9 de maio de 2012

Quero Ler #29

Três livros que desejo muito ler, quero, mas que estão na fila para serem adquiridos, comprados ou encontrados nas bibliotecas da cidade.

Título: Gomorra
Autor: Roberto Saviano
Editora: Bertrand Brasil
Uma extraordinária radiografia da Camorra napolitana ao construir um relato corajoso e revelador, Saviano desmascara os meandros da máfia mais poderosa do mundo
O cenário tem nomes glamourosos como Angelina Jolie, entre outras celebridades do jet-set internacional. Mas o glamour pára por aí. Gomorra - um híbrido entre Camorra e a cidade bíblica destruída pelo fogo dos céus - virou filme dirigido por Matteo Garrone. Consagrou-se com o Grand Prix em Cannes e vai representar a Itália no Oscar. O livro e o filme receberam a alcunha da crítica mundial de ressurgimento da arte italiana, nas letras e nas telas. O porto de Nápoles é o ponto de partida para a jornada. Lá desembarcam diariamente todo tipo de mercadorias, vindas da Itália e de várias partes da Europa. São resíduos químicos, material tóxico e nada mais nada menos que cadáveres e esqueletos humanos. Tudo despejado clandestinamente na região da Campânia. Dos contêineres à alta-costura, passando por Las Vegas, China, hotéis de luxo e culminando em toneladas de cocaína, o jornalista Roberto Saviano - que há mais de um ano encontra-se sob proteção policial por estar ameaçado de morte pela Camorra - se infiltrou em setores camorristas para descobrir as artérias do funcionamento da máfia napolitana, considerada a mais perigosa e temida do mundo. Saviano ficou enclausurado por vários meses por conta das denúncias reveladas no livro-reportagem Gomorra. O autor, que só a partir de meados de novembro de 2008 voltou a participar de eventos em defesa da liberdade de expressão e de palestras sobre seu best-seller, foi homenageado pela Academia Nobel, em Estocolmo. A instituição promoveu neste mesmo mês uma conferência sobre liberdade de expressão em apoio a Saviano e Salman Rushdie - outro escritor de renome com a cabeça a prêmio - pela coragem de terem publicado livros que desagradaram autoridades religiosas, morais, políticas e organizações criminosas.

Título: A Menina que Navegou ao Reino Encantado - No barco que ela mesma fez 
Autora: Catherynne M. Valente
Editora: Leya
Setembro é uma menina que sonha com aventuras. Quando é convidada por um Vento Verde e um Leopardo para ir ao Reino Encantado, é claro que aceita. Mas o Reino Encantado está em tumulto, e vai levar uma menina de doze anos, um dragão que adora livros, e um menino estranho e quase humano chamado Sábado, a tentarem derrotar a malvada Marquesa e restaurar a ordem. Esse mundo fantástico criado por Catherynne Valente é uma divertidíssima trama para os jovens, com leves inspirações como Alice no País das Maravilhas, Crônicas de Nárnia e Coraline. O texto decorre com uma simplicidade, leveza e humor surreais. O livro que de fantástico começa no gigante título, passa pela incrível história e por fim encontra as lindíssimas ilustrações de Ana Juan, ilustradora responsável também pelo Frida. A publicação do livro foi quase obrigatória depois do sucesso estrondoso que o livro fez na internet. 

Título: A Moreninha 2: A Missão
Autor: Ivan Jaf
Editora: Ática
Murilo, Zacarias, Rodrigo e Diogo moram em uma república. Todos invejam Diogo e seu sucesso com as meninas e os amigos também não se conformam que ele conquiste tantas e não se entregue a nenhuma. Murilo convida os amigos para visitar o sítio da avó, e, durante uma festa, aposta com Diogo: se ele ficar perdidamente apaixonado por uma garota e não quiser ficar com mais ninguém, escreverá um livro. Caso contrário, Murilo escreve. Diogo topa, mas percebe que a aposta é a mesma de A Moreninha, livro de Joaquim Manuel de Macedo. Será que estão lhe pregando uma peça?

Beigos!

2 comentários:

  1. Amei esse A Menina que Navegou ao Reino Encantado - No barco que ela mesma fez (ctrl+c-ctrl+v, né, pq) interessante ter saído da internet e só depois ter saído por uma editora. Se bem que isso mostra como as editoras estão cegas hj em dia, pela sinopse já dá pra ver que é encantar, do tipo que faz sonhar.
    Os outros dois eu passo pro futuro e jogo no quem sabe leio kkk

    Bjs e adorei as dicas diferentes, tem blog q visito e ainda indica Crepúsculo (isso já viro domínio universalmente tosco).

    ResponderExcluir
  2. Esse título enooorme foi o que me chamou atenção à 1:00 da manhã enquanto procurava promoção no site da Saraiva, ahah, aí li a sinopse e fiquei coçando de ansiedade para ir na livraria e pegá-lo e dizer: MEU DEUS, ESSA COISA LINDA EXISTE!!! Acho que esse é o livro que estou mais ansiosa para ler, sem sombra de dúvidas!
    As editoras precisam buscar mais coisas boas na internet, porque - acho - muitas coisas boas devem estar sendo produzidas e publicadas e compartilhadas e que só são 'enxergadas' pelas editoras depois que fazem barulho, alguns são bons exemplos, outros... merdinhas!
    Espero AMAR ''A Menina...''.

    Fiquei feliz por ter gostado das dicas ;D

    Beigos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!