5 de julho de 2011

Music Box # 4

O Music Box é uma coluna semanal, em que eu, João Lucas, exponho meu gosto musical, apresentando discos novos ou antigos do meu acervo e preferência.

Nesse verão eu decidi fazer algo diferente. Olá pessoal, bem, não fiz o Music Box sábado estava muito ocupado com a Lanhouse, era muita coisa para fazer e não tinha tempo nem para mim mesmo, hoje eu decidi fugir da modinha, e entrar em algo mais alternativo, diferente, criativo e ao mesmo tempo, quem é melhor que se encaixa nessas características? sim a nossa querida Björk com o seu álbum Vespertine.

Diferente dos seus primeitos álbums, Debut, Post e Homogenic, Vespertine é muito mais profundo, Björk usa como pricinpais instrumentos a caixinhas  de música, Harpas e coros, Björk revoluciona com elementos de profundeza, ironia, poder de uma mulher sexy, um nível de simbolismo muito bem organizado,o disco foi platina na França, e primeiro lugar em varios países e debutou em 19º na Billboard Hot 100, inovar e ainda vender milhões? atos para poucos né?seus singles são Hidden Place, Pagan Poetry e Cocoon.


Com Hidden Place Björk já começa inovando, ela usa nessa faixa o efeito de disco inverso, usando trilha com profundeza, essa faixa é o resumo do Vespertine mostra um sentimento de timidez, é a canção forte, o coral de garotas da groelândia, a voz doce da cantora, está tudo em Hidden Place, Cocoon é uma canção silênicosa, mais timida que Hidden Place a letra fala de uma garota que encontrou a felicidade em um garoto, é maravilhosa, batida silênciosa resultado de experiênica de Laptop e música eletrônica da vanguarda faz dessa música uma das melhores do álbum,  It's Not Up To You começa com um toque tímido como a maioria do álbum mas apartir do refrão mostra ser bem mais agitada, o refrão gruda na cabeça como uma música chiclete, Harpas, coral,cordas é uma das melhores músicas do disco, Undo começa lento e minimalista, o coral de mulheres da destaque na canção e Björk canta cada vez mais sauve enquanto a canção passa, Pagan Poetry uma das canções mais conhecidas pelos fãs e marcou muito essa era, principalmente pelo videoclipe que mostra a cantora fazendo sexo vaginal com o marido, porém de forma abstrata e implantando piercings pelo corpo, quando o clipe e a música são verdadeiras obras de arte, no final onde Björk exclama "I Love Him" o coral de mulheres responde atrás "She Loves Him",de repetidamente até a canção acabar é realmente muito gostoso como se fosse uma preçe, Frosti é uma instrumental de caixa de música, muito gostosa aonde da ínicio a canção Aurora que pega emprestado alguns elementos de Frosti, dando um clima ártiico a canção, sem contar com o refrão maravilhoso cantado por Björk e o coral de mulheres deixa a canção divina, An Echo, A Stain a faixa mais timida o Vespertine, sussuros, harpas, cordas e corais, perfeitamente colocados que transforma a canção em uma trilha de suspense, incrível! Sun in My Mouth, tem uma letra adaptada do poema  "Impressions" do americano e.e cummings, continua com cordas,harpas e corais, caixa de música e outros efeitos poderosos, a canção é levemente incrível, Heirloom é mais dançante continua usando os instrumentos como cordas e corais e a doce voz de Björk, Harm of Will é uma perfeição do disco, a canção parece uma poesia, uma canção de ninar, sua batida perfeita o coro silêncioso, cordas, harpas um clima tão cinematográfico e a voz doce de Björk, nada melhor não? o álbum  finaliza perfeitamente com Unsion, uma canção mais animada, com um apelo pop e ainda sim experimental, a mistura dos dois  fecha o disco com perfeição,Björk consegue ser pop e experimental perfeitamente!

Nota 10 a esse álbum divino, da Björk, eu sou um grande admirador dela e comprei dois discos dela semana passada, o "Medúlla" e o "Volta" que ainda não chegaram, talvez eu faça uma análise desses discos depois, os discos da Björk não são faceis de se achar aqui a Americanas possuem só o mais recente "Volta" , compre na Livraria Cultura só que são caros, eu consegui bons preços no Mercado Livre.

Videoclipes:

Capa dos Singles:












Gostaram da análise? Comentem
Obrigado pela atenção, um abraço e até semana que vem (é melhor dizer semana que vem mesmo, caso aconteça alguem imprevisto ou eu me esqueça! rs ) com mais um Music Box!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!