25 de janeiro de 2013

Feliz Aniversário, Sampa!

E para embalar esse dia tão especial, os 459 anos dessa menina, a música mais bela composta sobre/para  ela: Sampa, de Caetano Veloso. 
Devem existir outras dezenas (mais, Maura!!! Centenas) de canções escritas sobre a cidade, mas a primeira que lembro ao pensar nela e, principalmente, nessa data é a de 1978 de Caetano Veloso.


Letra: 
''Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas
*
Ainda não havia para mim Rita Lee
A tua mais completa tradução
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
*
Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos Mutantes
*
E foste um difícil começo
Afasta o que não conheço
E quem vem de outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso
*
Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue e destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços
Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva
*
Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
Mais possível novo quilombo de Zumbi
E os novos baianos passeiam na tua garoa
E novos baianos te podem curtir numa boa''.

Feliz Aniversário, São Paulo!
E ótimas comemorações para ocês :) E lembrem-se: não jogue lixo nas ruas! (Esse é o único conselho que consigo pensar agora, enfim).
Beigos!

4 comentários:

  1. MAURA, vc ganhou a promo lola e o garoto da Casa o Lado lá no blog Gatos na Biblioteca. Corre lá e dá uma olhada!

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Laura!
      Que legal!!!

      Já te mandei e-mail, obrigada por avisar!

      Beigos!

      Excluir
  2. Eu moro muito, muito longe de SP e conheço pouquíssimo, mas nas poucas vezes que fui, adorei! Eu moraria um período em SP, porque todo esse povo de blogs é daí e os melhores eventos ocorrem aí, heeheh! Enfim, linda homenagem do Caetano, e parabéns pelo aniversário dessa querida cidade! *-*
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!
      Fico tão feliz quando sei que as pessoas mesmo tendo ficado pouco, visitado poucas vezes gostou daqui :D
      Ah, seria bem legal, né, ter acesso a todos os eventos que acontecem por aqui, uma pena muitos não se estenderem/acontecerem em outras capitais ou cidades que são tão importantes quanto SP, isso me deixa triste :\

      Beigos!

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!