10 de dezembro de 2012

Há 20 anos...

Um apanhado de fotos dos últimos 5 anos...
Numa quinta-feira em um horário que não consta em meus documentos, eu nascia... Lá na cidade de Araruna, no estado da Paraíba, no ano de 1992.

1992. 

Está aí um ano foda! Não por ser o ano em que nasci - ou talvez, sim, porque meu nascimento ainda vai ser lembrando como um gran... Cabô o momento ''doida''.

Voltando à minha afirmação sobre 1992 ser um ano foda, numa rápida pesquisa, a Wikipédia nos traz algumas informações/fatos históricos que, particularmente, tornam esse ano legal, e para acrescentar, fazem 20 anos que muitas dessas coisas ocorreram... Ah, sério, Maura? Se aconteceram em 92, é claro que fazem 20 anos! *Clap clap pra mim*

O ano de 1992 foi/é Ano Internacional do Espaço, pela ONU.

Em 1 de Março - A Bósnia e Herzegovina torna-se independente :)

No  dia ''29 de Setembro aqui em nosso Brasil: a Câmara dos Deputados aprova o pedido de Impeachment e Fernando Collor de Mello é afastado do governo. O seu vice, Itamar Franco, assume o cargo de Presidente. 
E em 29 de Dezembro - Brasil - Fernando Collor de Mello renuncia à Presidência da República. O Senado prossegue com o Impeachment e cassa os direitos políticos de Collor por oito anos.

''No Rio de Janeiro tem lugar a ECO-92, Cúpula (ou Cimeira) da Terra, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD)'', acredito que essa foi o primeiro grande acontecimento que tomei conhecimento lá pelos 10 anos...

No cenário musical, 92 foi um ano muitíssimo fértil: 

O álbum Nevermind, da banda Nirvana, chega ao número 1 das paradas da Billboard e desbanca Dangerous de Michael Jackson, em 12 de janeiro.

Em 20 de Outubro - Madonna lança "Erotica", um de seus mais polêmicos álbuns, que fala sobre sexualidade e homossexualidade. Junto com o álbum também foi lançado o polêmico livro "SEX" em que a cantora faz confissões eróticas e aparece em cenas de nudez

12 de Janeiro - O álbum Nevermind, da banda Nirvana, chega ao número 1 das paradas da Billboard e desbanca Dangerous de Michael Jackson.

A banda Joan Jett & The Blackhearts lança o álbum I Love Rock 'n Roll 92.

O movimento grunge, capitaneado pelo sucesso da banda americana Nirvana domina as paradas musicais de todo o planeta, e revela bandas como Pearl JamAlice In ChainsSoundgarden Stone Temple Pilots, todas com discos nas principais posições nas paradas de sucesso.

Em 17 de novembro é lançado a trilha sonora The Bodyguard do filme de mesmo nome.

Gente, eu fiquei de cara com a quantidade de grupos de pagode que lançaram discos em 92, acredito que mamãe ouviu tanto pagode quando eu estava em sua barriga que eu peguei ''aversão'' a esse estilo musical... Não gosto, não gosto!

Enquanto eu ''praticamente nascia'', o  Guns N'Roses se apresentava para 120 mil pessoas em São Paulo!

Na literatura...  Isaac Asimov falecia em 6 de abril.
Não consegui fazer uma pesquisa minuciosa para saber quais livros foram publicados naquele ano, mas sei que a Ruth Rocha e Otávio Roth publicaram uma coleção intitulada O Homem e a Comunicação, contendo títulos como Livro das Tintas, Livro das Línguas, Livro dos Gestos e Símbolos, Livro do Lápis... Com ilustrações de Raquel Coelho pela editora Melhoramentos.


O Morro Dos Ventos Uivantes entrava em cartaz, taí um filme BÃO!

Outro filme excelente e que marcou - pelo menos, eu acho - o ano e a década foi Singles, de Cameron Crowe, com Bridget FondaCampbell Scott e Kyra Sedgwick.
O magnífico Drácula de Bram Stoker é de 92 e tem o Gary Oldman como protagonista, EU AMO ESSE HOMEM!

Cês não acham que 1992 foi um ano bem foda?
Há duas décadas, eu nascia e vários acontecimentos ocorriam ou aconteceram BEM antes daquele 10 de dezembro, alguns poucos - talvez?- aconteceram quando eu já estava no mundo e vivia gritando para mamãe: Quero voltar, quero voltar!
Enfim, 20 anos... 20 anos...

Soprar as velinhas e CORRER ATRÁS do que ''planejo''
pr'esses 20 anos.
PS: As informações sobre as datas foram extraídas do Wikipédia e site da escritora Ruth Rocha; a segunda foto do We Heart It!

Beigos!

2 comentários:

  1. É isso aí 20 anos de muita história pra contar e de muita coisa para lembrar.

    Eu tenho que concordar com você 92 foi um ano foda! O fato mais importante que eu não farei questão de esquecer é o seu nascimento, o resto? O resto é história... rs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Sim, o fato mais importante você não poderia esquecer e se o fizesse... Melhor nem pensar nas consequências, não é?

    Beigos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!