22 de março de 2012

Quero Ler #26

Três livros que desejo muito ler, quero, mas que estão na fila para serem adquiridos, comprados ou encontrados nas bibliotecas da cidade.  

Uma postagem acadêmica, livros que quero ler para a faculdade. Estou postando esse trio de leituras desejadas porque não é qualquer dia que desejo ler algo de cunho universitário, por mim, comprar Revista Coquetel seria minha única despesa com/para a faculdade. 

Título: Gramática Pedagógica do Português Brasileiro
Autor: Marcos Bagno
Editora: Parábola
Mais do que uma gramática convencional, este livro é um manual destinado à formação científica dos docentes, que somente agora começam a ter à sua disposição obras que descrevem e analisam o português brasileiro contemporâneo. Aqui, além da exposição sem rodeios do funcionamento da língua majoritária dos brasileiros, o autor oferece sugestões de atividades práticas para a reflexão sobre este funcionamento em sala de aula. 

Sim, é uma gramática. Você se pergunta: Quem lê gramática por diversão? Eu e mais alguns seres, que ainda não conheço. E a abordagem dela é supimpa para aquisição de conhecimentos valiosos para a docente que um dia serei.



Título: Marxismo e Filosofia da Linguagem
Autor: Mikhail Bakhtin
Editora: Hucitec
Publicado na Rússia em 1929, esse livro se tornou um clássico. Nele, Bakhtin desenvolveu uma filosofia da linguagem de fundamento marxista, mas sem as limitações das ortodoxias oficiais da época.




Título: Aparelhos Ideológicos do Estado
Autor: Louis Althusser
Editora: Graal
Um estudo sobre o funcionamento do poder e sobre os aparelhos geradores de ideologia: o sistema das diferentes igrejas, a escola, a família, a justiça, a imprensa, o rádio, a televisão e o esporte, entre outros. O livro conta com uma introdução crítica de J. A. Guilhon de Albuquerque e um posfácio do autor, rebatendo as críticas feitas ao texto. 

Esses dois livros são, frequentemente, indicado pelos professores e bibliografias de outros livros que estamos tendo contato. 


Beigos!

2 comentários:

  1. Oi,Maura!
    Adorei suas indicações e com certeza,você encontrou alguém que curtir ler Gramáticas.
    Sem dúvidas,eu compraria as duas primeiras indicações, a gramática do Bagno seria uma delas.Tenho e já li Preconceito Linguístico várias vezes..rss
    Ler Gramática por diversão não é para qualquer um não...rss..tem que ser um pouco louco!!
    Bjs e bom fim de semana!!
    Zilda Mara
    @ZildaPeixoto
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zilda!
      Ae, encontrei alguém que também gosta de ler gramáticas :D
      A gramática do Bagno será a minha próxima compra, como o segundo livro.
      Até agora do Bagno li A Língua de Eulália no semestre passado.

      Concordo, tem que ser um pouco louquinho e gostar de carregar esses livros enormes pra cima e pra baixo!

      Obrigada pelo comentário!

      Beigos!

      Excluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!