17 de novembro de 2012

Estou Lendo #3: A Arte de Ler - Ou Como Resistir À Adversidade

Essa semana enquanto perambulava entre as estantes da biblioteca Sylvia Orthoff, entrei em algum corredor e quando me vi estava olhando as prateleiras de livros de antropologia e lá do alto, A Arte de Ler acenou para mim. Fiz o empréstimo na hora.

Antes ou após fazer aquela leitura diária de A Arte de Ler, eu sempre penso:  Como eu pude conhecer essa mulher SÓ agora?!  É muita coincidência eu ter conhecido-a nesse momento da minha vida, quando estou começando um trabalho com educandos adolescentes!!! 


Coincidência, ou não, acaso ou coisa do destino, só sei que nada sei estou aprendendo muito com esse pequeno grande livro.

Título: A Arte de Ler - Ou Como Resistir À Adversidade
Autora: Michèle Petit
Editora: 34
"Aquele livro me deu a força necessária para enfrentar a virada decisiva de minha vida, aceitar que eu não era mais o mesmo, suportar sê-lo com meus amigos que não compartilhavam o que eu pensava e que tive que enfrentar para defender minha nova maneira de ver a vida..."
O depoimento acima, de um jovem morador de um dos bairros mais pobres de Bogotá, na Colômbia, é apenas um entre as dezenas de testemunhos sobre a importância da literatura - tomada aqui num sentido amplo, que inclui histórias em quadrinhos e relatos orais, além dos gêneros tradicionais da poesia, do conto e do romance - na formação do sujeito, e o papel que ela desempenha em contextos de crise.
Comentando experiências de mediadores de leitura em contextos adversos, especialmente em países da América Latina, entre eles o Brasil, neste A arte de ler a antropóloga francesa Michèle Petit amplia os temas e aprofunda as análises de seu Os jovens e a leitura, publicado em 2008 pela Editora 34. Com um olhar interessado e uma sólida bagagem intelectual, investiga as diferentes maneiras pelas quais a forma narrativa pode atuar como educadora da sensibilidade, ao mesmo tempo em que se afirma como um poderoso instrumento de resistência ao caos interior e à exclusão social.

O que vocês estão lendo? 

Beigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!