21 de setembro de 2010

Quero Ler #3

Três livros que desejo muito ler, quero, mas que estão na fila para serem adquiridos, comprados ou encontrados nas bibliotecas da cidade.

E como prometido, aqui estão os livros de autores nacionais mais desejados por mim: 

As Meninas - Lygia Fagundes Telles 
Não foram muitos os escritores que, no auge da ditadura militar no Brasil, abordaram em seus textos temas como a repressão e a tortura e escreveram obras de contestação como As meninas , de Lygia Fagundes Telles. Livro árduo, dolorido e lindo, As meninas relata os conflitos no relacionamento de três jovens que têm entre si um ponto em comum, a solidão, e como pano de fundo os governos militares. Três universitárias compartilham com algumas freiras um pensionato em São Paulo. Ana Clara gosta de um traficante e vive drogada. Lia briga contra o regime. Lorena, filhinha de papai, ajuda as outras duas com dinheiro. Lia se envolve com Miguel, que é preso e trocado por um diplomata. Sem ligar para a política ou as drogas, Lorena se apaixona por um médico casado e pai de cinco filhos. Um enorme espaço separa o universo das pensionistas e seus dramas das religiosas, que se apavoram com a liberdade das três moças. Cada uma das personagens é um poço de conflitos e monólogos interiores que vêm à tona através das confidências íntimas de cada uma e que se ligam à miséria política e cultural da época. O texto de Lygia Fagundes Telles não cai na vulgaridade, não se banaliza apesar do tema. A linguagem é coloquial e expressiva e os diálogos abandonam as conveniências formais. As meninas de Lygia são, afinal, as jovens do nosso tempo, saídas da adolescência e ingressando na plenitude da mocidade. Nada mais atual. Apontada pela crítica como um sucesso absoluto, As meninas é uma obra que resultou do esforço de três anos de trabalho dessa autora perseverante, que valoriza a palavra e mostra, através de seus textos, a luta de todos nós em defesa da liberdade.

Todas as Estrelas do Céu - Enderson Rafael
Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?
Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.

Essa Terra - Antônio Torres
Essa Terra retrata o impacto da cidade grande sobre o retirante, o imigrante nordestino. O próprio autor, nascido na pequena cidade de Junco, interior da Bahia, percorreu os mesmos caminhos dos seus personagens, deixando o Nordeste para procurar a sorte nas metrópoles do Sudeste. E a encontrou.




BônusNove Minutos com Blanda - Fernanda França
Ótimo panorama. A minha mãe e a minha sogra planejavam o meu casamento, eu nem sequer sabia se o meu namorado queria se casar comigo e eu não parava de pensar em um cara cujo nome eu desconhecia. Naquele momento, pensei: “Sou a pior espécie de mulher que já existiu, mas não posso desistir de mim mesma, senão estou perdida”. Decidi dar uma chance para o que é real e tentar esquecer a história de cinema com o gerente de banco que era baterista. Até porque história de cinema é escrita para cinema e só acontece no cinema. Seria diferente comigo?

PS: Essa Terra e As Meninas estão na lista das obras literárias para o vestibular da universidade que prestarei em Dezembro, fiquei feliz por serem dois livros que sempre quis ler. 

Beigos!

7 comentários:

  1. Maura, fico MUITO feliz quando leio um post assim, que fala com tanto carinho dos livros. Ainda mais quando Blanda está entre eles :-) Obrigada, viu? Espero que goste quando ler e depois me conte tudo, tá bem? Beijo enorme. Alegrias, Fernanda França. www.fernandafranca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também to louca pra ler Todas as Estrelas do Céu e Nove minutos com Blanda! Sério mesmo, li resenhas ótimas de ambos e estou doida para comprar os meus *-*

    ResponderExcluir
  3. Tenho que ler também Essa Terra e As Meninas, pois vou prestar o vestibular para o mesmo curso que você =D

    Acredito pelo que li agora dessas sinopses que serão boas leituras e que conseguirei assimilar algumas coisa para a prova, ah vá.

    ResponderExcluir
  4. Nove Minutos com Blanda e TOdas Estrelas tao na minha lista tambem.
    E gracas a vc acabei de adicionar As Meninas

    ResponderExcluir
  5. Oie! Nunca li nenhum desses livros mas já ouvi falar muito bem desse da Lygia Fagundes Telles.
    Vai prestar vestibular pra q curso?

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  6. Menina, às vezes acho que não vale a pena assistir aos filmes, porque normalmente eles não chegam nem aos pés dos livros, mas Marley e Eu, apesar de cortar muita coisa, vale a pena assistir. Então, assim que você tiver aquele tempinho, separe-o para ver o filme, ok? Tenho certeza que vai gostar.

    Aw, que lindo, pensei que eu era a única que lia Marley e pensava no meu cachorro *-* Que bom que há mais gente assim. Depois me mostre uma foto do Apolo? :D

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!