5 de janeiro de 2012

Quero Ler #21

Três livros que desejo muito ler, quero, mas que estão na fila para serem adquiridos, comprados ou encontrados nas bibliotecas da cidade.


Título: O Livreiro do Alemão
Autor: Otávio Júnior 
Editora: Panda Books
A trajetória de Otávio Junior que tenta colocar o livro no hábito dos moradores do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro. Garra, luta e fibra marcam a vida do autor, que já foi premiado pelo jornal “O Globo” e pelo programa “Caldeirão do Huck”, da rede Globo.

Título: Jurupari
Autor: Paulo Freire
Editora: Vai Ouvindo
Jurupari é um romance violeiro e mitológico com o pé na estrada.
O livro conta a história de um violeiro em formação cruzando o Brasil a pé, de ônibus, barco, caminhão - de tudo quanto é jeito -, sendo guiado pelos mitos, pela música e pela descoberta do amor.
Uma vez escutei de meus filhos: “Pai, desdá o nó do meu sapato”. Pronto, era exatamente o que vinha pensando enquanto elaborava este livro.
Em Jurupari, um jovem músico em formação viaja para descobrir sua arte. Esse descobrir tem a função do “desdar” que as crianças inventaram. Ou seja, tirar de cima de nossa terra o que está amontoado, atrapalhando a visão, e revelar a nossa história.
É assim que surgem os mitos brasileiros, guiando os personagens e apurando as descobertas.
Procurei aqui colocar em prática minha experiência de violeiro, contador de histórias e pesquisador de nossos mitos, narrando da forma como aprendi com os mestres e buscando a verdade, para que Jurupari volte a frequentar nosso imaginário.
Jurupari tem distribuição da Tratore.

Título: Armazém do Folclore
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: Ática
O saci, a Iara, o curupira, o Bicho-papão, o Lobisomem e muitas outras personagens do imaginário popular se reúnem nessa coletânea de contos, quadras populares, frases feitas, adivinhas, ditados, trava-línguas e receitas culinárias, abrindo ao leitor o vasto universo do folclore brasileiro.




Figura na minha lista de ultra desejados Jurupari, dessa listinha, o que, certamente, procurarei com mais afinco pelas livrarias, sebos de Sampa. 

Beigos!

6 comentários:

  1. Ah,comecei a ler o Monge e o Executivo a meses e ainda não terminei..
    #umavergonha.
    seguindo,segue também ai?
    http://www.meninasligadas.com/
    @CassiaCardoso
    =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita!!!

      Irei seguir seu blog :)

      Excluir
  2. Olá Maura
    Ahhff são tantos livros na fila par ler e comprar também que fico perdidinho com isso.
    Estou parado na Leitura de A guerra dos Tronos e nem sei como será com a volta as aulas. Ler é um dos melhores exercícios que existem.
    vamos ver se dá.

    gde abrsssssssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Maura!

    Gostei daqui, tô seguindo. Admiro teu gosto por literatura.

    Queria te convidar a conhecer o meu e, se gostares, seguir:
    http://leilakruger.blogspot.com

    Tem poemas, prosa poética, divulgação do meu livro... já tenho algumas publicações de contos e poesias fora da Internet.

    E te convido a conhecer meu romance REENCONTRO, pela Novo Século Editora, e ler o primeiro capítulo:
    www.leilakruger.com.br
    Uma história de superação, amor, dependência química, amizades, família e muito mais. É sobre Ana Luiza, uma amante dos livros e da música que procurava o significado da vida além deles.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Vou dar uma passada pelo seu espaço ;)

      Excluir
  4. Futuramente quero poder buscar esses livros para leitura, porque ultimamente tenho centralizado apenas livros para o vestibular. Então meu tempo quase não dura para a leitura de outros. Muito bom o blog, um beijo Maura.

    http://equilibrionecessario.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!