17 de outubro de 2010

O Meme de um Mês: Dia 17 – Uma obra de arte (pintura, desenho, escultura, etc)

Rosa e Azul (alternativamente intitulada As Meninas Cahen d’Anvers) é uma célebre pintura a óleo sobre tela do artista impressionista francês Pierre-Auguste Renoir. Produzida em Paris no ano de 1881, a obra retrata as irmãs Alice e Elisabeth, filhas do banqueiro judeu Louis Raphael Cahen d’Anvers. É considerada um dos mais populares ícones da coleção do Museu de Arte de São Paulo, onde se encontra conservada desde 1952.

Sou a pessoa que menos entende de arte, conheço, apenas, as obras mais famosas dos artistas impressionantes, expressionistas que estudamos nas aulas de Artes. 
A pintura acima escolhi por ser uma das que mais me recordo ao lembrar da escola que frequentei da 5a ao 1° ano e que estudamos na aula de Literatura/Língua Portuguesa naquele fatídico ano em que pegamos a professora mais adorada - haha e que conseguiu me marcar de alguma maneira, Rosa e Azul sendo a lembrança mais viva e engraçada daquelas aulas em que interpretação de uma obra de arte tornava-se uma festa, pelo menos para mim. 

Para mais informações sobre O Meme de um Mês, clique aqui. E para ver os outros dias, aqui.

2 comentários:

  1. Alice e Elisabeth, olha você bem sabe que não sou a melhor pessoa para falar de arte,mas tenho que admitir que tenho um lado sensivél pra elas, principalmente pinturas como esta,sempre senti que elas não são apenas um desenho com traços e cores, parece ter algo além do que nossos olhos possam ver.

    ResponderExcluir
  2. E ainda falando desta, tem sempre algo, que me chama a atenção no que vejo, por exemplo,vejo lindas garotinhas do ano de 1881, mas vejo também um olhar lá longe de uma delas que me fez pensar,o que me fez pensar mesmo?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!