26 de outubro de 2012

Dia 26 - Sobre meus hábitos literários | O Meme Literário de um Mês 2012

Dia 26 d'O Meme Literário: Fale de alguns hábitos literários seus. (Como inspiração, veja a lista 1 e a lista 2 que a Tábata fez há algum tempo.)

Eu leio bem devagar e raramente consigo escrever uma resenha satisfatória;

Gosto de comprar livros que já li;

Eu sempre compro mais livros mesmo tendo comprado a cota do mês, vejo por um precinho bacana, compro; 

Compro livros, a coleção aumenta, mas sempre vou à biblioteca e faço empréstimos;

Julgo livro pela capa e título;

Raramente uso marcador de página, mesmo tendo uma coleção gradinha, marco meus livros com pedacinhos de papel, cartõezinhos, quando uso marcador sempre será o do vale-presente Saraiva ou de algum livro que odeio;

Gosto de ler em ônibus, metrô, trem mesmo com o barulho, mas apenas quando não estão muito cheios;

Eu me tranco no banheiro para ler, o lugar mais silencioso de minha casa, sento no chão e leio até minha mãe ameaçar derrubar a porta, ela diz isso sempre;

Adoro entrar em livrarias, bibliotecas e sebos e ficar nesses lugares durante muitas horas, quase sempre não levo nada mas fico lendo sinopse, comentando livros com quem estiver me acompanhando ou apenas admirando todos aqueles livros;

Leio mais de um livro por vez;

Separo os livros que estou lendo em três grupos: faculdade - leitura de romances, faculdade - leitura de textos, artigos, livros mais teóricos e ''leitura por amor'',  geralmente me empenho mais no último grupo; 

Coisa mais rara é ver a Maura emprestando livros. Não gosto por experiências ruins quando emprestei livros, pra nunca mais! Prefiro indicar para a pessoa uma boa biblioteca do que emprestar um filho meu...

Mesmo eu não emprestando meus livros, gosto que me emprestem livros. Sou hipócrita mesmo! Eu gosto de livros, sei cuidar de livros e quando o filho é dos outros cuido até melhor do que dos meus filhos;

Organizo meus livros por literatura estrangeira, literatura ibero-americana e livros de série por cor, tamanho e os que já foram lidos, tem flags;

Raramente leio sinopse de livro, geralmente faço isso com livros desconhecidos ou acadêmicos;

Leitura de orelhas, sinopses e todas as informações adicionais gosto de fazer após o término da leitura, aí me jogo e leio mais de 10 vezes a mesma coisa;

Gosto de ler o livro antes de assistir o filme, salvo rara exceções em que assisti primeiro;
Não gosto, não consigo ler e-books - meus olhos não gostam deles! Então, vocês poderão topar comigo com um livro não com um e-reader.

Sempre levo mais de um livro na bolsa, mochila... para garantir, sabe!


Eu sempre leio antes de dormir e consequentemente, caio no sono no meio de uma frase, dependendo do livro esqueço em que parte parei, mas na maioria dos casos, acordo e penso: Não acredito que li aquilo!!! E corro pra continuar a leitura!



Confira minhas respostas nos outros dias d'O Meme Literário de um Mês 2012, clicando aqui.
Beigos!

2 comentários:

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!