30 de dezembro de 2012

As Melhores Leituras do Ano

Em 2012, segundo meu caderninho de anotações, li 55 livros!
Ao contrário dos últimos anos, foram na maioria livros pequenos, esse foi o ano em que mais literatura infantil se fez presente em minha vida. 
Também se fez presente por um bom tempo uma ressaca literária pesada, não podia nem pensar na palavra livro que o único pensamento que me surgia era: posso queimar alguns??? 
Superei o período treze, comprei muitos livros, li pouco! Me diverti lendo Eva Furnari, Monteiro Lobato, Ziraldo e me emocionei com um livro triste (Preciosa) e com um de projeto gráfico e texto incrível (O Circo da Noite).
Em 2013, espero ler a mesma quantidade de livros ou superior - quem sabe... 100 livros? Pretendo ler romance policial, mais ficção-científica, mais literatura fantástica e mais literatura infantil! 

A ideia para essa postagem era: top 10, decidi fazer um top 11 e no final, virou festa!
Essas foram as minhas melhores leituras do ano: 


A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, de Klaus Haregup e Josteein Gaarder foi um dos livros que me fizeram superar a maldita ressaca literária que me abateu no início do ano, é um livro incrível, finíssimo, dá pra ler e se apaixonar em menos de 48 horas. Convido-os a conhecer ''a biblioteca mágica da excÊntrica Bibbi Bokken'' com Nils e Berit :D
Avaliação: 
A Patrulha do Tempo, de Jimmy Guieu é uma ficção-científica que me surpreendeu, não esperava nada do livro, se vocês tiverem a oportunidade de achá-lo num sebo, leve-o para casa, é incrível!
Avaliação: 
Demorei um ano para ler Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare, o primeiro volume da popular série Os Instrumentos Mortais e um pensamento não saiu de minha cabeça durante a leitura: eu deveria ter lido antes... Poisé, gostei bastante! Ansiosa em continuar a história de Clarie e Jace. E eu preciso confessar que: eu gostaria de ter escrito esse livro, bão demais!
Avaliação: 

Após dois anos, li Dom Casmurro, de Machado de Assis. Acredito que a leitura dele nesse momento de minha vida foi mais produtiva do que se a tivesse feito no longíquo 2010. 
Avaliação: 
O livro que mais me deixou com raiva custou-me apenas 5 dilmas: Gênesis, de Bernard Beckett foi uma das minhas muitas compras na Bienal do Livro 2012 e o primeiro que li daquelas aquisições. O livro é bão, minha gente, tem várias qualidades, mas como disse naquele texto maluco que escrevi após terminá-lo, me senti frustrada, enganada pela capa e pelo rumo que a narrativa de Beckett me conduziu... Putz, fiquei confusa agora.
Avaliação: 
Um livro que me fez pensar muito, muito, muito foi Logicomix - Uma Jornada Épica em Busca da Verdade, a biografia em quadrinhos do filósofo e matemático Bertrand Russel é fenomenal, minha gente, o.k, admito que fiquei um pouco alterada após a leitura, acho que toda aquela lógica me afetou, rs.
Avaliação: 

O Circo da Noite, de Erin Morgenstern é mágico! É claro que vocês encontrarão odiadores desse livro, mas - estende a mão e coloca em seu ombro - você lerá um dos melhores livros dos últimos anos que... tem dois defeitos, o romance mal trabalho e não ser real. 
Avaliação: 
Julgava Não Sou Este Tipo de Garota, de Siobhan Vivian por sua capa ''feia'' e título sugestivo para um livro ruim, mordi a língua ao lê-lo. O livro é bão! Mas, infelizmente, como O Circo da Noite tem o defeito de ter um romance bem mal trabalho pela autora :( Não Sou Este... é um livro bom entre tanta merda mal escrita e fútil que está sendo vendido ultimamente, e geral despreza por causa da capa e título, achando que é ruim :(
Avaliação: 
Deus no Céu e Jane Austen também... no céu! Demorei todos esses anos para descobrir que, SIM, SIM, SIM, SIM, essa autora não é famosa por ser ''antiga'' e o que é velho é cool, a mulher escreve muito bem, minha gente. Ler Orgulho e Preconceito foi incrível, a narrativa, as personagens, todas aquelas cartas tornaram o livro um dos meus preferidos para todo o sempre! 
Avaliação: 

