado no hip hop, as composições do rapper dão abertura para vários estilos musicais adicionando, assim, elementos de samba, afrobeat, maracatu e reggae. ”A principal novidade desse disco é a musicaldade que fica explícita nos diferentes instrumentos, fazendo jus ao nome do álbum. Além disso, nos permite montar o show de dois formatos: com banda ou o tradicional MC e DJ“, conta o rapper.

No single que será lançado dia 16, a faixa “Rap do Brasil“ faz um panorama sobre a cultura hip hop até os dias de hoje em forma de agradecimento ao caminho que Sombra conseguiu traçar, semelhante a todos que fazem parte e acreditam no rap nacional. Já a música “Homem sem Face“, traz a narrativa de um personagem qualquer, desprovido de valores, como honestidade, bom caráter e lealdade, num forte jogo de rima. “Qualquer que seja então que assim seja/ Quem não viu, não crê, então observe e veja/ Retrato falado chama a vítima/ Cara ou crachá é ou não é pra legítimar/ Mestre dos disfarces causa uma alusão pra ludibriar/ Na sua mente é uma coisa, mas é outra no olhar“.

Perfil

Sombra faz parte da cena hip hop desde os anos 90, quando juntou-se ao SNJ. O grupo passou por diversas formações e, durante um período sabático em 2010, aproveitou para continuar carregando o nome do grupo em suas apresentações, chamando a atenção pelos temas propostos e timbre variado. Músicas de protesto, que tratam sobre desigualdade social, racismo e drogas fazem sucesso até hoje, assim como as faixas “Se Tú Lutas, Tú Conquistas“, “Munda da Lua“ e “Pensamento“. Com o SNJ, gravou os discos Se Tú Lutas, Tú Conquistas e O Show Deve Continuar. Em 2001, SNJ ganhou o prêmio Hutúz na categoria RAP, na época, a premiação de hip hop mais importante do Brasil. 

Em 2002, lançou o álbum Sombra & Bastardo, em parceria com o amigo rapper, em projeto paralelo ao SNJ. Ainda com Bastardo, participou das coletâneas Espaço Rap, Uma Luz que Nunca Irá se Apagar e KL Jay na Batida - Vol III. Efetivamente, a carreira solo veio em 2004, quando começou a trabalhar na produção de seu primeiro disco solo, intitulado Sem Sombra de Dúvida, lançado no final de 2008, destacando as faixas “Chá, Razante Louco” e “Capota mais não Breca”. Em 2012, o SNJ retornou à cena musical, com shows nos principais clubes de São Paulo, formado por Sombra, Gilmar de Andrade, Minare Groove Box, Cris e Rebelde. 

Sombra, 37 anos, nasceu na zona norte de São Paulo, região de outros grandes nomes do rap nacional assim como Emicida, Kamau e KLJay, mas viveu em São Gonçalo (RJ), dos 04 aos 14 anos. De volta à cidade, Jorge Antonio Andrade de Jesus Santos ganhou o apelido de Sombra nos anos 90, por andar sempre acompanhado de seu melhor amigo. Na adolescência, trabalhou como ajudante de pedreiro, garçom e em lava-rápido, mas desde 1998, vive exclusivamente do hip hop. Em 2012, formou-se em Gestão de Comunicação em Rádio e TV para dar continuidade ao trabalho com o rap e aprender ainda mais sobre produção cultural. 

### MC Sombra – lançamento do single @ Matilha Cultural
Sábado,16 de março
Horário: 17h – 22h
Entrada gratuita
Vinil à venda por R$ 40,00

MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/ crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães



Beigos!

4 comentários:

  1. Cheio mesmo de coisa pra fazer por aí, não é?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, Sampa sempre agenda lotada - como um colega diz xD

      Excluir
  2. Oi Maura, super legal a sua dica, peninha que não vai dar pra eu curtir.
    Então desejo que vc curta por mim e se puder fazer uma cobertura do evento pra nós, por favor!
    Bjokas querida.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!