7 de fevereiro de 2013

Meu Monstro de Estimação por Dick King-Smith

Editora: Galera Record
Autor: Dick King-Smith
Tradução: Ryta Vinagre
ISBN: 9788501079336
Páginas: 111

A frase que estampa a quarta capa do livro (contra capa) de Meu Monstro de Estimação (Galera Record, 2008): ''A solução criativa de King-Smith para um velho mito torna o impossível possível'' foi a primeira que pensei ao decidir que tentaria escrever algumas palavrinhas sobre esse livro... 
Se você em algum momento de sua infância - temeu ou encantou-se (como eu) com a lenda de um tal monstro de um lago europeu deveria ler esse livro AGORA!

O ano é 1930. 
Kirstie e Angus com o avô materno, após uma tempestade que levou destroços de todo o tipo para a praia próxima a casa da família encontram um objeto entre algas marinhas.
Quem o encontra é a menina e o objeto trazido pelo mar nada mais é do que um ovo;  Kirstie escondida - com parcial consentimento do irmão - o leva para casa e à noite, coloca o ovo que para Angus está morto dentro da banheira com bastante água e... sal! Uai, Ele não veio do mar?!
Na manhã seguinte para surpresa de todos, menos de você que já deve ter imaginado, o ovo choca e de dentro dele... Um bichinho de estranha forma sai, uma mistura de cavalo já que possui pescoço comprido e focinho, com tartaruga-marinha - quatro nadadeiras mas sem o casco e que tem um rabo como o de um crocodilo e que parece também com um sapo! 
Um bichinho bem estranho que não é um bichinho e apenas o avô sabe o que ele é... O famoso e lendário Cavalo-do-Lago.

A narrativa em terceira pessoa será focada na relação entre a família e Crusoé, o nome com o qual é batizado o cavalo-do-lago, desde o seu nascimento até a idade de 3 anos quando está imenso e o laguinho que começa a habitar quando está grande o suficiente para não ser comido por outros peixes, já está pequeno demais para ele e... Eles tem que arranjar um lugar maior para Crusoé.


É um livro curto, de linguagem simples e rápido!

Como disse acima, o foco narrativo é a relação da família com o amado Crusoé, conheceremos o essencial de cada personagem. 
Todos são humanos em demasia, a mãe que não suporta a ideia de um animal comendo suas sardinhas e ocupando o tempo de seus filhos e pai - que era um senhor resmungão e chato até a chegada de Crusoé, o responsável por devolver a ele a alegria de sua infância há muito vivida.
Acima quando disse que Meu Monstro de Estimação é rápido refiro-me ao fato de que em 12 capítulos, 3 anos nos serão apresentados... King-Smith nos descreve o mais importante. 
As emoções são um ponto alto da narrativa. Ele conseguiu quebrar meu coração diversas vezes, quando havia conseguido colá-lo, lá vem outra passagem na história que me deixava arrasada.

Mas... Arrasada estou mesmo porque sei que nunca conseguirei viajar para a Escócia e quem sabe após uma tempestade encontrar um ovo semelhante aos dos irmãos.

Chateada.

A capa dessa edição é com o pôster do filme de 2007 sobre o livro, ainda não assisti, talvez eu goste tanto do filme quanto do livro, ou não... Mais informações, ficha técnica e trailer, clique aqui.


Beigos!

10 comentários:

  1. Ah... eu adoro livros que se aprofundem nas emoções ( e também gosto quando me faz refletir e fundir o cérebro).
    Adorei seu comentário sobre a frustração de não encontrar jamais o ovo.

    A leitura faz dessas coisas né? Mas o bom é que ainda podemos sonhar, como parece que o livro te fez.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lili!
      Livros que nos façam refletir e/ou fundir nosso cérebro são sempre boas pedidas, preciso ler algum desses... O último que ''fritou'' meu cérebro foi Loxicomix, rs
      Gosto bastante quando encontro um livro que me faz sonhar, essa sensação é muito boa!

      Beigos!

      Excluir
  2. Eu já leria esse livro só pelo comecinho da sua resenha...
    Eu já tinha visto essa capa em algum lugar, achei linda, mas não lembrava o nome do livro. Parece ser uma história mágica, quero ler!
    Não sabia que tinha filme, já foi pra lista.

    Beijos
    http://livrosetsurus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, que bom que o início despertou curiosidade!
      Espero que leia e assista, e goste dessa história adorável :)

      Beigos!

      Excluir
  3. Oi Maura, você sempre arrasa nas resenhas. Já estou encantada pelo livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o livro, mas assisti o filme e adorei. Eu sou fascinada por ficção.
    Beijos!
    http://livroseoutrasalegrias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mayse, espero que leia o livro, é bem legal!
      Agora quero assistir o filme <3

      :*

      Excluir
  5. Eu ja assisti o filme e bem legal agora quero ler o livro...
    E amei a resenha...
    Bjs...
    http://leitoramenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora, espero que leia e também goste do livro :3

      Beigos!

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!