Pão de Mel, de Rachel Cohn é um livro tão delicioso quanto seu título, Cyd é uma personagem de ficção que podemos muito bem encontrar pelas ruas de São Franscisco ou São Paulo, é uma garota que sente, que vive, que comete burradas, é uma adolescente e foi isso que me encantou no livro!
Avaliação: 
Outro adolescente é o David de 2083, de Vincente Muñoz Puelles, vivendo no futurístico ano de 2083 numa sociedade em que os livros de papel não existem mais e os livros digitais, praticamente, também, o contato do menino com a literatura - algo tão comum para nós - é fascinante, suas viagens pelos livros me fizeram prender o fôlego e sentir como se tivesse mesmo dentro do livro de Puelles e dentro do Dom Quixote que David visitava enquanto lia fervorosamente aquelas páginas. 
Avaliação: 
Preciosa, de Sapphire  é um livro também sobre uma adolescente que passou por experiências terríveis, vítima de abuso sexual por parte do próprio pai e violências físicas e psicológicas pela mãe, ela, a própria Precious, nos relata suas memórias e sonhos, o de  estudar, ir para a faculdade, trabalhar, poder cuidar de seus dois filhos e ser feliz à sua maneira. 
Avaliação: 


Bônus:

Ziraldo é meu escritor e ilustrador preferido! Em 2012, fiz uma meta pessoal: ler todos os livros do Ziraldo, esse ano: li - apenas - três, ano que vem me dedicarei com afinco! Flicts está na lista de melhores por ser colorido, belo e porque Flicts é a cor que ''mais gosto'' =D
Avaliação: 
Meu Monstro de Estimação, de Dick King-Smith é encantador! Essa é a melhor palavra que encontro para descrevê-lo! :') 
Avaliação: 
O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado, de Don Wood e Audrey Wood foi um dos livros disponibilizados pelo Itaú Criança e gente, eu não me divertia tanto com um livro como me diverti com esse, eu ri até lágrimas se formarem em meus olhos, a história é simples, as ilustrações são o forte e o melhor é saber quais são as interpretações de pessoas diferentes para a história e a reação das crianças durante a leitura é ótima! 
Avaliação: 

Reinações de Narizinho ♥ Monteiro Lobato é incrível, se ele escrevia desse jeito para crianças... Imagine seus livros para adultos?! Adorei Reinações, adorei ter trabalhado esse livro no semestre passado em literatura brasileira :)
Avaliação: 
É um Livro, de Lane Smith chegou numa época em que eu estava questionando muito minha escolhas: livro de papel ou livro digital? Uma declaração de amor ao nosso bom e velho livro cada vez mais estranho aos ''pequenos'' que já nascem conectados. 
Avaliação: 
Sereia, de Tricia Rayburn foi uma grata surpresa! Segundo algumas resenhas, a continuação intitulada Encanto não é tão boa quanto o início da trilogia - é um trilogia? Terei que ler para comprovar. 
Avaliação: 

Elegi 18 livros como os melhores de 2012, quais foram os eleitos de vocês?
Me diga qual é seu top 5, top 10 ou top ''vários'', rs

Feliz 2013, pessoal,, repleto de livros!
Beigos! 

3 comentários:

  1. Muito legal o seu post. Eu fico na dúvida em eleger esse ou aquele livro como minha melhor leitura, são raríssimos os livros que pontuo como negativos, tenho tido uma boa sorte na escolha de minhas leituras, e também dos livros que recebo de parceria. Eu também tive meu período que não podia nem ouvir falar de livros, mas felizmente passou e deixou uma sede enorme de informação e divertimento, que só encontrei nos meus queridos livros.
    Adorei seu top 11. Muito bom.
    Quero te desejar um feliz e próspero Ano Novo.

    ResponderExcluir
  2. O seu legal é que você lê muitas outras coisas além de literatura fantástica e YAs, então esse top 1.000.000.000 me deu várias dicas fantástica e por isso fica aqui o meu OBRIGADA :)

    Não imaginava que iria encontrar Não Sou Este Tipo de Garota aqui. Ao contrário da sua descrição, pensei se tratar de um livro fútil e simples, como tanto outros. Quando for ler, já vou com outros olhos. Também fiquei curiosa com 2083, Preciosa (que já vi o filme e é, de fato, muito triste) e Meu Monstro de Estimação.

    Li Reinações de Narizinho quando era criança. Lembro de ficar embasbacada com a Narizinho ter casado com um PEIXE :P Odeio peixes HUEHEUHEUEHUEHUEH

    Beijos, adorei seus melhores de 2012! :*

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana Paula!
    Ah, é tão legal quando temos anos em que poucas leituras ruins cruzam nossos caminhos, até que em 2012 li livros bons, tirando uns :\
    Acho que essas fases atormentam todos, né, mas como você disse a sede de informação e divertimento sempre nos faz voltar para eles *-*

    Beigos!
    Excelente 2013 para ti!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!