6 de outubro de 2010

Quero Ler #5

Três livros que desejo muito ler, quero, mas que estão na fila para serem adquiridos, comprados ou encontrados nas bibliotecas da cidade.

Sou Toda Errada - Tammy Luciano 


Jovem, linda e rica, Mila tem orgulho da sua vida fácil e faz questão de aproveitá-la ao máximo. Entre festas, namoros e voltas no shopping, seu estilo de vida é igual ao de qualquer patricinha da zona sul – até que conhece Neco, e com ele, o amor. Os dois vivem uma paixão conturbada, um namoro marcado por loucuras, brigas e ciúme doentio. Mas quando ela menos espera, sua alma gêmea diz adeus, dando fim à relação. Pela primeira vez, Mila se vê sozinha, sufocada pelas memórias do namoro. Faculdade, amigos e cartões de crédito já não lhe trazem mais alegria, nem expulsam por um segundo o ex da sua mente. Agora, Mila é obrigada a encarar o vazio da própria existência fútil. Transtornada, ela se entrega num ritmo alucinante a festas, ao álcool e ao sexo inconsequente, tentando aliviar a dor. Obcecada pelo ex, se envolve numa espiral de confusões, mentiras e manipulações, tudo para obrigá-lo a voltar. Será que ela vai conseguir?


A Morte de Bunny Munro - Nick Cave

O livro narra em uma combinação primorosa de sentimento e humor negro, a trajetória do anti-herói do título, um homem obcecado por sexo às voltas com uma paternidade complexa e o tortuoso caminho para a redenção. Versão moderna (e totalmente canalha) de um caixeiro-viajante, Bunny Munro vende produtos de beleza e míseras gotas de esperança a donas de casa solitárias na zona costeira do Sul da Inglaterra. Desnorteado pelo repentino suicídio da mulher e tentando manter um pé na realidade, ele faz a única coisa que consegue pensar dentro de sua zona de conforto: pegar a estrada, mas dessa vez levando o filho de nove anos a tiracolo. Enquanto Bunny desfila seus produtos e seu carisma sexual de porta em porta, Bunny Junior espera pacientemente no carro, explorando o mundo através das páginas de sua enciclopédia — um presente da mãe que ele guarda como um tesouro. Quando a bizarra viagem parece estar chegando a um ajuste de contas final, Bunny se depara com os fantasmas da sua vida — pais decrépitos, amantes vingativas, maridos ciumentos e um assassino chifrudo — emergindo das sombras, ávidos para cobrar a sua parte. Comovente retrato da relação entre pai e filho, A MORTE DE BUNNY MUNRO é uma leitura sofisticada, raivosa e altamente prazerosa, tão inteligente e misteriosa quanto as letras que transformaram Nick Cave em um dos maiores ídolos do mundo da música.

Luka e o Fogo da Vida - Salman Rushdie
Embora possa ser lido de forma independente, Luka e o Fogo da Vida retoma os protagonistas de Haroun e o Mar de Histórias, romance de Salman Rushdie publicado em 1990: Rashid Khalifa, famoso contador de histórias, cuja imaginação prodigiosa o faz viver entre o mundo real e o mundo da fantasia; Soraya, sua mulher; e os dois filhos, Haroun e Luka. Neste novo livro, Luka tem doze anos e sonha em seguir os passos do pai e do irmão mais velho, que já se aventuraram pelo mundo da magia. É então que, sem querer, ele roga uma maldição contra um circo que visita a cidade, cujos animais são maltratados pelo dono, o Capitão Aag. Naquela noite, o circo é destruído por um incêndio. Mas o Capitão Aag se vinga, enfeitiçando o pai de Luka e fazendo-o cair num sono profundo, que acabará por matá-lo se o feitiço não for quebrado. Luka então descobre que o único jeito de salvar o pai é roubando o Fogo da Vida do topo da Montanha do Conhecimento. Ao longo da odisseia de Luka, uma impressionante variedade de mitologias se sucede. Além de ser populado por deuses gregos, romanos, astecas, hindus e nórdicos, o livro também faz alusão ao que se poderia chamar de universo mitológico moderno, como os filmes de Walt Disney, a trilogia De volta para o futuro e o romance Um ianque na corte do rei Artur, de Mark Twain. Escrito num ritmo ágil e com um humor evidente nos jogos de linguagem que temperam a narrativa, Luka e o Fogo da Vida é uma declaração de amor à fantasia, ao mesmo tempo em que chama atenção para as ligações entre imaginação e realidade.

Bônus: Os Versos Satânicos - Salman Rushdie 
Neste romance vigoroso, que rendeu a Salman Rushdie um Whitbread Prize e uma sentença de morte promulgada pelo aiatolá Khomeini, o consagrado escritor narra a história de dois atores indianos que se metamorfoseiam, um em diabo e outro em anjo, depois de caírem de um avião atacado por terroristas.
Muitas coisas opõem e associam os acidentados: um é apolíneo, o outro dionisíaco; um é apocalíptico, o outro integrado; um é apegado à origem, o outro está decidido a conquistar nova nacionalidade. Transitando livremente entre o real e o fantástico, entre o bem e o mal, entre a infinidade de opostos complementares e inconciliáveis da vida, este romance alegórico é claramente autobiográfico, especialmente em sua questão filosófica central: quem sou eu? Ao fazer essa pergunta, o indiano Rushdie parece buscar uma ponte entre extremos, a conciliação dos opostos, uma resposta para a vida. Seus Versos satânicos transcendem o problema específico do emigrado que flutua entre culturas para aplicar-se a todos os cidadãos de um mundo dilacerado

PS: Todos esses livros entraram para minha lista de desejos, no domingo, dia 03. 
Sou Toda Errada da fofa Tammy Luciano; o segundo por influência do meu irmão que ama Nick Cave e os outros dois do Salman que li resenhas numa revista, fiquei: Eu preciso ler!!! Anotei seu nome do autor atrás de um santinho de político e corri pra casa para pesquisar esses livros e os demais do autor. 
Se alguém quiser me presentear com algum deles, eu ficarei grata pelo resto da minha vida - e nem estou exagerando.

Beigos. 

4 comentários:

  1. Fico feliz de ser a representante nacional dessa lista. rs Acho também que vou ser a única autora sortuda dessa lista a comentar aqui. Já pensou Nick Cave também vir aqui te agradecer? Nada é impossível! Eu não imaginei, por exemplo, que um dia eu e meus livros estaríamos em Blos e pgs ao bacanas!!! Dorei, dorei, dorei!!!
    Vale avisar que comprando o livro no meu site, ele vai com autógrafo, marcador e flyer!!!
    www.tammyluciano.com.br/lojinha.htm
    Obrigadaaaaaaaaaaa!!!
    Bjinhos. Tammy

    ResponderExcluir
  2. Maura,
    serei sinceríssima: fazia algum tempo que não passava por aqui. E me arrependo.
    Menina, o blog está cada vez mais bonito.
    Meus parabéns, viu?! :D

    ResponderExcluir
  3. Desses livros o que mas me despertou interesse foi o "Sou Toda Errada"...
    apesar de todos serem bons...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!