13 de outubro de 2010

O Meme de um Mês: Dia 13 – Um livro de ficção

Fernando Sabino começou a escrever este livro em 1946, aos 23 anos, como uma distração para a obsessão literária que então o sufocava. Dez anos mais tarde, preocupações de outra ordem levaram-no a escrever o romance O encontro marcado, que tanto sucesso alcançou, com sucessivas edições até os dias de hoje - além das crônicas, contos e novelas com que conquistou seu numeroso público desde então. Um dia, já em 1979, remexendo velhos papéis, encontrou algumas folhas amareladas pelo tempo, com o princípio da história do grande mentecapto Viramundo. Como um desafio, decidiu retoma-la e, em 18 dias de trabalho contínuo e ininterrupto noite adentro, deu por terminado o romance iniciado 33 anos antes. A sua impressão é a de que teve o livro dentro de si durante todo esse tempo, ansiando por sair. O certo é que nele reencontrou a sua vocação de romancista. Tamanho esforço redundou numa obra a um tempo hilariante e dramática, cuja ação, circunscrita a Minas Gerais, adquire uma dimensão universal, remontando às origens franco-ibéricas do romance picaresco medieval.


Eu não sabia se deveria escolher um livro de ficção que amei ou um muito bom, então, enquanto olhava minha estante física e a minha no Skoob, meus olhos pararam sob esse romance do Fernando Sabino, que para mim é um livro perfeito, lindo, maravilhoso, que me fez chorar, rir, amar ainda mais o estado de Minas Gerais e que, sim, é um dos livros que eu indico antes mesmo de me pedirem uma dica de livro - haha.

Gente, só de pensar na linda experiência que foi ler esse livro, meus olhos se enchem de lágrimas. Ah, se alguém quiser me dá-lo de presente, seria grata eternamente. 

Para mais informações sobre O Meme de um Mês, clique aqui. E para ver os outros dias, aqui.

2 comentários:

  1. Um dom,ou apenas estava escrito em seu destino.
    Caralho vcoê é pessoa que conheço que mais ler livros. Um mais interesante que o outro,belo gosto tiveste essa sua sina.

    ResponderExcluir
  2. Faço as palavras de Gabrielle as minhas...
    nossa é Incrível Maura,vc é Incrível !!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!