26 de fevereiro de 2013

De Repente Dá Certo por Ruth Rocha

Editora: Salamandra
Autora: Ruth Rocha
Ilustração: Edu Francisco
ISBN9788516065157
Páginas: 64

Conhecia Ruth Rocha por seus trabalhos direcionados ao público infantil, não sabia que a primeira autora que lembro ter lido também escrevia para os jovens...

A edição de De Repente dá Certo de 2010 foi descoberta por minhas educandas durante nosso momento de leitura, ele acabou por tornar-se o favorito de todas as meninas entre 10 e 12 anos, as mais velhas aparentemente  não se interessaram (ainda) pelo enredo, mas eu já comecei a campanha: Leiam De Repente Dá Certo... De repente, vocês amam! 

Nesse pequeno grande livro conheceremos Beatriz, uma menina que está entrando na adolescência e parece que nunca vai parar de crescer, filha de pais separados, sua mãe após alguns namoros ocasionais engata um novo romance com Alfredo que é pai de Pedro... E em um mês, eles estão casados!!!
A convivência com Pedro é marcada por implicâncias, coisas típicas de adolescentes, mas a nova família parece ser dar bem.

Capa da 11a edição.
A narrativa é em primeira pessoa, pela perspectiva de Bia, a menina nos contará a vida em família dos 12 aos 15 anos, relatando as brigas com o garoto, a amizade que ao pouco nasce entre eles, quando ela passa a ler muito e sua mãe engravida e ela sente que sua mãe não liga mais para si, um dos momentos em que a amizade entre Pedro e ela aumenta e... Ela percebe que está gostando dele! 

Com uma linguagem muito próxima da usada pelos adolescentes - sabe quando temos a impressão de que o personagem está ao nosso lado contando informalmente uma história, é assim com esse livro! - a leitura é bem rapidinha e por isso as adolescentes com que trabalho devem ter adorado o livro, ele dialoga diretamente com elas... 
Li um comentário de uma moça no Skoob em que diz que mesmo sendo simples em sua escrita, a Ruth não subestima a capacidade de compreensão do seus leitores, desde os mais pequenos aos adolescentes que estão passando por inúmeras descobertas e transformações, essa senhora capricha na hora de escrever!

Uma história ótima de se ler, repleta de lindas ilustrações assinadas por Edu Francisco  'tá de parabéns, meu filho! e que foi escrita há mais de duas décadas, o que demonstra que bons textos atravessam gerações e continuam dialogando perfeitamente com o jovem de ontem, hoje e amanhã!

Esse livro faz parte da série de mesmo nome: De Repente dá Certo com três livros: O mistério do caderninho pretoPra que serve? De Repente dá Certo, mais informações sobre esses livros e as outras publicações da autora, acessem o site Biblioteca Ruth Rocha.


Lido para o DL 24/12: Mês de fevereiro: Literatura Infantojuvenil. 
Beigos!

16 comentários:

  1. Já comecei gostando do título " De repente dá certo", porque é uma pitada de otimismo sem muita pretensão rs
    A resenha ficou ótima.

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! O título é bem sugestivo mesmo e chama atenção, como a Juliana comentou aqui em cima. Acho que é mesmo um livro capaz de chamar nossos alunos ao mundo da leitura. Enfim, como gostei, está na lista.
    Ah! A capa da nova edição é lindíssima. Acho que se os livros da Coleção Vaga-Lume tivessem suas capas atualizadas, as crianças/jovens teriam mais interesse por eles. E são livros ótimos!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Babi, tem um título bem chamativo e a capa é atraente!
      Sim, se tivessem essa ideia mais e mais pessoas iriam ler essa coleção que muita gente leu e amou :)

      :*

      Excluir
  3. Muito boa a resenha, fiquei morrendo de vontade de ler!
    Ah, e parabéns pelo blog, amei tanto que estou até seguindo!!!!
    Beijão.

    http://poeiradebau.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Larissa, obrigada =D
      Espero que leia mesmo, é muito bom! :)

      =*

      Excluir
  4. Que delícia! Ruth não era minha escritora preferida quando criança, mas com certeza foi uma que li bastante.
    Com certeza gostarei de experimentar um dela "um pouco" mais maduro.
    Gostei da história da mãe dela engravidar, não lembro de outro livro que trate dessa perspectiva além de Ei! Tem alguém aí?

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Lili, espero que leia, é uma graça essa história...
      Não conhecia esse livro, vou pesquisar mais a respeito :)

      :*

      Excluir
  5. O que me encanta na Ruth Rocha é que ela consegue ser atual de forma simples e acompanha tudo o que os adolescentes passam com obras escritas antigamente. Com certeza, a pessoa que comentou sobre a escrita simples dela, foi muito feliz com o comentário e tem toda razão.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Thaís, a Ruth consegue ser simples mas sem ser vaga, o que torna tudo o que ela conta muito bom de ler, para todas as idades ;)

      =*

      Excluir
  6. Li este livro em 1989 aos 12 anos indicado por uma bibliotecaria da cidadezinha onde morava e nunca me esqueci dele, já recomendei para minhas filhas e minhas alunas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que bacana, Bia! *.*
      Eu que só li agora, aos 20, sempre que lembro da postagem fico tão feliz por ter lido-o!
      Espero que as filhas e alunas o apreciem tanto quanto você!

      Obrigada pelo comentário! :D

      Excluir
  7. Também li De repente Dá Certo por volta dos doze anos, e me apaixonei pela história. Me identifiquei bastante, até porque aconteceu a mesma coisa com meu irmão e a enteada do meu pai. Eles se casaram e tenho uma sobrinha linda de nove aninhos. Já estão juntos há dezesseis anos... Gostaria de achar o livro para que minha sobrinha, que já adora ler possa desfrutar dele também!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naná, que bacana a história! E olha... Deu certo! :D
      Espero que a sua sobrinha leia esse livro incrível em breve, e goste tanto quanto você e nós, puxa, fico muito feliz ao saber que outras pessoas o leram e que ele foi uma boa leitura :)

      Obrigada pelo comentário! :D

      Excluir
  8. Esse livro é um
    Classico da minha pré adolescencia, e sempre indico pras meninas de 12,13 e 14 anos! Amei! Historia bacana, cheia de charme, otima pra ajudar a formar mulher de atitude mas com uma mente sonhadora!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nê!
    É uma delícia indicar livros que marcaram nossas vidas :D

    Obrigada pela visita!

    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!