7 de junho de 2010

Desafio 10 livros em 10 dias e Parte 1

Encontrei esse desafio enquanto passeava pelo a pouco conhecido Gatos na Biblioteca, o adorei de imediato, daí fui até o blog Partes de um Diário da Luana Farias que propôs o desafio, onde repensei a ideia de fazê-lo mesmo não tendo-o recebido de ninguém.
O desafio chama-se 10 livros em 10 dias mas não precisarei ler os tais dez livros em tão pouco tempo. Apenas precisarei citá-los nas próximas postagens por hoje e pelos 9 dias que se seguirão. 

E esses são os critérios para as postagens:

No 1° dia: Livro que você, ou seja eu, mais gostou;
2° dia - Livro que você mais odiou;
3° dia - Livro mais barato que você comprou;
4° dia - Livro mais caro que você comprou;
5° dia - Livro que mais te fez ter a atenção nele;
6° dia - Livro que menos te fez ter a atenção nele;
7° dia - Livro que você mais recomenda;
8° dia - Livro que você menos recomenda;
9° dia - Série de livros você mais gosta e
10° dia - Livro mais velho que você tem ou leu.

E se você gostou, proponha esse desafio a si mesmo.

Abaixo, a parte 1 do desafio:
Livro que você mais gostou.

Decisão difícil, muito. Por isso escolhi não um livro e sim, três. Eles sendo a trilogia Fronteiras do Universo: A Bússola de Ouro, ou Dourada; A Faca Sutil e A Luneta Âmbar do britânico e genial Philip Pullman.
Houve uma ruptura imensa em mim após a leitura desses livros. Muitos preconceitos deixaram de existir. Deixei de torcer tanto o nariz para Ficção Científica. 
Não fui mais a mesma após conhecê-los e agradeço às minhas idas até a biblioteca do bairro naquele verão em que consegui me focar mais nos livros, nos projetos e na certeza de que meu lugar é entre eles, os livros, oh!, e é claro que com esses três comigo. 

Um pouco mais sobre eles:

A BÚSSOLA DE OURO
Num mundo similar ao nosso, onde as pessoas nascem acompanhadas por seres chamados Daemones, com os quais possuem uma ligação íntima, Lyra, uma garota de 11 anos, que mora na Universidade britânica de Jordan, seu Daemon Pantalaimon descobrem uma trama mortal que a leva às terras geladas do Norte, para salvar as crianças que estão sendo submetidas a experiências cruéis.
Para guiá-la, ela conta com um aparelho de poderes relativamente desconhecidos: o Aletômetrro – o leitor da verdade.
Bruxas boas escassamente vestidas, religiosos perversos, crianças mal comportadas que são heroínas. A Igreja e a religião são duramente atacadas nesse livro. Pullman inverte todos os padrões de C.S.Lewis.

A FACA SUTIL
Um antigo relicário, uma faca que corta espíritos e passagens entre mundos está guardada na cidade de Cittàgazze, onde apenas espectros e crianças são livres para perambular. Lyra encontra com Will, um garoto que acabara de assassinar um homem, em nosso mundo.
É o menor livro da trilogia, embora seja ainda mais surpreendente que o anterior, aparentemente só foi liberado para cumprir o prazo com a editora.

A LUNETA ÂMBAR
Ciência, religião, mundos alternantes, anjos rebeldes, bruxas, padres, espectros e toda sorte de criaturas estão envolvidos numa guerra que pode desmantelar toda a criação, movida por lorde Asriel contra deus. Lyra e Will atravessam os reinos dos vivos e dos mortos para tentar salvar o universo.
A despeito de ser o maior e mais complexo dos livros da trilogia, tem de ser lido num fôlego só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário ^^

Respondo todos (ou quase todos) os comentários nesse mesmo espaço.
E assim que possível, retribuo a visita em seu blog/site ou te pago um café na padaria mais próxima!
Marque a opção "Notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido e não esqueça de deixar o link do seu blog/site para eu visitar depois!

Beijos,
Maura C. Parvatis!