16 de junho de 2012

Playlist da Semana #6

Postagem sobre todas as bandas, artistas e suas músicas, que mais tocaram e fizeram-se presente em minha semana. 

O último Playlist da Semana foi ao ar, precisamente, há 19 meses e 10 dias... 
Em 6 de dezembro de 2010, eu falei do disco Polisenso da banda carioca For Fun que eu havia, finalmente, ouvido... E bom, os motivos que levaram-me a parar de publicar essa coluna... Eles não existem! 
Estava no Twitter quando li o tweet de uma das pessoas que sigo sobre Portugal. The Man e no mesmo momento, me lembrei dessa coluna que eu adorava publicar no tão, tão distante e memorável 2010 quando morava ainda numa cidade litorânea linda e estava me dedicando tão pouco aos estudos, aos livros e apenas com a música, eu era capaz de  me expressar melhor, a partir das canções de artistas estrangeiros e de poucos brasucas eu obtive tantas trilhas sonoras fabulosas para os momentos de ócio criativo e outros tantos momentos. 
Eu adoraria sentar aqui e falar das mudanças musicais que me atingiram nesses quase dois anos entre um post e outro, mas... Isso é conversa para outra ocasião. 


Na última semana, essa foi a minha playlist: 


Do disco Feito pra Acabar do Marcelo Jeneci, eu ouço, ouço, ouço, ouço e não canso de ouvir, Pra Sonhar, Café com Leite de RosasCopo D'água e Dar-Te-Ei. Sim, preciso ouvir as outras canções do disco lançado em 2010, mas quem disse que o quarteto acima deixa... A voz feminina do disco é outro ponto fortíssimo: a Laura Lavieri tem uma voz linda. 


Eu não conhecia o João Nogueira até... 2 meses atrás, quando fui apresentada ao talento e algumas canções do falecido sambista pelo Renan Oliveira. A música que ouço, ouço, ouço, ouço e não canso-me de ouvir é Além do Espelho. ''A vida é mesmo uma missão. A morte uma ilusão. Só sabe quem viveu. Pois quando o espelho é bom, Ninguém jamais morreu''. Clique aqui e a ouça, e assista o vídeo de quebra.


Eu não fazia ideia de que o disco acima do Paralamas do SucessoO passo do Lui de 1984 é onde encontra-se minhas canções preferidas desse trio (Óculos, Meu Erro, Ska, Assaltaram a gramática etc.), até que essa semana descobri ao pesquisar de qual disco era Romance Ideal, a música do Paralamas que mais ouço desde... bom, muito tempo. Essa semana, após algumas tristes surpresas, a ouvi tanto que já a decorei e tenho certeza, em afirmar que: ''Não pedi que ela ficasse. Ela sabe que na volta, Ainda vou estar aqui'', faço das palavras de Martim Cardoso e Herbert Vianna as minhas, não pedi que ele ficasse... Cantarola baixinho.


Já o Djavan eu conhecia há anos, cresci ouvindo muitas músicas deles, já que esse compositor é bem popular e MUITO talentoso, mas... infelizmente, como uma grande maioria das pessoas, só conheço ainda as canções mais famosas dele, como as que embalaram esses meus dias cinzas: Eu te Devoro, Oceano, Samurai, Flor de Liz e Sina. Mas, pelo andar da carruagem ou busão mesmo, minhas descobertas com relação a ele se aumentarão, graças aos novos amigos que me influenciam musicalmente pra melhor em muito!


Eu precisarei mandar o link dessa postagem, para a Andréia Pina poder ler e ficar sabendo o que eu ouvi essa semana... Algo que muitas pessoas não imaginam que a Maura poderia escutar,  nem a própria Andréia. Preconceitos estão caindo por Terra e o caixão para minha língua enorme foi encomendado há 4 meses, quando descobri essa versão de Sina do Grupo Revelação! 
Eu ADORO a versão de Sina feita pelo Grupo Revelação, desde o dia em que a ouvi enquanto trabalhava, fiquei fascinada pelo ritmo... A vontade de parar tudo o que está fazendo para ir dançar, (sambar, é claro!) é muito forte! Sina na voz do Djavan é linda, mas o Revelação colocou um tempero tão bão nessa música que me fez perder toda a minha aversão ao pagode e ouvir outras músicas do grupo e achar legal! Gente, Revelação é tudibão! Até agora, só me arrisquei a ouvir outras músicas deles mesmo, ainda não sei se gostarei tanto de outros grupos e cantores como ando gostando de ouvi-los. Essa semana ouvi muito essa Sina aqui. Clique no link e ouve, vai!!!


