2 de fevereiro de 2013

Estou Lendo #11: Laranja Mecânica

Outro Estou Lendo essa semana por dois motivos: na quinta-feira não atualizei com nenhuma tentativa de resenha e porque eu quero saber o que 'cês estão lendo nesse fim de semana :)


Finalmente, me senti preparada para ler Laranja Mecânica... 
Pausa Dramática.
Ele é um dos muitos livros novíssimos do acervo da Biblioteca Sylvia Orthoff, parece que nunca foi lido de tão novo que está, então após retirar minha carteirinha também nova, fiz o empréstimo... 

Me encantei, imediatamente ao ler as 15 primeiras páginas: um aviso ao leitora, prefácio e uma nota sobre a tradução brasileira, geralmente, não gosto de ''introduções'', comumente eu pulo-as... Mas percebi que deveria ler, porque como disse acima ''me senti só agora preparada'' para ler porque sempre tive a impressão de ser um texto pesado, difícil, sabe, complicado!
Aparentemente, o mais complicado, será compreender os termos da linguagem nadsat usada pelas personagens sem ter que recorrer ao glossário toda hora! Disseram-me que o mais legal é ler sem ''consultar''. 
Aí, você está se perguntando: Que raios é a linguagem nadsat? 
Vem ler Laranja Mecânica também e descobrir, uai!

Ah, e é outra distopia!
Ah, e estou gostando!

''Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.''



E você, o que está lendo?
Beigos!

8 comentários:

  1. Tava com muita vontade de ler Laranja Mecânica para o fórum Entre pontos e vírgulas mas não sei se encaro esse mês rsrs Sou muito fã do filme e um dia quero ler esse livro!
    Eu estou lendo "Travessuras da menina má" do Mario Vargas Llosa e encantada! Muito bonita e singela a história do livro, vale a pena!
    Recomendo viu?
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tati, espero que em breve eu leia para saber sua opinião :)
      Ai, que bacana, vi que já tem postagem sua sobre ele... Vou conferir!
      Recomendação anotada!

      Beigos!

      Excluir
  2. Maura está preparada para nunca mais ser a mesma? haha Gostei muito da descrição que você publicou ao fim. Não li "Laranja Mecânica" ainda, mas pretendo, claro! A história parece ser excelente, mais uma daquelas distopias clássicas que fazem a gente pensar um pouquinho sobre as fragilidades de nossa humanidade.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estou, Ana! HAHAAHAHA
      Quando ler, quero saber sua opinião :)

      Beigos!

      Excluir
  3. Eu sou doida para ler esse livro, tenho o filme e nunca assisti. Só não sei se eu vou entender muito bem a narrativa porque já disseram ser bem complexa.

    *Tem uma edição recente em capa dura linda demais!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Estou lendo e não está sendo fácil não, a linguagem atrapalha mas... sempre recorro ao glossário pra entender, vou demorar um bom tempo pra terminar.
      É, eu vi essa edição... É LINDA, mas o preço... não cabe em meu orçamento.

      Beigos!

      Excluir
  4. Oie, Maura!

    esse livro é para aquele povo cult que adora dizer que leu os livros que poucas pessoas leram. Confesso, nunca tive interesse. Mas meu amigo disse que é algo incrivel e que o livro é maravilhoso. Quem sabe um dia...

    Beijos,

    Raphaela
    @EqualizeLeitura
    { http://equalizedaleitura.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raphaela!
      Concordo contigo... Tem uma galerinha, principalmente do curso que faço, que lê apenas pelo status de ''eu li Laranja Mecânica, eu li livro X e Y'', adoro gente assim...

      Beigos!

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!