15 de outubro de 2012

Dia 15 - Um livro para ganhar/comprar até o final do ano | O Meme Literário de um Mês 2012

Olá, pessoal!
Sim, já estamos no dia 15 d'O Meme Literário, parece que foi ontem que começou!
A pergunta de hoje é: Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?
Vamos ao livro!!!

Não pestanejei duas vezes antes de exclamar: É este!
Enquanto aguardava o início de uma palestra da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a pessoa que me acompanhava encontra esse livro enquanto observávamos os livros da seção de Sociologia, Filosofia e cara, acho que foi amor à primeira, segunda, quarta lida da sinopse. 
Eu PRE-CI-SO ler A Política Sexual da Carne - A Relação Entre o Carnivorismo e a Dominância Masculina, de Carol J. Adams. 
Então, quer me fazer muito, muito, muito feliz pelos próximos anos, aceito-o como presente, mas se ninguém comover-se comigo, ele será o meu presente de aniversário. E que presente incrível!

Publicada pela primeira vez no Brasil, esta edição comemorativa de 20 anos traz o texto de uma das principais referências teóricas para a compreensão e o estudo das influências de uma sociedade patriarcal nos hábitos alimentares e na relação de seus membros com as mulheres e os animais. É impossível ficar indiferente à tese defendida por Carol J. Adams de que a matança de animais e a violência contra a mulher estão intrinsecamente ligadas. Mais que pregar uma dieta sem carne, esta obra polêmica e provocadora promete estimular as reflexões e os debates necessários para que se construa um mundo mais igualitário.

Confira minhas respostas nos outros dias d'O Meme Literário de um Mês 2012, clicando aqui.
Beigos!  

4 comentários:

  1. Oi Maura, não conhecia esse livro e agora fiquei super curiosa. Nunca parei para pensar mais a fundo sobre o tema proposto nele, mas percebo que tem fundamento. Especialmente aqui no Rio Grande do Sul, onde se tem a ideia de que para ser considerado gaúcho é preciso gostar de churrasco e ao mesmo tempo a cultura gaúcha é profundamente machista.

    Vou ter que ler esse livro .

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não costumo ler não-ficções, mas como não consigo ver nenhuma relação entre matar animais e violência contra a mulher, fiquei curiosa! Além do mais, qualquer texto relacionado ao patriarcalismo me atrai.

    Uma pergunta: Maura, você é vegetariana? HAUSHAUSH

    Beijo.
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Taís!
    Quando eu li a sinopse, pensei: Cara, como eu nunca fui pensar nisso!?! A tese dela, não sei se posso usar esse termo, mas enfim... aparentemente teve um estudo muito grande porque só ''de ler'' as primeiras páginas, fiquei de cara, muito bom!
    Ah, conheço alguns gaúchos e percebi que mesmo eles não morando na terra natal, ainda possuem esse pensamento: gaúcho que é gaúcho come carne e é ''homem'' '-'

    Espero que leia para podermos conversar sobre ele :D

    Beigos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Natália!!!
    Opa, que ótimo que o tema do livro te deixou curiosa, espero que leia! :D

    Sim, sou ovo-lacto vegetariana, ainda estou no estágio em que como ovos e derivados de leite, questão de tempo para tirá-los de minha dieta :)

    Beigos, obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!