Pra fechar a playlist dessa semana, a banda - e única representante internacional - Beirut
Estava procurando por notícias deles ou mesmo fotos da banda, após sentir uma saudades de Elephant Gun, a canção que tornou a banda famosa, pelo menos, é o que eu acho, creio que poucas pessoas conheciam a Beirut - como eu - até ouvir o single e se apaixonar pelo clipe. 
Há três semanas, após a saudades da canção, baixei algumas canções deles, que eu não conhecia, e desde então, eu as ouço quase que diariamente, são elas: On A BayonetHallelujah (Leonard Cohen Cover)Elephant Gun - é claro, Scenic WorldThe Canals of Our City, In the MausoleumA Call To ArmsNantesA Sunday Smile, nessa ordem. É ouvir e ouvir, modo repeat ativado, sabe. 
A sonoridade das músicas da banda são... incríveis! Mágicas, lindas, doces... O Marcelo Jeneci também tem essa mesma mágica que percebo ao ouvir Beirut, cada instrumento em seu devido lugar tornando o espetáculo belo aos ouvidos e porque não aos olhos? 

Após tanto tempo, tirei bem o atraso, não acham?
Para quem chegou até aqui, muito obrigada! Espero que você anote os títulos das músicas e artistas e ouça as que não conhece, mas se já conhecer todas deixe nos comentários as músicas que fizeram parte da playlist semanal de vocês!

PS: Eu pretendo revisar o texto e arrumar todos os porque que encontra-se nele, sei que usei alguns de modo indevido, como também revisar bem e tirar o excesso (ou falta de) de vírgulas. 


Beigos!

4 comentários:

  1. Maura, acabei entrando no clima brasileiro de sua playlist e baixei várias aqui no Ares, além de, em plena madrugada, estar ouvindo minha modesta seleção. hahah
    Desses artistas, já conhecia Djavan (Te Devoro é clássica), o grupo Revelação (ouço muita gente falando da tal da Sina, mas não tenho certeza se já a conheço ou não, irei averiguar), Paralamas do Sucesso e Beirut, que tem um ritmo bem alternativo e, de vez em quando, consegue me agradar.
    Ultimamente ando mais pra Zeca Baleiro e Jorge Ben Jor. Além de umas instrumentais do 2Cellos pelas quais sou apaixonada!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, que legal, Ana! Acrescentei na minha listinha de 'conhecer' as instrumentais do 2Cellos que não conhecia, eu gosto bastante do Zeca Baleiro. Já o Ben Jor não me agrada muito, mesmo eu cantando as músicas dele quando toca, aquelas bem famosinhas.

    Beeigos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Maura! ótimo post,gostei bastante da publicação. Ouço, não com muita frequência, algumas das músicas brasileira que você destacou.
    Ultimamente tenho escutado com frequência, Tiê(piscar olho, Dois), Arnaldo Antunes( socorro, Meu Coração),Bruna Caram( palvras do coração, fim de tarde), Tulipa Ruiz(As Vezes, Efêmera,Pedrinho,Ordem das árvores...), Maria Bethânia (Cheiro de Amor,Sonho impossível, Yá Yá Massemba, Reconvexo...) Marcelo Jeneci(Felicidade. Há algumas outras, mas eu não lembro agora, legal curti bastante seu texto, muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ei, Nonato!
    Valeu pelo comentário ''imparcial'' :D
    Das músicas que você citou, só tenho ouvido, essa semana, Tulipa - coisa linda, duas delas que achei no 4shared: Ordem das Árvores e Só sei dançar com você e as do Jeneci - aquele moço lindo, essa semana peguei pra ouvir o Feito pra Acabar inteiro, vou anotar suas ''indicações'' e ouvi-las!

    Beigos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!