21 de fevereiro de 2013

Literatura no Oscar

Fonte: Biblioteca de São Paulo | BSP

''Confira os quatro longas indicados à Melhor Filme do Oscar 2013 que foram inspirados em livros:
Os Miseráveis
O clássico de Victor Hugo ganha mais uma nova versão cinematográfica (já são mais de 15), desta vez estrelada por Anne Hathaway, Russel Crowe e Hugh Jackman. O diretor, Tom Hooper, optou por gravar as vozes dos atores no estúdio mesmo, nada de playbacks.
Para quem não conhece o enredo trata-se de um épico que conta os motins populares da França no final do século XIX paralelos a uma história de amor. Confira o livro, disponível para empréstimo na BSP.

O lado bom da vida
Romance que conta a história de Pat, homem com transtorno bipolar em tratamento, e Tiffany, uma jovem viúva que também tem lá seus problemas. Apesar de à primeira vista soar como uma comédia romântica, o filme retrata, de forma delicada, como é vida de pessoas que enfrentam problemas psicológicos. O livro homônimo que deu origem ao longa foi escrito por Matthew Quick e lançado em 2010.
Argo
Reféns norte-americanos precisam ser resgatados de um tumulado Irã em 1979. A solução criada por um agente da CIA? Inventar um filme que não existe para poder entrar (e sair) do país. O diretor e protagonista do longa é o ator Ben Affleck e a inspiração é o livro Master of Disguise: My Secret Life in the CIA, de Antonio J. Mendez, lançado em 2009.
 As aventuras de Pi
Um jovem indiano sobrevive a um naufrágio em um bote… com um tigre! Os efeitos especiais e a fotografia tornam o visual um destaque do filme dirigido pelo premiado Ang Lee. O livro com o mesmo nome do filme foi escrito por Yann Martel e lançado em 2001.
 Lincoln
A saga de um dos personagens mais importantes da história dos Estados Unidos é baseada na biografia  Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln, de Doris Kearns Goodwin (sem tradução no Brasil). O protagonista, Daniel Day Lewis, passou por uma caracterização que o deixou incrivelmente parecido com o presidente Lincoln.
Nas outras 84 edições do prêmio, diversas adaptações de livros foram premiados ou indicados à categoria de Melhor Filme. Veja a seleção de algumas das obras que estão disponíveis para empréstimo na BSP e que já tiveram suas versões concorrendo à estatueta mais disputada do cinema.

Bilionários por acaso (Ben Mezrich) - O enredo, que conta a história do Facebook, inspirou o filme A Rede Social, indicado como Melhor Filme e levou a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado em 2011.
Preciosa: uma história de esperança (Sapphire) – Preciosa é uma adolescente negra, obesa, mãe de uma criança com síndrome de down, que vive no violento bairro do Harlem, em Nova York. As dificuldades da moça são relatadas no livro, de 2010. O filme homônimo foi indicado em 2010.
Sua resposta vale um bilhão (Vikas Swarup) - O livro é baseado num programa de perguntas e respostas famoso na Índia e em vários outros países. Sua adaptação, Quem quer ser um  milionário?, abocanhou as estatuetas de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, em 2009.''
****
Desses quatro filmes baseados em livros que concorrerão ao Oscar na categoria Melhor Filme esse ano, quero assistir todos! 
E vocês?
Ah, e também quero ler todos os livros algum dia =D

Admito que, não estou muito empolgada com As Aventuras de Pi, corrigindo o texto da BSP, o nome do livro do Yann Martel é The Life of Pi (A Vida de Pi) e virou As Aventuras de Pi na nova edição da Editora Nova Fronteira por motivos de... vendas (com certeza)!!!
Gente, não sabia que Quem Quer Ser Um Milionário fora baseado num livro... Outro livro para a minha extensa lista de ''quero ler'' :)
Vocês já assistiram algum desses filmes? Ou leram os livros? Conta nos comentários!!!
Beigos!

10 comentários:

  1. Oi Maura, que post bacana. Agora já estou prontinha para ver o Oscar e saber quais adaptações de livros estão concorrendo ao prêmio...
    Destes todos que vão para o tapete vermelho, quero ver muito As Aventuras de Pi, só por causa dos efeitos especiais. Vou ao cinema pra conferir com toda certeza, antes dele sair de cartaz.
    Os Miseráveis tmbm me interessou bastante, mas acho que vou esperar ele sair pra comprar. Os demais, não sei se quero ver, mas tmbm se for ver, esperarei sair em DVD.
    Eu assisti A Rede Social e gostei bastante, só depois é que soube que era baseado num livro...
    Já Quem quer ser um Milionário eu não tmbm fazia ideia de que era baseado em livro, cara esse filme é demais, eu adoroooo!
    Ótimo post flor.

    Beijokas, Gil
    Ler e pensar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gil, bacana essa postagem né, quando vi no blog da BSP pensei: Tenho que compartilhar no meu, hehe!
      Também adoro Quem Quer ser um Milionário, espero ler em breve e saber de qual dos dois vou gostar mais, com certeza, o filme ''ganhará'', HAHA

      Beigos!

      Excluir
  2. Simplesmente adorei o post! Sou dessas que espera pela entrega do Oscar ansiosamente e assiste o tapete vermelho,o after party... rsrsrs Já assisti os miseráveis (perfeito!!!) mas ainda não li nenhum dos livros... bjoooo
    http://fabipimentarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Fabi, admito que não acompanho o Tapete Vermelho, nem a programação por... preguiça (ou mesmo falta de televisão, poisé, não tenho tevê!), rs
      Deve ser ótimo Os Miseráveis, vou esperar sair em DVD pra locar porque assisti-lo no cinema está impossível (leia-se: caro demais!).

      Beigos!

      Excluir
  3. Eu queri muito assistir TODOS. Quer dizer, "O lado bom da vida" já assistir, mas também quero ver os outros também.

    Beijinhos
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está como eu também, a querer assistir todos! Até o fim do ano, cumpro essa 'meta', hehe!

      Beigos!

      Excluir
  4. Eu quero ver Argo e Lincoln ainda.
    Eu gosto de adaptações porque muitas vezes lançam livros de autores pouco conhecidos.

    Olha, os 3 que citaste eu ainda não li, mas adorei os filmes (quero muito ler sua resposta vale um milhão porque eu nem sabia até ano passado que era um livro).

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lili, alguns livros até podem ser conhecidos em seu país de origem... mas não para nós :Z
      Vou procurar 'Sua Resposta Vale um Bilhão' loucamente pelos próximos meses para ler também ;D

      Excluir
  5. Eu ameeei O Lado Bom da Vida, ainda falta ver Os Miseráveis e As Aventuras de Pi.
    Eu sempre me decepciono com adaptações, mas adoro assistir - sentimento masoquista, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH, acho que sim, Gabi ;)
      Adoro assistir e quase sempre não gosto do que vejo, mas continuo a assistir e me decepcionar e... HAHA

      Beigos!

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!