24 de agosto de 2010

Quero Ler #1

Estipulei que publicarei o post Quero Ler semanalmente.

Três livros que desejo muito ler, quero, mas que estão na fila para serem adquiridos, comprados ou encontrados nas bibliotecas da cidade.



A Bolsa Amarela - Lygia Bojunga
A Bolsa é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela ) - a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio "criança não tem vontade" - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.



-
Sábado à Noite - Babi Dewet 
Amanda é popular na escola e os amigos do seu amigo de infância são considerados os ‘marotos’ do pedaço por desrespeitarem as regras. Tudo ao seu redor acaba desmoronando quando um amor mal resolvido volta à tona e a sua amizade é posta em prova. Se não bastasse, seu diretor resolve dar bailes aos sábados e uma misteriosa banda mascarada foi convocada pra tocar. Mas suas letras dizem tanto sobre ela… quem serão esses mascarados de Sábado à Noite?





-
A Revolução dos Bichos - George Orwell
Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens. Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo.

PS: E sobre A Bolsa Amarela,  talvez amanhã irei pegá-lo, finalmente, na biblioteca do meu bairro.

5 comentários:

  1. A Revolução dos Bichos também quero ler há eras!

    Fiz um blog novo, dá uma passadinha lá:
    http://novasalices.blogspot.com

    Beijo querida :)

    ResponderExcluir
  2. A Revolução eu quero ler também, mas não agora. Comecei a ler 1984 e não gostei tanto, mas vou terminar. Acho que criei muita expectativa. Fiquei com vontade de ler esse da bolsa amarela, parece uma crítica bem interessante a família nuclear. Quem sabe...
    Boas leituras!

    www.costabbade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A revolução dos bichos eu tbm qro ler *-* e sabado a noite surgiu de uma fanfic né?! eu amava le-las.

    um beeeijo flor,da sua fã numero 1.
    Continue postando.

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas...vou providenciar para ler.
    O problema da bibloteca aqui da minha cidade, é que tem muitooos livros, porém ninguém pega!
    =)

    Visite:

    http://escritoateclado.blogspot.com/
    e
    www.mateseuprofessor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Lindo o blog amr,belos posts
    http://meninapoisonoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!